Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13504 |
Resumo: | A cerveja, como uma bebida milenar, traz consigo uma história muito rica de como se produzia, de antigamente até a modernidade, além de ser possível conhecer mais sobre a cultura de um país, provando a cerveja vinda do mesmo. O objetivo deste estudo é desenvolver um estudo sobre como se comporta o mercado mundial da cerveja, principalmente no Brasil, e como a empresa transnacional Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) impulsionou esse mercado, por meio de estratégias de fusão de mercado com as suas concorrentes, as empresas Anheuser-Busch, Interbrew, Miller e SAB. Para este estudo, foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão e um estudo de caso sobre a empresa. A pesquisa bibliográfica apontou os processos de internacionalização como necessidade de expansão além das fronteiras do país de origem, com o interesse em explorar novas tecnologias e produtos. Do estudo de caso, conclui-se que os objetivos principais que levaram à internacionalização da empresa foram atingidos, pois ela se tornou a maior cervejaria do mundo, com o nome de AB InBev. |
id |
UCB-2_871a14d6eb263ce9a71058bb5f28777a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/13504 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Francisco, Amilton WollmannBarreto, Camila Caires2020-11-10T17:48:19Z2020-11-092020-11-10T17:48:19Z2018BARRETO, Camila Caires. Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais. 70 f. 2018. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13504A cerveja, como uma bebida milenar, traz consigo uma história muito rica de como se produzia, de antigamente até a modernidade, além de ser possível conhecer mais sobre a cultura de um país, provando a cerveja vinda do mesmo. O objetivo deste estudo é desenvolver um estudo sobre como se comporta o mercado mundial da cerveja, principalmente no Brasil, e como a empresa transnacional Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) impulsionou esse mercado, por meio de estratégias de fusão de mercado com as suas concorrentes, as empresas Anheuser-Busch, Interbrew, Miller e SAB. Para este estudo, foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão e um estudo de caso sobre a empresa. A pesquisa bibliográfica apontou os processos de internacionalização como necessidade de expansão além das fronteiras do país de origem, com o interesse em explorar novas tecnologias e produtos. Do estudo de caso, conclui-se que os objetivos principais que levaram à internacionalização da empresa foram atingidos, pois ela se tornou a maior cervejaria do mundo, com o nome de AB InBev.Beer, as a millenarian drink that brings with it a very rich history of how it was produced until modern times to nowdays, besides being possible to know more about the culture of a country, tasting the beer coming from it. The objective of this work is to develop a study about how the beer market behaves worldwide, mainly in Brazil and, as the transnational company Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) boosted this market through market fusion strategies with its competitors, the companies: Anheuser-Busch, Interbrew, Miller and SAB. For this study, a large bibliographical research has been done on the subject in question and a case study about the company. The bibliographic research pointed to the processes of internationalization as a necessity of expansion beyond the borders of the country of origin, with the interest in exploring new technologies and products. From the case study, it is concluded that the main objectives that led to the internationalization of the company were reached, as it became the largest brewery in the world under the name of AB InBev.Submitted by Rejaine Pereira (rejaine@ucb.br) on 2020-11-09T14:47:09Z No. of bitstreams: 1 CamilaCairesBarretoTCCGraduacao2018.pdf: 1123484 bytes, checksum: 2a16e6e55ef4bb70ba841d484f4e17c8 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-11-10T17:48:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CamilaCairesBarretoTCCGraduacao2018.pdf: 1123484 bytes, checksum: 2a16e6e55ef4bb70ba841d484f4e17c8 (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-10T17:48:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CamilaCairesBarretoTCCGraduacao2018.pdf: 1123484 bytes, checksum: 2a16e6e55ef4bb70ba841d484f4e17c8 (MD5) Previous issue date: 2018porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISCervejaMercadoInternacionalizaçãoCompanhia de Bebidas das Américas - AmbevMercado da cerveja: características nacionais e internacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13504/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52ORIGINALCamilaCairesBarretoTCCGraduacao2018.pdfCamilaCairesBarretoTCCGraduacao2018.pdfMonografiaapplication/pdf1123484https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13504/1/CamilaCairesBarretoTCCGraduacao2018.pdf2a16e6e55ef4bb70ba841d484f4e17c8MD51123456789/135042020-11-10 15:48:19.699Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais |
title |
Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais |
spellingShingle |
Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais Barreto, Camila Caires CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Cerveja Mercado Internacionalização Companhia de Bebidas das Américas - Ambev |
title_short |
Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais |
title_full |
Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais |
title_fullStr |
Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais |
title_full_unstemmed |
Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais |
title_sort |
Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais |
author |
Barreto, Camila Caires |
author_facet |
Barreto, Camila Caires |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Francisco, Amilton Wollmann |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Camila Caires |
contributor_str_mv |
Francisco, Amilton Wollmann |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
topic |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Cerveja Mercado Internacionalização Companhia de Bebidas das Américas - Ambev |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cerveja Mercado Internacionalização Companhia de Bebidas das Américas - Ambev |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A cerveja, como uma bebida milenar, traz consigo uma história muito rica de como se produzia, de antigamente até a modernidade, além de ser possível conhecer mais sobre a cultura de um país, provando a cerveja vinda do mesmo. O objetivo deste estudo é desenvolver um estudo sobre como se comporta o mercado mundial da cerveja, principalmente no Brasil, e como a empresa transnacional Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) impulsionou esse mercado, por meio de estratégias de fusão de mercado com as suas concorrentes, as empresas Anheuser-Busch, Interbrew, Miller e SAB. Para este estudo, foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão e um estudo de caso sobre a empresa. A pesquisa bibliográfica apontou os processos de internacionalização como necessidade de expansão além das fronteiras do país de origem, com o interesse em explorar novas tecnologias e produtos. Do estudo de caso, conclui-se que os objetivos principais que levaram à internacionalização da empresa foram atingidos, pois ela se tornou a maior cervejaria do mundo, com o nome de AB InBev. Beer, as a millenarian drink that brings with it a very rich history of how it was produced until modern times to nowdays, besides being possible to know more about the culture of a country, tasting the beer coming from it. The objective of this work is to develop a study about how the beer market behaves worldwide, mainly in Brazil and, as the transnational company Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) boosted this market through market fusion strategies with its competitors, the companies: Anheuser-Busch, Interbrew, Miller and SAB. For this study, a large bibliographical research has been done on the subject in question and a case study about the company. The bibliographic research pointed to the processes of internationalization as a necessity of expansion beyond the borders of the country of origin, with the interest in exploring new technologies and products. From the case study, it is concluded that the main objectives that led to the internationalization of the company were reached, as it became the largest brewery in the world under the name of AB InBev. |
description |
A cerveja, como uma bebida milenar, traz consigo uma história muito rica de como se produzia, de antigamente até a modernidade, além de ser possível conhecer mais sobre a cultura de um país, provando a cerveja vinda do mesmo. O objetivo deste estudo é desenvolver um estudo sobre como se comporta o mercado mundial da cerveja, principalmente no Brasil, e como a empresa transnacional Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) impulsionou esse mercado, por meio de estratégias de fusão de mercado com as suas concorrentes, as empresas Anheuser-Busch, Interbrew, Miller e SAB. Para este estudo, foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão e um estudo de caso sobre a empresa. A pesquisa bibliográfica apontou os processos de internacionalização como necessidade de expansão além das fronteiras do país de origem, com o interesse em explorar novas tecnologias e produtos. Do estudo de caso, conclui-se que os objetivos principais que levaram à internacionalização da empresa foram atingidos, pois ela se tornou a maior cervejaria do mundo, com o nome de AB InBev. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-10T17:48:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-09 2020-11-10T17:48:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARRETO, Camila Caires. Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais. 70 f. 2018. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13504 |
identifier_str_mv |
BARRETO, Camila Caires. Mercado da cerveja: características nacionais e internacionais. 70 f. 2018. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Relações Internacionais (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades, Negócios e Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13504/2/license.txt https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13504/1/CamilaCairesBarretoTCCGraduacao2018.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 2a16e6e55ef4bb70ba841d484f4e17c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829925867782144 |