O design como instrumento estratégico de marketing à promoção da competitividade industrial brasileira no mercado internacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8461 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo evidenciar o potencial do design como ferramenta estratégica para a obtenção de vantagem competitiva para as empresas brasileiras no mercado internacional, através da inovação. O emprego do design como ferramenta estratégica exige da empresa uma disposição para mudanças principalmente na sua cultura de trabalho. O entendimento equivocado ou a falta de conhecimento sobre essa ferramenta, e ainda a sua má utilização dificulta o seu posicionamento dentro da empresa, pois ao invés de ser encarado como um processo sistemático voltado a introduzir inovações nos produtos, acaba sendo um artifício secundário e superficial. Percebendo a importância do design para a competitividade de seus produtos, o Brasil, assim como alguns países, tem desenvolvido ações de incentivo, promoção e proteção à inovação, com resultados muito positivos. Sabendo disto, o presente estudo tentará trazer também, exemplos de empresas nacionais e internacionais, que tenham obtido resultados positivos relevantes via investimentos em design. |
id |
UCB-2_8d58efcd56ee115aa5dc0c42d979c2cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/8461 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Silva, Fabrício Jonathas Alves daGarcia, Sander Wilian Matsuura2017-06-22T13:05:05Z2017-06-202017-06-22T13:05:05Z2013-11-25GARCIA, Sander Wilian Matsuura. O design como instrumento estratégico de marketing à promoção da competitividade industrial brasileira no mercado internacional. 2013. 63 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8461O presente estudo tem como objetivo evidenciar o potencial do design como ferramenta estratégica para a obtenção de vantagem competitiva para as empresas brasileiras no mercado internacional, através da inovação. O emprego do design como ferramenta estratégica exige da empresa uma disposição para mudanças principalmente na sua cultura de trabalho. O entendimento equivocado ou a falta de conhecimento sobre essa ferramenta, e ainda a sua má utilização dificulta o seu posicionamento dentro da empresa, pois ao invés de ser encarado como um processo sistemático voltado a introduzir inovações nos produtos, acaba sendo um artifício secundário e superficial. Percebendo a importância do design para a competitividade de seus produtos, o Brasil, assim como alguns países, tem desenvolvido ações de incentivo, promoção e proteção à inovação, com resultados muito positivos. Sabendo disto, o presente estudo tentará trazer também, exemplos de empresas nacionais e internacionais, que tenham obtido resultados positivos relevantes via investimentos em design.The present study aims to highlight the potential of design as a strategic tool for gaining competitive advantage for brazilian companies in the international market through innovation. The use of design as a strategic tool of a company and requires a willingness to change, especially in their work culture. The misunderstanding or lack of knowledge about this tool, or its misuse hinders its positioning within the company, because instead of being seen as a systematic process aimed at introducing innovations in products, ends up being a gimmick secondary and superficial. Realizing the importance of design to the competitiveness of their products, the Brazil as well as some countries, have taken action to encourage, promote and protection to innovation, with very positive results. Knowing this, the present study also attempts to bring examples of national and international companies that have obtained positive results through relevant investments in design.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2017-06-20T18:51:23Z No. of bitstreams: 1 SanderWilianMatsuuraGarciaTCCGraduacao2013.pdf: 1446770 bytes, checksum: 9123321da94032f1b967a722120b260f (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-06-22T13:05:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SanderWilianMatsuuraGarciaTCCGraduacao2013.pdf: 1446770 bytes, checksum: 9123321da94032f1b967a722120b260f (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-22T13:05:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SanderWilianMatsuuraGarciaTCCGraduacao2013.pdf: 1446770 bytes, checksum: 9123321da94032f1b967a722120b260f (MD5) Previous issue date: 2013-11-25porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISRelações internacionaisMarketingEstratégias de MarketingPlano de MarketingDesignO design como instrumento estratégico de marketing à promoção da competitividade industrial brasileira no mercado internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALSanderWilianMatsuuraGarciaTCCGraduacao2013.pdfSanderWilianMatsuuraGarciaTCCGraduacao2013.pdfMonografiaapplication/pdf1446770https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8461/1/SanderWilianMatsuuraGarciaTCCGraduacao2013.pdf9123321da94032f1b967a722120b260fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8461/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTSanderWilianMatsuuraGarciaTCCGraduacao2013.pdf.txtSanderWilianMatsuuraGarciaTCCGraduacao2013.pdf.txtExtracted texttext/plain120035https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8461/3/SanderWilianMatsuuraGarciaTCCGraduacao2013.pdf.txtf794a336cbeda2012250ef162d05eb35MD53123456789/84612017-06-23 01:02:45.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O design como instrumento estratégico de marketing à promoção da competitividade industrial brasileira no mercado internacional |
title |
O design como instrumento estratégico de marketing à promoção da competitividade industrial brasileira no mercado internacional |
spellingShingle |
O design como instrumento estratégico de marketing à promoção da competitividade industrial brasileira no mercado internacional Garcia, Sander Wilian Matsuura CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Relações internacionais Marketing Estratégias de Marketing Plano de Marketing Design |
title_short |
O design como instrumento estratégico de marketing à promoção da competitividade industrial brasileira no mercado internacional |
title_full |
O design como instrumento estratégico de marketing à promoção da competitividade industrial brasileira no mercado internacional |
title_fullStr |
O design como instrumento estratégico de marketing à promoção da competitividade industrial brasileira no mercado internacional |
title_full_unstemmed |
O design como instrumento estratégico de marketing à promoção da competitividade industrial brasileira no mercado internacional |
title_sort |
O design como instrumento estratégico de marketing à promoção da competitividade industrial brasileira no mercado internacional |
author |
Garcia, Sander Wilian Matsuura |
author_facet |
Garcia, Sander Wilian Matsuura |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Fabrício Jonathas Alves da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Sander Wilian Matsuura |
contributor_str_mv |
Silva, Fabrício Jonathas Alves da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
topic |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Relações internacionais Marketing Estratégias de Marketing Plano de Marketing Design |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações internacionais Marketing Estratégias de Marketing Plano de Marketing Design |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente estudo tem como objetivo evidenciar o potencial do design como ferramenta estratégica para a obtenção de vantagem competitiva para as empresas brasileiras no mercado internacional, através da inovação. O emprego do design como ferramenta estratégica exige da empresa uma disposição para mudanças principalmente na sua cultura de trabalho. O entendimento equivocado ou a falta de conhecimento sobre essa ferramenta, e ainda a sua má utilização dificulta o seu posicionamento dentro da empresa, pois ao invés de ser encarado como um processo sistemático voltado a introduzir inovações nos produtos, acaba sendo um artifício secundário e superficial. Percebendo a importância do design para a competitividade de seus produtos, o Brasil, assim como alguns países, tem desenvolvido ações de incentivo, promoção e proteção à inovação, com resultados muito positivos. Sabendo disto, o presente estudo tentará trazer também, exemplos de empresas nacionais e internacionais, que tenham obtido resultados positivos relevantes via investimentos em design. The present study aims to highlight the potential of design as a strategic tool for gaining competitive advantage for brazilian companies in the international market through innovation. The use of design as a strategic tool of a company and requires a willingness to change, especially in their work culture. The misunderstanding or lack of knowledge about this tool, or its misuse hinders its positioning within the company, because instead of being seen as a systematic process aimed at introducing innovations in products, ends up being a gimmick secondary and superficial. Realizing the importance of design to the competitiveness of their products, the Brazil as well as some countries, have taken action to encourage, promote and protection to innovation, with very positive results. Knowing this, the present study also attempts to bring examples of national and international companies that have obtained positive results through relevant investments in design. |
description |
O presente estudo tem como objetivo evidenciar o potencial do design como ferramenta estratégica para a obtenção de vantagem competitiva para as empresas brasileiras no mercado internacional, através da inovação. O emprego do design como ferramenta estratégica exige da empresa uma disposição para mudanças principalmente na sua cultura de trabalho. O entendimento equivocado ou a falta de conhecimento sobre essa ferramenta, e ainda a sua má utilização dificulta o seu posicionamento dentro da empresa, pois ao invés de ser encarado como um processo sistemático voltado a introduzir inovações nos produtos, acaba sendo um artifício secundário e superficial. Percebendo a importância do design para a competitividade de seus produtos, o Brasil, assim como alguns países, tem desenvolvido ações de incentivo, promoção e proteção à inovação, com resultados muito positivos. Sabendo disto, o presente estudo tentará trazer também, exemplos de empresas nacionais e internacionais, que tenham obtido resultados positivos relevantes via investimentos em design. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-22T13:05:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-06-20 2017-06-22T13:05:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GARCIA, Sander Wilian Matsuura. O design como instrumento estratégico de marketing à promoção da competitividade industrial brasileira no mercado internacional. 2013. 63 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8461 |
identifier_str_mv |
GARCIA, Sander Wilian Matsuura. O design como instrumento estratégico de marketing à promoção da competitividade industrial brasileira no mercado internacional. 2013. 63 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Relações Internacionais (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades, Negócios e Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8461/1/SanderWilianMatsuuraGarciaTCCGraduacao2013.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8461/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8461/3/SanderWilianMatsuuraGarciaTCCGraduacao2013.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9123321da94032f1b967a722120b260f 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b f794a336cbeda2012250ef162d05eb35 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829867388698624 |