A influência da mídia no comportamento de consumo infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Ianna Nayde S.
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9500
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar a percepção de crianças e dos seu respectivos pais e/ou responsáveis, a respeito da influência da mídia publicitária no comportamento de consumo infantil. As crianças são mais suscetíveis aos apelos ao consumo, devido ao fato de não conhecer as técnicas de persuasão utilizadas pela mídia e falta do pensamento crítico a respeito do que assiste. Utilizando estratégias como o uso de jingles viciante, core chamativas, brinquedos com animação digital, o marketing publicitário televisivo tornou-se um dos maiores influenciadores do consumo infantil. Foram utilizados os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa. Como instrumento de coleta de dados fora desenvolvido uma entrevista semiestruturada e para análise dos dados, optou-se pela Análise Temática, proposta por Minayo. Participaram três crianças e seus pais e/ou responsáveis, as crianças tinham idades entre 07 e 11 anos de idade. A teoria norteadora utilizada foi a do Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner, entendendo que o contexto no qual a criança se desenvolve é muito importante para o curso do seu desenvolvimento. Os resultados das pesquisas comprovaram que os padrões de comportamento do consumidor infantil são diretamente influenciados pela televisão.
id UCB-2_8abc089f6a09a8f93948113eede0106b
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/9500
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Souz, Andrea Dias GarzesiGalvão, Alexandre CalvacantiNogueira, Ianna Nayde S.2017-07-28T11:35:52Z2017-07-072017-07-28T11:35:52Z2016-11-29NOGUEIRA, Ianna Nayde S. A influência da mídia no comportamento de consumo infantil. 2016. 48 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9500O presente trabalho objetivou analisar a percepção de crianças e dos seu respectivos pais e/ou responsáveis, a respeito da influência da mídia publicitária no comportamento de consumo infantil. As crianças são mais suscetíveis aos apelos ao consumo, devido ao fato de não conhecer as técnicas de persuasão utilizadas pela mídia e falta do pensamento crítico a respeito do que assiste. Utilizando estratégias como o uso de jingles viciante, core chamativas, brinquedos com animação digital, o marketing publicitário televisivo tornou-se um dos maiores influenciadores do consumo infantil. Foram utilizados os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa. Como instrumento de coleta de dados fora desenvolvido uma entrevista semiestruturada e para análise dos dados, optou-se pela Análise Temática, proposta por Minayo. Participaram três crianças e seus pais e/ou responsáveis, as crianças tinham idades entre 07 e 11 anos de idade. A teoria norteadora utilizada foi a do Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner, entendendo que o contexto no qual a criança se desenvolve é muito importante para o curso do seu desenvolvimento. Os resultados das pesquisas comprovaram que os padrões de comportamento do consumidor infantil são diretamente influenciados pela televisão.The present work aimed to analyze the perception of children and of their respective parents and/or guardians, about the influence of advertising media on children's consumption behavior. Using strategies such as using jingles addictive, core showy, toys with digital animation, television advertising marketing has become one of the biggest influencers of children's consumption. Children are more susceptible to appeals to consumption, due to the fact of not knowing the persuasion techniques used by the media and lack of critical thinking about what you watch. We used the methodological assumptions of qualitative research. As data collection instrument out developed a semi-structured interview and analysis of data, we opted for thematic analysis, proposed by Minayo. Participated in three children and their parents and/or guardians, children were ages between 07 and 11 years of age. The guiding theory used was the Bioecológico Model of Bronfenbrenner, understanding the context in which the child develops is very important to the course of their development. The results of the research have shown that patterns of children's consumer behavior are directly influenced by television.Submitted by maikon ornelas (maikon.ornelas@ucb.br) on 2017-07-18T17:24:21Z No. of bitstreams: 1 IannaNaydeS.NogueiraTCCGraduação2016.pdf: 963556 bytes, checksum: a03ce567f273bdd554dd1ab68b14d4d5 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-28T11:35:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IannaNaydeS.NogueiraTCCGraduação2016.pdf: 963556 bytes, checksum: a03ce567f273bdd554dd1ab68b14d4d5 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-28T11:35:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IannaNaydeS.NogueiraTCCGraduação2016.pdf: 963556 bytes, checksum: a03ce567f273bdd554dd1ab68b14d4d5 (MD5) Previous issue date: 2016-11-29porUniversidade Católica de BrasíliaPsicologia (Graduação)UCBBrasilEscola de Saúde e MedicinaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAConsumo infantilInfluência publicitáriaMídiaA influência da mídia no comportamento de consumo infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALIannaNaydeS.NogueiraTCCGraduação2016.pdfIannaNaydeS.NogueiraTCCGraduação2016.pdfMonografiaapplication/pdf963556https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9500/1/IannaNaydeS.NogueiraTCCGradua%c3%a7%c3%a3o2016.pdfa03ce567f273bdd554dd1ab68b14d4d5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9500/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTIannaNaydeS.NogueiraTCCGraduação2016.pdf.txtIannaNaydeS.NogueiraTCCGraduação2016.pdf.txtExtracted texttext/plain111221https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9500/3/IannaNaydeS.NogueiraTCCGradua%c3%a7%c3%a3o2016.pdf.txtbc28f8c3c395508d64e2f5d2126cd75bMD53123456789/95002017-07-29 01:04:00.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da mídia no comportamento de consumo infantil
title A influência da mídia no comportamento de consumo infantil
spellingShingle A influência da mídia no comportamento de consumo infantil
Nogueira, Ianna Nayde S.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Consumo infantil
Influência publicitária
Mídia
title_short A influência da mídia no comportamento de consumo infantil
title_full A influência da mídia no comportamento de consumo infantil
title_fullStr A influência da mídia no comportamento de consumo infantil
title_full_unstemmed A influência da mídia no comportamento de consumo infantil
title_sort A influência da mídia no comportamento de consumo infantil
author Nogueira, Ianna Nayde S.
author_facet Nogueira, Ianna Nayde S.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souz, Andrea Dias Garzesi
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Galvão, Alexandre Calvacanti
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Ianna Nayde S.
contributor_str_mv Souz, Andrea Dias Garzesi
Galvão, Alexandre Calvacanti
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Consumo infantil
Influência publicitária
Mídia
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo infantil
Influência publicitária
Mídia
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho objetivou analisar a percepção de crianças e dos seu respectivos pais e/ou responsáveis, a respeito da influência da mídia publicitária no comportamento de consumo infantil. As crianças são mais suscetíveis aos apelos ao consumo, devido ao fato de não conhecer as técnicas de persuasão utilizadas pela mídia e falta do pensamento crítico a respeito do que assiste. Utilizando estratégias como o uso de jingles viciante, core chamativas, brinquedos com animação digital, o marketing publicitário televisivo tornou-se um dos maiores influenciadores do consumo infantil. Foram utilizados os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa. Como instrumento de coleta de dados fora desenvolvido uma entrevista semiestruturada e para análise dos dados, optou-se pela Análise Temática, proposta por Minayo. Participaram três crianças e seus pais e/ou responsáveis, as crianças tinham idades entre 07 e 11 anos de idade. A teoria norteadora utilizada foi a do Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner, entendendo que o contexto no qual a criança se desenvolve é muito importante para o curso do seu desenvolvimento. Os resultados das pesquisas comprovaram que os padrões de comportamento do consumidor infantil são diretamente influenciados pela televisão.
The present work aimed to analyze the perception of children and of their respective parents and/or guardians, about the influence of advertising media on children's consumption behavior. Using strategies such as using jingles addictive, core showy, toys with digital animation, television advertising marketing has become one of the biggest influencers of children's consumption. Children are more susceptible to appeals to consumption, due to the fact of not knowing the persuasion techniques used by the media and lack of critical thinking about what you watch. We used the methodological assumptions of qualitative research. As data collection instrument out developed a semi-structured interview and analysis of data, we opted for thematic analysis, proposed by Minayo. Participated in three children and their parents and/or guardians, children were ages between 07 and 11 years of age. The guiding theory used was the Bioecológico Model of Bronfenbrenner, understanding the context in which the child develops is very important to the course of their development. The results of the research have shown that patterns of children's consumer behavior are directly influenced by television.
description O presente trabalho objetivou analisar a percepção de crianças e dos seu respectivos pais e/ou responsáveis, a respeito da influência da mídia publicitária no comportamento de consumo infantil. As crianças são mais suscetíveis aos apelos ao consumo, devido ao fato de não conhecer as técnicas de persuasão utilizadas pela mídia e falta do pensamento crítico a respeito do que assiste. Utilizando estratégias como o uso de jingles viciante, core chamativas, brinquedos com animação digital, o marketing publicitário televisivo tornou-se um dos maiores influenciadores do consumo infantil. Foram utilizados os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa. Como instrumento de coleta de dados fora desenvolvido uma entrevista semiestruturada e para análise dos dados, optou-se pela Análise Temática, proposta por Minayo. Participaram três crianças e seus pais e/ou responsáveis, as crianças tinham idades entre 07 e 11 anos de idade. A teoria norteadora utilizada foi a do Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner, entendendo que o contexto no qual a criança se desenvolve é muito importante para o curso do seu desenvolvimento. Os resultados das pesquisas comprovaram que os padrões de comportamento do consumidor infantil são diretamente influenciados pela televisão.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-28T11:35:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-07
2017-07-28T11:35:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NOGUEIRA, Ianna Nayde S. A influência da mídia no comportamento de consumo infantil. 2016. 48 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9500
identifier_str_mv NOGUEIRA, Ianna Nayde S. A influência da mídia no comportamento de consumo infantil. 2016. 48 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Psicologia (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Saúde e Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9500/1/IannaNaydeS.NogueiraTCCGradua%c3%a7%c3%a3o2016.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9500/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9500/3/IannaNaydeS.NogueiraTCCGradua%c3%a7%c3%a3o2016.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a03ce567f273bdd554dd1ab68b14d4d5
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bc28f8c3c395508d64e2f5d2126cd75b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829878597976064