A influência da mídia no comportamento de consumo infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9500 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou analisar a percepção de crianças e dos seu respectivos pais e/ou responsáveis, a respeito da influência da mídia publicitária no comportamento de consumo infantil. As crianças são mais suscetíveis aos apelos ao consumo, devido ao fato de não conhecer as técnicas de persuasão utilizadas pela mídia e falta do pensamento crítico a respeito do que assiste. Utilizando estratégias como o uso de jingles viciante, core chamativas, brinquedos com animação digital, o marketing publicitário televisivo tornou-se um dos maiores influenciadores do consumo infantil. Foram utilizados os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa. Como instrumento de coleta de dados fora desenvolvido uma entrevista semiestruturada e para análise dos dados, optou-se pela Análise Temática, proposta por Minayo. Participaram três crianças e seus pais e/ou responsáveis, as crianças tinham idades entre 07 e 11 anos de idade. A teoria norteadora utilizada foi a do Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner, entendendo que o contexto no qual a criança se desenvolve é muito importante para o curso do seu desenvolvimento. Os resultados das pesquisas comprovaram que os padrões de comportamento do consumidor infantil são diretamente influenciados pela televisão. |
id |
UCB-2_8abc089f6a09a8f93948113eede0106b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/9500 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Souz, Andrea Dias GarzesiGalvão, Alexandre CalvacantiNogueira, Ianna Nayde S.2017-07-28T11:35:52Z2017-07-072017-07-28T11:35:52Z2016-11-29NOGUEIRA, Ianna Nayde S. A influência da mídia no comportamento de consumo infantil. 2016. 48 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9500O presente trabalho objetivou analisar a percepção de crianças e dos seu respectivos pais e/ou responsáveis, a respeito da influência da mídia publicitária no comportamento de consumo infantil. As crianças são mais suscetíveis aos apelos ao consumo, devido ao fato de não conhecer as técnicas de persuasão utilizadas pela mídia e falta do pensamento crítico a respeito do que assiste. Utilizando estratégias como o uso de jingles viciante, core chamativas, brinquedos com animação digital, o marketing publicitário televisivo tornou-se um dos maiores influenciadores do consumo infantil. Foram utilizados os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa. Como instrumento de coleta de dados fora desenvolvido uma entrevista semiestruturada e para análise dos dados, optou-se pela Análise Temática, proposta por Minayo. Participaram três crianças e seus pais e/ou responsáveis, as crianças tinham idades entre 07 e 11 anos de idade. A teoria norteadora utilizada foi a do Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner, entendendo que o contexto no qual a criança se desenvolve é muito importante para o curso do seu desenvolvimento. Os resultados das pesquisas comprovaram que os padrões de comportamento do consumidor infantil são diretamente influenciados pela televisão.The present work aimed to analyze the perception of children and of their respective parents and/or guardians, about the influence of advertising media on children's consumption behavior. Using strategies such as using jingles addictive, core showy, toys with digital animation, television advertising marketing has become one of the biggest influencers of children's consumption. Children are more susceptible to appeals to consumption, due to the fact of not knowing the persuasion techniques used by the media and lack of critical thinking about what you watch. We used the methodological assumptions of qualitative research. As data collection instrument out developed a semi-structured interview and analysis of data, we opted for thematic analysis, proposed by Minayo. Participated in three children and their parents and/or guardians, children were ages between 07 and 11 years of age. The guiding theory used was the Bioecológico Model of Bronfenbrenner, understanding the context in which the child develops is very important to the course of their development. The results of the research have shown that patterns of children's consumer behavior are directly influenced by television.Submitted by maikon ornelas (maikon.ornelas@ucb.br) on 2017-07-18T17:24:21Z No. of bitstreams: 1 IannaNaydeS.NogueiraTCCGraduação2016.pdf: 963556 bytes, checksum: a03ce567f273bdd554dd1ab68b14d4d5 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-28T11:35:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IannaNaydeS.NogueiraTCCGraduação2016.pdf: 963556 bytes, checksum: a03ce567f273bdd554dd1ab68b14d4d5 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-28T11:35:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IannaNaydeS.NogueiraTCCGraduação2016.pdf: 963556 bytes, checksum: a03ce567f273bdd554dd1ab68b14d4d5 (MD5) Previous issue date: 2016-11-29porUniversidade Católica de BrasíliaPsicologia (Graduação)UCBBrasilEscola de Saúde e MedicinaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAConsumo infantilInfluência publicitáriaMídiaA influência da mídia no comportamento de consumo infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALIannaNaydeS.NogueiraTCCGraduação2016.pdfIannaNaydeS.NogueiraTCCGraduação2016.pdfMonografiaapplication/pdf963556https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9500/1/IannaNaydeS.NogueiraTCCGradua%c3%a7%c3%a3o2016.pdfa03ce567f273bdd554dd1ab68b14d4d5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9500/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTIannaNaydeS.NogueiraTCCGraduação2016.pdf.txtIannaNaydeS.NogueiraTCCGraduação2016.pdf.txtExtracted texttext/plain111221https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9500/3/IannaNaydeS.NogueiraTCCGradua%c3%a7%c3%a3o2016.pdf.txtbc28f8c3c395508d64e2f5d2126cd75bMD53123456789/95002017-07-29 01:04:00.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da mídia no comportamento de consumo infantil |
title |
A influência da mídia no comportamento de consumo infantil |
spellingShingle |
A influência da mídia no comportamento de consumo infantil Nogueira, Ianna Nayde S. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Consumo infantil Influência publicitária Mídia |
title_short |
A influência da mídia no comportamento de consumo infantil |
title_full |
A influência da mídia no comportamento de consumo infantil |
title_fullStr |
A influência da mídia no comportamento de consumo infantil |
title_full_unstemmed |
A influência da mídia no comportamento de consumo infantil |
title_sort |
A influência da mídia no comportamento de consumo infantil |
author |
Nogueira, Ianna Nayde S. |
author_facet |
Nogueira, Ianna Nayde S. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souz, Andrea Dias Garzesi |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Galvão, Alexandre Calvacanti |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Ianna Nayde S. |
contributor_str_mv |
Souz, Andrea Dias Garzesi Galvão, Alexandre Calvacanti |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Consumo infantil Influência publicitária Mídia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo infantil Influência publicitária Mídia |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho objetivou analisar a percepção de crianças e dos seu respectivos pais e/ou responsáveis, a respeito da influência da mídia publicitária no comportamento de consumo infantil. As crianças são mais suscetíveis aos apelos ao consumo, devido ao fato de não conhecer as técnicas de persuasão utilizadas pela mídia e falta do pensamento crítico a respeito do que assiste. Utilizando estratégias como o uso de jingles viciante, core chamativas, brinquedos com animação digital, o marketing publicitário televisivo tornou-se um dos maiores influenciadores do consumo infantil. Foram utilizados os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa. Como instrumento de coleta de dados fora desenvolvido uma entrevista semiestruturada e para análise dos dados, optou-se pela Análise Temática, proposta por Minayo. Participaram três crianças e seus pais e/ou responsáveis, as crianças tinham idades entre 07 e 11 anos de idade. A teoria norteadora utilizada foi a do Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner, entendendo que o contexto no qual a criança se desenvolve é muito importante para o curso do seu desenvolvimento. Os resultados das pesquisas comprovaram que os padrões de comportamento do consumidor infantil são diretamente influenciados pela televisão. The present work aimed to analyze the perception of children and of their respective parents and/or guardians, about the influence of advertising media on children's consumption behavior. Using strategies such as using jingles addictive, core showy, toys with digital animation, television advertising marketing has become one of the biggest influencers of children's consumption. Children are more susceptible to appeals to consumption, due to the fact of not knowing the persuasion techniques used by the media and lack of critical thinking about what you watch. We used the methodological assumptions of qualitative research. As data collection instrument out developed a semi-structured interview and analysis of data, we opted for thematic analysis, proposed by Minayo. Participated in three children and their parents and/or guardians, children were ages between 07 and 11 years of age. The guiding theory used was the Bioecológico Model of Bronfenbrenner, understanding the context in which the child develops is very important to the course of their development. The results of the research have shown that patterns of children's consumer behavior are directly influenced by television. |
description |
O presente trabalho objetivou analisar a percepção de crianças e dos seu respectivos pais e/ou responsáveis, a respeito da influência da mídia publicitária no comportamento de consumo infantil. As crianças são mais suscetíveis aos apelos ao consumo, devido ao fato de não conhecer as técnicas de persuasão utilizadas pela mídia e falta do pensamento crítico a respeito do que assiste. Utilizando estratégias como o uso de jingles viciante, core chamativas, brinquedos com animação digital, o marketing publicitário televisivo tornou-se um dos maiores influenciadores do consumo infantil. Foram utilizados os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa. Como instrumento de coleta de dados fora desenvolvido uma entrevista semiestruturada e para análise dos dados, optou-se pela Análise Temática, proposta por Minayo. Participaram três crianças e seus pais e/ou responsáveis, as crianças tinham idades entre 07 e 11 anos de idade. A teoria norteadora utilizada foi a do Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner, entendendo que o contexto no qual a criança se desenvolve é muito importante para o curso do seu desenvolvimento. Os resultados das pesquisas comprovaram que os padrões de comportamento do consumidor infantil são diretamente influenciados pela televisão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-28T11:35:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-07-07 2017-07-28T11:35:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NOGUEIRA, Ianna Nayde S. A influência da mídia no comportamento de consumo infantil. 2016. 48 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9500 |
identifier_str_mv |
NOGUEIRA, Ianna Nayde S. A influência da mídia no comportamento de consumo infantil. 2016. 48 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Psicologia (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Saúde e Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9500/1/IannaNaydeS.NogueiraTCCGradua%c3%a7%c3%a3o2016.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9500/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/9500/3/IannaNaydeS.NogueiraTCCGradua%c3%a7%c3%a3o2016.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a03ce567f273bdd554dd1ab68b14d4d5 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b bc28f8c3c395508d64e2f5d2126cd75b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829878597976064 |