A internacionalização da Ambev: um estudo de caso sobre a inserção da Ambev no mercado internacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184948 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais. |
id |
UFSC_b70d0d5f67322333a31013342ebd3ffd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/184948 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A internacionalização da Ambev: um estudo de caso sobre a inserção da Ambev no mercado internacionalAmbev; Mercado; F&A; Internacionalização; Interbrew; IED; AB InbevTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais.O mercado mundial de cervejas vem sofrendo nos últimos tempos, uma tendência de concentração internacional, viabilizada, principalmente, pelos processos de fusões e aqusições. O presente trabalho tem como objetivo a análise do processo de internacionalização da multinacional AmBev. Para este estudo, foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão e um estudo de caso sobre a própria empresa. A pesquisa bibliográfica apontou os determinantes do processo de internacionalização que podem ser resumidos como a necessidade de expansão além das fronteiras do país de origem, o interesse em explorar processos, novas tecnologias e produtos, além de mercados adjacentes. Do estudo de caso, concluí-se que os objetivos principais que levaram à internacionalização da empresa foram atingidos. A AmBev é uma das maiores multinacionais do Brasil; a marca Brahma está presente em mais de cinqüenta países e é nona cerveja mais vendida no mundo. Por fim, a AmBev possui aproximadamente 42,7% de margem de lucro, o que a torna uma das empresas mais lucrativas. A internacionalização, além de necessária provou ser um processo altamente benéfico para a empresa.Florianópolis,SCSeabra, FernandoUniversidade Federal de Santa CatarinaRocha, Lucas Franco da2018-03-07T18:51:38Z2018-03-07T18:51:38Z2017-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis89 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184948porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-07T18:51:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/184948Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-03-07T18:51:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A internacionalização da Ambev: um estudo de caso sobre a inserção da Ambev no mercado internacional |
title |
A internacionalização da Ambev: um estudo de caso sobre a inserção da Ambev no mercado internacional |
spellingShingle |
A internacionalização da Ambev: um estudo de caso sobre a inserção da Ambev no mercado internacional Rocha, Lucas Franco da Ambev; Mercado; F&A; Internacionalização; Interbrew; IED; AB Inbev |
title_short |
A internacionalização da Ambev: um estudo de caso sobre a inserção da Ambev no mercado internacional |
title_full |
A internacionalização da Ambev: um estudo de caso sobre a inserção da Ambev no mercado internacional |
title_fullStr |
A internacionalização da Ambev: um estudo de caso sobre a inserção da Ambev no mercado internacional |
title_full_unstemmed |
A internacionalização da Ambev: um estudo de caso sobre a inserção da Ambev no mercado internacional |
title_sort |
A internacionalização da Ambev: um estudo de caso sobre a inserção da Ambev no mercado internacional |
author |
Rocha, Lucas Franco da |
author_facet |
Rocha, Lucas Franco da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Seabra, Fernando Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Lucas Franco da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambev; Mercado; F&A; Internacionalização; Interbrew; IED; AB Inbev |
topic |
Ambev; Mercado; F&A; Internacionalização; Interbrew; IED; AB Inbev |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12 2018-03-07T18:51:38Z 2018-03-07T18:51:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184948 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
89 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis,SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis,SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652107954257920 |