Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Camila Caires
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13504
Resumo: A cerveja, como uma bebida milenar, traz consigo uma história muito rica de como se produzia, de antigamente até a modernidade, além de ser possível conhecer mais sobre a cultura de um país, provando a cerveja vinda do mesmo. O objetivo deste estudo é desenvolver um estudo sobre como se comporta o mercado mundial da cerveja, principalmente no Brasil, e como a empresa transnacional Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) impulsionou esse mercado, por meio de estratégias de fusão de mercado com as suas concorrentes, as empresas Anheuser-Busch, Interbrew, Miller e SAB. Para este estudo, foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão e um estudo de caso sobre a empresa. A pesquisa bibliográfica apontou os processos de internacionalização como necessidade de expansão além das fronteiras do país de origem, com o interesse em explorar novas tecnologias e produtos. Do estudo de caso, conclui-se que os objetivos principais que levaram à internacionalização da empresa foram atingidos, pois ela se tornou a maior cervejaria do mundo, com o nome de AB InBev.
id UCB-2_871a14d6eb263ce9a71058bb5f28777a
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/13504
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Francisco, Amilton WollmannBarreto, Camila Caires2020-11-10T17:48:19Z2020-11-092020-11-10T17:48:19Z2018BARRETO, Camila Caires. Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais. 70 f. 2018. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13504A cerveja, como uma bebida milenar, traz consigo uma história muito rica de como se produzia, de antigamente até a modernidade, além de ser possível conhecer mais sobre a cultura de um país, provando a cerveja vinda do mesmo. O objetivo deste estudo é desenvolver um estudo sobre como se comporta o mercado mundial da cerveja, principalmente no Brasil, e como a empresa transnacional Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) impulsionou esse mercado, por meio de estratégias de fusão de mercado com as suas concorrentes, as empresas Anheuser-Busch, Interbrew, Miller e SAB. Para este estudo, foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão e um estudo de caso sobre a empresa. A pesquisa bibliográfica apontou os processos de internacionalização como necessidade de expansão além das fronteiras do país de origem, com o interesse em explorar novas tecnologias e produtos. Do estudo de caso, conclui-se que os objetivos principais que levaram à internacionalização da empresa foram atingidos, pois ela se tornou a maior cervejaria do mundo, com o nome de AB InBev.Beer, as a millenarian drink that brings with it a very rich history of how it was produced until modern times to nowdays, besides being possible to know more about the culture of a country, tasting the beer coming from it. The objective of this work is to develop a study about how the beer market behaves worldwide, mainly in Brazil and, as the transnational company Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) boosted this market through market fusion strategies with its competitors, the companies: Anheuser-Busch, Interbrew, Miller and SAB. For this study, a large bibliographical research has been done on the subject in question and a case study about the company. The bibliographic research pointed to the processes of internationalization as a necessity of expansion beyond the borders of the country of origin, with the interest in exploring new technologies and products. From the case study, it is concluded that the main objectives that led to the internationalization of the company were reached, as it became the largest brewery in the world under the name of AB InBev.Submitted by Rejaine Pereira (rejaine@ucb.br) on 2020-11-09T14:47:09Z No. of bitstreams: 1 CamilaCairesBarretoTCCGraduacao2018.pdf: 1123484 bytes, checksum: 2a16e6e55ef4bb70ba841d484f4e17c8 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-11-10T17:48:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CamilaCairesBarretoTCCGraduacao2018.pdf: 1123484 bytes, checksum: 2a16e6e55ef4bb70ba841d484f4e17c8 (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-10T17:48:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CamilaCairesBarretoTCCGraduacao2018.pdf: 1123484 bytes, checksum: 2a16e6e55ef4bb70ba841d484f4e17c8 (MD5) Previous issue date: 2018porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISCervejaMercadoInternacionalizaçãoCompanhia de Bebidas das Américas - AmbevMercado da cerveja: características nacionais e internacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13504/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52ORIGINALCamilaCairesBarretoTCCGraduacao2018.pdfCamilaCairesBarretoTCCGraduacao2018.pdfMonografiaapplication/pdf1123484https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13504/1/CamilaCairesBarretoTCCGraduacao2018.pdf2a16e6e55ef4bb70ba841d484f4e17c8MD51123456789/135042020-11-10 15:48:19.699Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais
title Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais
spellingShingle Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais
Barreto, Camila Caires
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Cerveja
Mercado
Internacionalização
Companhia de Bebidas das Américas - Ambev
title_short Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais
title_full Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais
title_fullStr Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais
title_full_unstemmed Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais
title_sort Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais
author Barreto, Camila Caires
author_facet Barreto, Camila Caires
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco, Amilton Wollmann
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Camila Caires
contributor_str_mv Francisco, Amilton Wollmann
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
topic CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Cerveja
Mercado
Internacionalização
Companhia de Bebidas das Américas - Ambev
dc.subject.por.fl_str_mv Cerveja
Mercado
Internacionalização
Companhia de Bebidas das Américas - Ambev
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A cerveja, como uma bebida milenar, traz consigo uma história muito rica de como se produzia, de antigamente até a modernidade, além de ser possível conhecer mais sobre a cultura de um país, provando a cerveja vinda do mesmo. O objetivo deste estudo é desenvolver um estudo sobre como se comporta o mercado mundial da cerveja, principalmente no Brasil, e como a empresa transnacional Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) impulsionou esse mercado, por meio de estratégias de fusão de mercado com as suas concorrentes, as empresas Anheuser-Busch, Interbrew, Miller e SAB. Para este estudo, foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão e um estudo de caso sobre a empresa. A pesquisa bibliográfica apontou os processos de internacionalização como necessidade de expansão além das fronteiras do país de origem, com o interesse em explorar novas tecnologias e produtos. Do estudo de caso, conclui-se que os objetivos principais que levaram à internacionalização da empresa foram atingidos, pois ela se tornou a maior cervejaria do mundo, com o nome de AB InBev.
Beer, as a millenarian drink that brings with it a very rich history of how it was produced until modern times to nowdays, besides being possible to know more about the culture of a country, tasting the beer coming from it. The objective of this work is to develop a study about how the beer market behaves worldwide, mainly in Brazil and, as the transnational company Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) boosted this market through market fusion strategies with its competitors, the companies: Anheuser-Busch, Interbrew, Miller and SAB. For this study, a large bibliographical research has been done on the subject in question and a case study about the company. The bibliographic research pointed to the processes of internationalization as a necessity of expansion beyond the borders of the country of origin, with the interest in exploring new technologies and products. From the case study, it is concluded that the main objectives that led to the internationalization of the company were reached, as it became the largest brewery in the world under the name of AB InBev.
description A cerveja, como uma bebida milenar, traz consigo uma história muito rica de como se produzia, de antigamente até a modernidade, além de ser possível conhecer mais sobre a cultura de um país, provando a cerveja vinda do mesmo. O objetivo deste estudo é desenvolver um estudo sobre como se comporta o mercado mundial da cerveja, principalmente no Brasil, e como a empresa transnacional Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) impulsionou esse mercado, por meio de estratégias de fusão de mercado com as suas concorrentes, as empresas Anheuser-Busch, Interbrew, Miller e SAB. Para este estudo, foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão e um estudo de caso sobre a empresa. A pesquisa bibliográfica apontou os processos de internacionalização como necessidade de expansão além das fronteiras do país de origem, com o interesse em explorar novas tecnologias e produtos. Do estudo de caso, conclui-se que os objetivos principais que levaram à internacionalização da empresa foram atingidos, pois ela se tornou a maior cervejaria do mundo, com o nome de AB InBev.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-10T17:48:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-09
2020-11-10T17:48:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARRETO, Camila Caires. Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais. 70 f. 2018. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13504
identifier_str_mv BARRETO, Camila Caires. Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais. 70 f. 2018. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Relações Internacionais (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades, Negócios e Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13504/2/license.txt
https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13504/1/CamilaCairesBarretoTCCGraduacao2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
2a16e6e55ef4bb70ba841d484f4e17c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829925867782144