As inovações no SAC por meio da rede social Facebook: estudo de caso Magazine Luiza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbalho, Vívian Cardoso
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11489
Resumo: A abordagem dessa reflexão entende que a inovação é uma atividade comum aos indivíduos que estão constantemente buscando aperfeiçoar processos, produtos e serviços. Partindo dessa definição, a pesquisa tem como objetivo entender quais são as inovações no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) possibilitadas pelo canal Facebook (maior rede social do mundo). Esta pesquisa foi feita por meio de revisão bibliográfica que buscou entender e definir o que é inovação, SAC e quais métodos utilizados para analisar esses fenômenos. A análise usa o estudo de caso como método de pesquisa, na qual foi selecionada para investigação uma das maiores varejistas brasileira, Magazine Luiza. Ao todo foram coletadas informações de 64 publicações realizadas pela empresa, que juntas somam mais de 62 mil comentários, além de contar com um formulário de observação elaborado especialmente para esta finalidade. Deste modo, observaram-se práticas que podem ser entendidas como inovadoras para o serviço e outras que foram identificadas como oportunidades ainda não exploradas pela empresa.
id UCB-2_a2bb28ba0d6531c12284f916328942e8
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/11489
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Marques, AlbertoBarbalho, Vívian Cardoso2018-09-20T11:58:45Z2018-09-192018-09-20T11:58:45Z2018BARBALHO, Vívian Cardoso. As inovações no SAC por meio da rede social Facebook: estudo de caso Magazine Luiza. 2018. 87 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11489A abordagem dessa reflexão entende que a inovação é uma atividade comum aos indivíduos que estão constantemente buscando aperfeiçoar processos, produtos e serviços. Partindo dessa definição, a pesquisa tem como objetivo entender quais são as inovações no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) possibilitadas pelo canal Facebook (maior rede social do mundo). Esta pesquisa foi feita por meio de revisão bibliográfica que buscou entender e definir o que é inovação, SAC e quais métodos utilizados para analisar esses fenômenos. A análise usa o estudo de caso como método de pesquisa, na qual foi selecionada para investigação uma das maiores varejistas brasileira, Magazine Luiza. Ao todo foram coletadas informações de 64 publicações realizadas pela empresa, que juntas somam mais de 62 mil comentários, além de contar com um formulário de observação elaborado especialmente para esta finalidade. Deste modo, observaram-se práticas que podem ser entendidas como inovadoras para o serviço e outras que foram identificadas como oportunidades ainda não exploradas pela empresa.The approach of this reflection understands that the innovation is a common activity for individuals who are constantly searching to improve process products and services. From this definition, the search has the objective of understand what are the innovations in the SAC, which were made possible by the facebook channel (biggest social network in the world). This search was made by literature review which aimed to understand and define what is innovation, SAC, and which used methods to analyze this phenomenon. The analyzes use the case study like an illustration of the search, in which it was selected to investigate one of the biggest Brazilian sellers, Magazine Luiza. Overall, information was collected 64 publications made by the company, that together sums up more than 62.000 comments, despite counting with an formulary of observation made specially for this finality. This way, practices were observed. Part of these practices can be understood as innovative to the service and others were identified as opportunities still not explored by the company.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-09-19T13:42:58Z No. of bitstreams: 1 VivianCardosoBarbalhoTCCGraduacao2018.pdf: 1725408 bytes, checksum: efc5b66c1da7d10cb5bbbcd8f8f6e61a (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-09-20T11:58:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VivianCardosoBarbalhoTCCGraduacao2018.pdf: 1725408 bytes, checksum: efc5b66c1da7d10cb5bbbcd8f8f6e61a (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-20T11:58:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VivianCardosoBarbalhoTCCGraduacao2018.pdf: 1725408 bytes, checksum: efc5b66c1da7d10cb5bbbcd8f8f6e61a (MD5) Previous issue date: 2018porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOInovaçãoAtendimentoRedes sociaisFacebookSACAs inovações no SAC por meio da rede social Facebook: estudo de caso Magazine Luizainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTVivianCardosoBarbalhoTCCGraduacao2018.pdf.txtVivianCardosoBarbalhoTCCGraduacao2018.pdf.txtExtracted texttext/plain162407https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11489/3/VivianCardosoBarbalhoTCCGraduacao2018.pdf.txt608328711f01d2e6e58572d104f21938MD53ORIGINALVivianCardosoBarbalhoTCCGraduacao2018.pdfVivianCardosoBarbalhoTCCGraduacao2018.pdfMonografiaapplication/pdf1725408https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11489/1/VivianCardosoBarbalhoTCCGraduacao2018.pdfefc5b66c1da7d10cb5bbbcd8f8f6e61aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11489/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/114892020-06-09 03:15:47.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As inovações no SAC por meio da rede social Facebook: estudo de caso Magazine Luiza
title As inovações no SAC por meio da rede social Facebook: estudo de caso Magazine Luiza
spellingShingle As inovações no SAC por meio da rede social Facebook: estudo de caso Magazine Luiza
Barbalho, Vívian Cardoso
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Inovação
Atendimento
Redes sociais
Facebook
SAC
title_short As inovações no SAC por meio da rede social Facebook: estudo de caso Magazine Luiza
title_full As inovações no SAC por meio da rede social Facebook: estudo de caso Magazine Luiza
title_fullStr As inovações no SAC por meio da rede social Facebook: estudo de caso Magazine Luiza
title_full_unstemmed As inovações no SAC por meio da rede social Facebook: estudo de caso Magazine Luiza
title_sort As inovações no SAC por meio da rede social Facebook: estudo de caso Magazine Luiza
author Barbalho, Vívian Cardoso
author_facet Barbalho, Vívian Cardoso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Alberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbalho, Vívian Cardoso
contributor_str_mv Marques, Alberto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Inovação
Atendimento
Redes sociais
Facebook
SAC
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Atendimento
Redes sociais
Facebook
SAC
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A abordagem dessa reflexão entende que a inovação é uma atividade comum aos indivíduos que estão constantemente buscando aperfeiçoar processos, produtos e serviços. Partindo dessa definição, a pesquisa tem como objetivo entender quais são as inovações no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) possibilitadas pelo canal Facebook (maior rede social do mundo). Esta pesquisa foi feita por meio de revisão bibliográfica que buscou entender e definir o que é inovação, SAC e quais métodos utilizados para analisar esses fenômenos. A análise usa o estudo de caso como método de pesquisa, na qual foi selecionada para investigação uma das maiores varejistas brasileira, Magazine Luiza. Ao todo foram coletadas informações de 64 publicações realizadas pela empresa, que juntas somam mais de 62 mil comentários, além de contar com um formulário de observação elaborado especialmente para esta finalidade. Deste modo, observaram-se práticas que podem ser entendidas como inovadoras para o serviço e outras que foram identificadas como oportunidades ainda não exploradas pela empresa.
The approach of this reflection understands that the innovation is a common activity for individuals who are constantly searching to improve process products and services. From this definition, the search has the objective of understand what are the innovations in the SAC, which were made possible by the facebook channel (biggest social network in the world). This search was made by literature review which aimed to understand and define what is innovation, SAC, and which used methods to analyze this phenomenon. The analyzes use the case study like an illustration of the search, in which it was selected to investigate one of the biggest Brazilian sellers, Magazine Luiza. Overall, information was collected 64 publications made by the company, that together sums up more than 62.000 comments, despite counting with an formulary of observation made specially for this finality. This way, practices were observed. Part of these practices can be understood as innovative to the service and others were identified as opportunities still not explored by the company.
description A abordagem dessa reflexão entende que a inovação é uma atividade comum aos indivíduos que estão constantemente buscando aperfeiçoar processos, produtos e serviços. Partindo dessa definição, a pesquisa tem como objetivo entender quais são as inovações no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) possibilitadas pelo canal Facebook (maior rede social do mundo). Esta pesquisa foi feita por meio de revisão bibliográfica que buscou entender e definir o que é inovação, SAC e quais métodos utilizados para analisar esses fenômenos. A análise usa o estudo de caso como método de pesquisa, na qual foi selecionada para investigação uma das maiores varejistas brasileira, Magazine Luiza. Ao todo foram coletadas informações de 64 publicações realizadas pela empresa, que juntas somam mais de 62 mil comentários, além de contar com um formulário de observação elaborado especialmente para esta finalidade. Deste modo, observaram-se práticas que podem ser entendidas como inovadoras para o serviço e outras que foram identificadas como oportunidades ainda não exploradas pela empresa.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-20T11:58:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-19
2018-09-20T11:58:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBALHO, Vívian Cardoso. As inovações no SAC por meio da rede social Facebook: estudo de caso Magazine Luiza. 2018. 87 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11489
identifier_str_mv BARBALHO, Vívian Cardoso. As inovações no SAC por meio da rede social Facebook: estudo de caso Magazine Luiza. 2018. 87 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11489/3/VivianCardosoBarbalhoTCCGraduacao2018.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11489/1/VivianCardosoBarbalhoTCCGraduacao2018.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11489/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 608328711f01d2e6e58572d104f21938
efc5b66c1da7d10cb5bbbcd8f8f6e61a
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829904393994240