Chocolate fino, uma delícia que caiu no gosto do consumidor de Brasília: um estudo de marketing
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Data de Publicação: | 2017 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11440 |
Resumo: | Das favas do cacau, principal produto da matéria prima do chocolate, se extraem a massa do cacau e a manteiga, que dá origem ao produto chocolate puro. Quando adicionado açúcar, leite, baunilha, frutas e outros elementos, temos diferentes tipos dessa iguaria, entre elas os chocolates finos. O chocolate é consumido no mundo inteiro e tem larga escala de consumo no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), não somente pelos benefícios, mas pela variedade de sabores e qualidade. Um dos produtos que tem crescido exponencialmente no Brasil, segundo dados da ABICAB, é o mercado de chocolate gourmet, que é o objeto de pesquisa do presente trabalho. Esta monografia busca compreender os fatores motivacionais de consumo dos chocolates finos em Brasília - DF e a relação entre marca e marketing. Para se chegar a essa compreensão, foi realizada uma pesquisa de campo com clientes que consomem esta iguaria. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados que constituem uma forma de pesquisa quantitativa (Richardson, 1989). Das hipóteses levantadas, alguns pontos preponderantes que influenciam na escolha do cliente foram: conhecimento da marca, da qualidade do produto, da qualidade da loja e do valor agregado à mercadoria, fatores que têm interferência do marketing direta ou indiretamente. |
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Papaleo, Adriana SouzaGuedes, André Lira2018-09-14T11:03:11Z2018-09-042018-09-14T11:03:11Z2017GUEDES, André Lira. Chocolate fino, uma delícia que caiu no gosto do consumidor de Brasília: um estudo de marketing. 2017. 29 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em MBA em Marketing) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11440Das favas do cacau, principal produto da matéria prima do chocolate, se extraem a massa do cacau e a manteiga, que dá origem ao produto chocolate puro. Quando adicionado açúcar, leite, baunilha, frutas e outros elementos, temos diferentes tipos dessa iguaria, entre elas os chocolates finos. O chocolate é consumido no mundo inteiro e tem larga escala de consumo no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), não somente pelos benefícios, mas pela variedade de sabores e qualidade. Um dos produtos que tem crescido exponencialmente no Brasil, segundo dados da ABICAB, é o mercado de chocolate gourmet, que é o objeto de pesquisa do presente trabalho. Esta monografia busca compreender os fatores motivacionais de consumo dos chocolates finos em Brasília - DF e a relação entre marca e marketing. Para se chegar a essa compreensão, foi realizada uma pesquisa de campo com clientes que consomem esta iguaria. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados que constituem uma forma de pesquisa quantitativa (Richardson, 1989). Das hipóteses levantadas, alguns pontos preponderantes que influenciam na escolha do cliente foram: conhecimento da marca, da qualidade do produto, da qualidade da loja e do valor agregado à mercadoria, fatores que têm interferência do marketing direta ou indiretamente.Out of cocoa beans, the main product of the raw material of chocolate, cocoa and butter are extracted. These ingredients originates the pure chocolate. When we add sugar, milk, vanilla, fruit and other elements, we have different types of this delicacy, including fine chocolates. The chocolate is consumed worldwide and has a large consumption scale in Brazil, according to the Brazilian Association of Chocolate, Cocoa, Peanut, Candy and Derivatives (ABICAB), not only because of the benefits, but also for its variety of flavors and quality. One of the products that has grown exponentially in Brazil, according to data from ABICAB, is the gourmet chocolate market, which is the object of research of the present work. This monograph consists of understanding the motivational factors of consumption of fine chocolates in Brasilia - DF, and the relationship between brand and marketing. To reach this understanding, a field survey was carried out with customers who consume this delicacy. Data were collected through structured questionnaires that constitute a form of quantitative research (Richardson, 1989). From hypotheses saised, some preponderant points that influence the customer's choice were: brand awareness, product quality, store quality and value-added to the merchandise, factors that have the direct or indirect marketing interference.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-09-04T12:09:29Z No. of bitstreams: 1 AndréLiraGuedesTCCLatoSensu2017.pdf: 433160 bytes, checksum: 68b37d0f48f4124fbef9e5595ab376ae (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-09-14T11:03:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AndréLiraGuedesTCCLatoSensu2017.pdf: 433160 bytes, checksum: 68b37d0f48f4124fbef9e5595ab376ae (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-14T11:03:11Z (GMT). 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