A educação em direitos humanos no curso de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girão, Bruna Carvalho
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9764
Resumo: O presente estudo teve por finalidade compreender os processos de inserção da Educação em Direitos Humanos na formação inicial de pedagogos. Para tanto, analisou os documentos normativos que regem a formação desse profissional; identificou o perfil socioeconômico e as percepções dos estudantes de Pedagogia no que se refere à EDH no contexto prático de sua formação acadêmica; identificou as formas de inserção da EDH na organização do currículo do Curso de Pedagogia de uma IES privada do Distrito Federal; investigou as ações desenvolvidas pela IES no que se refere à EDH nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. A pesquisa foi realizada com alunos do último ano do Curso de Pedagogia de uma IES privada do Distrito Federal, por meio de questionário elaborado e aplicado em meio eletrônico. O estudo baseou-se em uma abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso, realizado com uma aproximação inicial com o método do ciclo de políticas proposta por Bowe, Ball e Gold (1992), onde se abordou os contextos da produção de texto e da prática. Os resultados apontaram avanços nas políticas públicas voltadas para a EDH e formação de professores, no entanto, o documento norteador da IES não está em total consonância com os referenciais nacionais de EDH, fato que justificou, em parte, a percepção reduzida de EDH apresentada pelos estudantes. O perfil socioeconômico dos estudantes é predominantemente formado por mulheres adultas, pardas e negras, de baixa renda familiar, oriundas de escola pública, metade se beneficia de Programas de bolsas e financiamentos estudantis para cursar o ensino superior. Em síntese, quanto ao ensino, os estudantes compreendem que a EDH está organizada de forma transdisciplinar em seu currículo, o que não está em consonância com o projeto curricular do Curso, quanto à pesquisa há pouca participação dos estudantes em atividades relacionadas à EDH, quanto à extensão, a concepção dos estudantes se reduz a atividades disciplinares, o que não condiz com as diretrizes de extensão da IES. O estudo mostrou que a inserção da EDH no Curso de Pedagogia, embora a IES tenha seus princípios baseados nos Direitos Humanos, ainda não se configurou de forma efetiva em sua proposta curricular, ao passo que os estudantes pouco compreendem a abrangência do tema, fatos que chamam a atenção para uma abordagem mais consistente, no sentido de se pensar a formação desse profissional para uma educação, de fato, emancipada e libertadora.
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O estudo baseou-se em uma abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso, realizado com uma aproximação inicial com o método do ciclo de políticas proposta por Bowe, Ball e Gold (1992), onde se abordou os contextos da produção de texto e da prática. Os resultados apontaram avanços nas políticas públicas voltadas para a EDH e formação de professores, no entanto, o documento norteador da IES não está em total consonância com os referenciais nacionais de EDH, fato que justificou, em parte, a percepção reduzida de EDH apresentada pelos estudantes. O perfil socioeconômico dos estudantes é predominantemente formado por mulheres adultas, pardas e negras, de baixa renda familiar, oriundas de escola pública, metade se beneficia de Programas de bolsas e financiamentos estudantis para cursar o ensino superior. Em síntese, quanto ao ensino, os estudantes compreendem que a EDH está organizada de forma transdisciplinar em seu currículo, o que não está em consonância com o projeto curricular do Curso, quanto à pesquisa há pouca participação dos estudantes em atividades relacionadas à EDH, quanto à extensão, a concepção dos estudantes se reduz a atividades disciplinares, o que não condiz com as diretrizes de extensão da IES. 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