Cemitério dos livros vivos: a visão do jornalismo pelo documentário
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Data de Publicação: | 2016 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8171 |
Resumo: | O modelo de jornalismo hoje, segue uma lógica mercadológica segundo a qual a notícia deve produzir valor agregado para os negócios da empresa, no caso administrar o interesse dos anunciantes e o desejo dos públicos. A linguagem utilizada se adapta à recursos narrativos com a finalidade de obter maior audiência, com o caso do sensacionalismo. Os jornais televisivos que seguem essa lógica tendem a oferecer abordagems que promovem uma perspectiva da realidade social própria. Nossa inquietação com essa tendência no anima num esforço de experimentar outra premissa narrativa. Trata-se do documentário no qual o jornalista pode transitar pelo universivo da narração cinematrófica. Dessa forma, ele tem a liberdade de recortar um fato e transformar uma informação de forma declarada e não subjetiva como se apresenta a narração jornalística oculta nas promessas de objetividade. Para efeito deste esforço nos lançamos na exprimentação de executar uma abordagem autoral na peça documental que produzimos sobre uma temática cara a vida cultural da capital do país. Um documentário sobre a cena de literatura da cidade, mais especificamente a respeito dos Sebos de Brasilia. |
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Trata-se do documentário no qual o jornalista pode transitar pelo universivo da narração cinematrófica. Dessa forma, ele tem a liberdade de recortar um fato e transformar uma informação de forma declarada e não subjetiva como se apresenta a narração jornalística oculta nas promessas de objetividade. Para efeito deste esforço nos lançamos na exprimentação de executar uma abordagem autoral na peça documental que produzimos sobre uma temática cara a vida cultural da capital do país. Um documentário sobre a cena de literatura da cidade, mais especificamente a respeito dos Sebos de Brasilia.The journalism model today follows a marketing logic according to which the news must produce added value for the company's business, in the case of managing the advertisers' interest and the public's desire. The language used adapts to the narrative resources in order to obtain a larger audience, with the case of sensationalism. Television newspapers that follow this logic tend to offer approaches that promote a perspective of their own social reality. Our concern with this tendency animates us in an effort to experience another narrative premise. This is the documentary in which the journalist can pass through the universario of the narration cinematrófica. In this way, he has the freedom to cut a fact and transform information in a declared and non-subjective way as presented in the journalistic narration hidden in the promises of objectivity. For the purpose of this effort we launched ourselves in the exprimentation of performing an authorial approach in the documentary that we produced on a thematic face the cultural life of the capital of the country. 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