Gamificação nas empresas: uma proposta inovadora de motivação

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Autor(a) principal: Souza, Matheus Teixeira Corrêa de
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11307
Resumo: A gamificação consiste em uma metodologia com procedimentos análogos a jogos que, com seu caráter lúdico, visa o envolvimento de pessoas com interesses comuns, tais como o corpo de funcionários de uma empresa – para alcançar metas de produção, vendas ou outras – bem como para estratégias de captação e manutenção de clientes por meio de acúmulo de pontos, entre outras. O objetivo deste artigo é entender como a gamificação vem sendo aplicada pelas empresas do Distrito Federal como motivação para a solução de problemas internos, e consequentemente, o alcance de metas. A metodologia definida para este trabalho foi uma pesquisa bibliográfica, por meio de leitura exploratória, utilizando também pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada através da aplicação de questionário em 2 empresas do Distrito Federal. O resultado da pesquisa possibilitou concluir que as empresas, de modo geral, aplicam as estratégias de gamificação tanto para motivar os funcionários quanto para melhorar a desempenho interpessoal.
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A metodologia definida para este trabalho foi uma pesquisa bibliográfica, por meio de leitura exploratória, utilizando também pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada através da aplicação de questionário em 2 empresas do Distrito Federal. O resultado da pesquisa possibilitou concluir que as empresas, de modo geral, aplicam as estratégias de gamificação tanto para motivar os funcionários quanto para melhorar a desempenho interpessoal.Gamification consists of a methodology with game-like procedures that, with its playful nature, aims to involve people with common interests, such as the body of a company's employees - to achieve production, sales or other goals - as well as strategies of capturing and maintaining clients through accumulation of points, among others. The objective of this article is to understand how the gamification has been applied by the companies of the Federal District as motivation for the solution of internal problems, and consequently, the achievement of goals. The methodology defined for this work was a bibliographical research, through exploratory reading, also using field research. Field research was performed through the application of a questionnaire in 2 companies of the Federal District. The result of the research made it possible to conclude that companies, in general, apply gamification strategies both to motivate employees and to improve interpersonal performance.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-08-20T12:02:49Z No. of bitstreams: 1 MatheusTeixeiraCorrêadeSouzaTCCGraduacao2018.pdf: 554642 bytes, checksum: 6a10b76b310683bb1d67ac69dbdf1ef4 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-08-22T11:48:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MatheusTeixeiraCorrêadeSouzaTCCGraduacao2018.pdf: 554642 bytes, checksum: 6a10b76b310683bb1d67ac69dbdf1ef4 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-22T11:48:00Z (GMT). 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Gamification consists of a methodology with game-like procedures that, with its playful nature, aims to involve people with common interests, such as the body of a company's employees - to achieve production, sales or other goals - as well as strategies of capturing and maintaining clients through accumulation of points, among others. The objective of this article is to understand how the gamification has been applied by the companies of the Federal District as motivation for the solution of internal problems, and consequently, the achievement of goals. The methodology defined for this work was a bibliographical research, through exploratory reading, also using field research. Field research was performed through the application of a questionnaire in 2 companies of the Federal District. The result of the research made it possible to conclude that companies, in general, apply gamification strategies both to motivate employees and to improve interpersonal performance.
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