O posicionamento do Tribunal de Justiça do Distrito Federal em relação ao julgamento dos delitos de homicídio culposo de trânsito
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Data de Publicação: | 2009 |
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Thomaz, Wallace Pereira do Amaral2014-06-25T20:36:25Z2016-10-10T03:35:43Z2017-01-25T18:51:34Z2014-06-25T20:36:25Z2016-10-10T03:35:43Z2017-01-25T18:51:34Z2009THOMAZ, Wallace Pereira do Amaral. O posicionamento do Tribunal de Justiça do Distrito Federal em relação ao julgamento dos delitos de homicídio culposo de trânsito. 2009. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Taguatinga, 2009.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4274DireitoTrata-se de análise do posicionamento do Tribunal de Justiça do Distrito Federal em relação ao julgamento dos delitos de homicídio culposo de trânsito, enfocando a responsabilidade que tem o condutor na direção do veículo automotor. Verificando principalmente as inovações do Código de Trânsito Brasileiro e sobre a sua aplicação do campo penal. O primeiro capítulo do trabalho trata da definição do conceito de Delito de trânsito e do Código de Trânsito Brasileiro. O segundo capítulo aborda a culpa e o dolo na direção do veículo automotor, a figura penal, a distinção de dolo eventual e da culpa consciente no crime praticado na direção do veículo automotor, enfatizando as devidas modalidades de culpa. No terceiro capítulo, por sua vez, tratará das penas para os delitos de trânsito, na modalidade culposa, analisando a aplicação do perdão judicial nos crimes de homicídio culposo. Por fim, o quarto capítulo incidirá sobre o posicionamento do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, em jurisprudências que dizem respeito ao homicídio culposo de trânsito, evidenciando ainda o entendimento do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça. Para dar um maior embasamento à tese defendida, Leis, doutrinas, precedentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), também foram pesquisados. Por isso, em análise final, conclui-se que deve haver uma rigidez na aplicabilidade da nossa legislação, para conter ou diminuir o número excedente de acidentes referente à realidade social.The responsibility is about analysis of the positioning of the Court of Justice of the Federal District in relation to the judgment of the delicts of involuntary manslaughter of transit, focusing that has the conductor in the direction of the automachine vehicle. Mainly verifying the innovations of the Code of Brazilian Transit and on its application of the criminal field. The first chapter of the work deals with the definition of the concept of Delict of transit and of the Code of Brazilian Transit. As the chapter approaches the guilt and the deceit in the direction of the automachine vehicle, the criminal figure, the distinction of eventual deceit and the conscientious guilt in the crime practised in the direction of the automachine vehicle, emphasizing the had modalities of guilt. In the third chapter, in turn, it will deal with the penalties for the transit delicts, in the guilty modality, analyzing the application of the judicial pardon in the guilty homicides. Finally, the room chapter will happen on the positioning of the Court of Justice of the Federal District and Territories, in jurisprudences that say respect to the involuntary manslaughter of transit, evidencing still the agreement of the Supreme Federal Court and the Superior Court of Justice. To give a bigger basement to the defended thesis, Laws, doctrines, precedents of the Superior Court of Justiça (STJ) and of the Court of Justice of the Federal District and Territories (TJDFT), had been also searched. Therefore, in analysis final, one concludes that it must have a rigidity in the applicability of our legislation, to contain or to diminish referring the exceeding number of accidents to the social reality.Submitted by Clismo Silva (clismo.silva@ucb.br) on 2014-06-16T20:54:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Wallace Pereira Do Amaral Thomaz.pdf: 458050 bytes, checksum: a7319448f77d38b9346580ee4ba01310 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-06-25T20:36:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Wallace Pereira Do Amaral Thomaz.pdf: 458050 bytes, checksum: a7319448f77d38b9346580ee4ba01310 (MD5)Made available in DSpace on 2014-06-25T20:36:25Z (GMT). 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