O design como instrumento estratégico de marketing à promoção da competitividade industrial brasileira no mercado internacional

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Autor(a) principal: Garcia, Sander Wilian Matsuura
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8461
Resumo: O presente estudo tem como objetivo evidenciar o potencial do design como ferramenta estratégica para a obtenção de vantagem competitiva para as empresas brasileiras no mercado internacional, através da inovação. O emprego do design como ferramenta estratégica exige da empresa uma disposição para mudanças principalmente na sua cultura de trabalho. O entendimento equivocado ou a falta de conhecimento sobre essa ferramenta, e ainda a sua má utilização dificulta o seu posicionamento dentro da empresa, pois ao invés de ser encarado como um processo sistemático voltado a introduzir inovações nos produtos, acaba sendo um artifício secundário e superficial. Percebendo a importância do design para a competitividade de seus produtos, o Brasil, assim como alguns países, tem desenvolvido ações de incentivo, promoção e proteção à inovação, com resultados muito positivos. Sabendo disto, o presente estudo tentará trazer também, exemplos de empresas nacionais e internacionais, que tenham obtido resultados positivos relevantes via investimentos em design.
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O entendimento equivocado ou a falta de conhecimento sobre essa ferramenta, e ainda a sua má utilização dificulta o seu posicionamento dentro da empresa, pois ao invés de ser encarado como um processo sistemático voltado a introduzir inovações nos produtos, acaba sendo um artifício secundário e superficial. Percebendo a importância do design para a competitividade de seus produtos, o Brasil, assim como alguns países, tem desenvolvido ações de incentivo, promoção e proteção à inovação, com resultados muito positivos. Sabendo disto, o presente estudo tentará trazer também, exemplos de empresas nacionais e internacionais, que tenham obtido resultados positivos relevantes via investimentos em design.The present study aims to highlight the potential of design as a strategic tool for gaining competitive advantage for brazilian companies in the international market through innovation. 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Knowing this, the present study also attempts to bring examples of national and international companies that have obtained positive results through relevant investments in design.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2017-06-20T18:51:23Z No. of bitstreams: 1 SanderWilianMatsuuraGarciaTCCGraduacao2013.pdf: 1446770 bytes, checksum: 9123321da94032f1b967a722120b260f (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-06-22T13:05:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SanderWilianMatsuuraGarciaTCCGraduacao2013.pdf: 1446770 bytes, checksum: 9123321da94032f1b967a722120b260f (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-22T13:05:05Z (GMT). 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The present study aims to highlight the potential of design as a strategic tool for gaining competitive advantage for brazilian companies in the international market through innovation. The use of design as a strategic tool of a company and requires a willingness to change, especially in their work culture. The misunderstanding or lack of knowledge about this tool, or its misuse hinders its positioning within the company, because instead of being seen as a systematic process aimed at introducing innovations in products, ends up being a gimmick secondary and superficial. Realizing the importance of design to the competitiveness of their products, the Brazil as well as some countries, have taken action to encourage, promote and protection to innovation, with very positive results. Knowing this, the present study also attempts to bring examples of national and international companies that have obtained positive results through relevant investments in design.
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