A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Eduarda Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12521
Resumo: Este estudo aborda a internacionalização de café commodity e café especial a partir da análise das ferramentas de marketing internacional. O que motivou a elaboração deste trabalho foi entender as diferenças nas estratégias de marketing utilizadas pelas marcas que comercializam café commodity daquelas que comercializam cafés especiais. O setor cafeeiro se transformou e, com o surgimento dos cafés especiais, os produtores brasileiros buscaram alternativas para melhorar a qualidade do produto brasileiro. Os cafés especiais são caracterizados pelo alto grau de qualidade e preocupação com as questões ambientais e sociais, o que, consequentemente torna sua cadeia produtiva diferente do café commodity, que não possui características de diferenciação. Para a realização deste estudo, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica descritiva de caráter qualitativo. Concluiu-se que, os cafés especiais estão se consolidando no mercado e que, as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas estão focadas em enfatizar os fatores de diferenciação do produto e, com isso, transformar as formas de consumo da bebida.
id UCB-2_a796cf9758bf9b241e0ca8f07a431e18
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/12521
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Cunha, Camilla Sara GonçalvesSilva, Maria Eduarda Rodrigues2019-11-01T12:23:28Z2019-10-262019-11-01T12:23:28Z2019SILVA, Maria Eduarda Rodrigues. A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional. 2019. 76 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12521Este estudo aborda a internacionalização de café commodity e café especial a partir da análise das ferramentas de marketing internacional. O que motivou a elaboração deste trabalho foi entender as diferenças nas estratégias de marketing utilizadas pelas marcas que comercializam café commodity daquelas que comercializam cafés especiais. O setor cafeeiro se transformou e, com o surgimento dos cafés especiais, os produtores brasileiros buscaram alternativas para melhorar a qualidade do produto brasileiro. Os cafés especiais são caracterizados pelo alto grau de qualidade e preocupação com as questões ambientais e sociais, o que, consequentemente torna sua cadeia produtiva diferente do café commodity, que não possui características de diferenciação. Para a realização deste estudo, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica descritiva de caráter qualitativo. Concluiu-se que, os cafés especiais estão se consolidando no mercado e que, as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas estão focadas em enfatizar os fatores de diferenciação do produto e, com isso, transformar as formas de consumo da bebida.This study addresses the internationalization of commodity coffee and specialty coffee from the analysis of marketing tools. What motivated the elaboration of this work was to understand the differences in the marketing strategies used by the brands that commercialize coffee commodity of those that commercialize specialty coffees. The coffee sector has transformed and, with the emergence of specialty coffees, the Brazilian producers have sought alternatives to improve the quality of the Brazilian product. Special coffees are characterized by a high degree of quality and concern with environmental and social issues, which consequently makes their production chain different from the commodity coffee, which does not have characteristics of differentiation. For the accomplishment of this study, the methodology of descriptive bibliographic research of qualitative character was adopted. It was concluded that the specialty coffees are consolidating in the market and that the marketing strategies used by the companies are focused on emphasizing the factors of product differentiation and with that, transforming the forms of consumption of the beverage.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2019-10-26T16:18:07Z No. of bitstreams: 1 KêniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdf: 986089 bytes, checksum: 5ba4be031d018e416719f5fff6f35c72 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-11-01T12:23:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KêniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdf: 986089 bytes, checksum: 5ba4be031d018e416719f5fff6f35c72 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-01T12:23:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KêniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdf: 986089 bytes, checksum: 5ba4be031d018e416719f5fff6f35c72 (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISCafé commodityCafés especiaisInternacionalizaçãoMarketing internacionalA internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTKêniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txtKêniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txtExtracted texttext/plain94981https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12521/3/K%c3%aaniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txtbe0db1641b181cb8eaa2cabd75cb2c4aMD53ORIGINALKêniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdfKêniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdfMonografiaapplication/pdf986089https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12521/1/K%c3%aaniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdf5ba4be031d018e416719f5fff6f35c72MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12521/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/125212020-06-09 03:46:59.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional
title A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional
spellingShingle A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional
Silva, Maria Eduarda Rodrigues
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Café commodity
Cafés especiais
Internacionalização
Marketing internacional
title_short A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional
title_full A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional
title_fullStr A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional
title_full_unstemmed A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional
title_sort A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional
author Silva, Maria Eduarda Rodrigues
author_facet Silva, Maria Eduarda Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Camilla Sara Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Eduarda Rodrigues
contributor_str_mv Cunha, Camilla Sara Gonçalves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
topic CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Café commodity
Cafés especiais
Internacionalização
Marketing internacional
dc.subject.por.fl_str_mv Café commodity
Cafés especiais
Internacionalização
Marketing internacional
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo aborda a internacionalização de café commodity e café especial a partir da análise das ferramentas de marketing internacional. O que motivou a elaboração deste trabalho foi entender as diferenças nas estratégias de marketing utilizadas pelas marcas que comercializam café commodity daquelas que comercializam cafés especiais. O setor cafeeiro se transformou e, com o surgimento dos cafés especiais, os produtores brasileiros buscaram alternativas para melhorar a qualidade do produto brasileiro. Os cafés especiais são caracterizados pelo alto grau de qualidade e preocupação com as questões ambientais e sociais, o que, consequentemente torna sua cadeia produtiva diferente do café commodity, que não possui características de diferenciação. Para a realização deste estudo, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica descritiva de caráter qualitativo. Concluiu-se que, os cafés especiais estão se consolidando no mercado e que, as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas estão focadas em enfatizar os fatores de diferenciação do produto e, com isso, transformar as formas de consumo da bebida.
This study addresses the internationalization of commodity coffee and specialty coffee from the analysis of marketing tools. What motivated the elaboration of this work was to understand the differences in the marketing strategies used by the brands that commercialize coffee commodity of those that commercialize specialty coffees. The coffee sector has transformed and, with the emergence of specialty coffees, the Brazilian producers have sought alternatives to improve the quality of the Brazilian product. Special coffees are characterized by a high degree of quality and concern with environmental and social issues, which consequently makes their production chain different from the commodity coffee, which does not have characteristics of differentiation. For the accomplishment of this study, the methodology of descriptive bibliographic research of qualitative character was adopted. It was concluded that the specialty coffees are consolidating in the market and that the marketing strategies used by the companies are focused on emphasizing the factors of product differentiation and with that, transforming the forms of consumption of the beverage.
description Este estudo aborda a internacionalização de café commodity e café especial a partir da análise das ferramentas de marketing internacional. O que motivou a elaboração deste trabalho foi entender as diferenças nas estratégias de marketing utilizadas pelas marcas que comercializam café commodity daquelas que comercializam cafés especiais. O setor cafeeiro se transformou e, com o surgimento dos cafés especiais, os produtores brasileiros buscaram alternativas para melhorar a qualidade do produto brasileiro. Os cafés especiais são caracterizados pelo alto grau de qualidade e preocupação com as questões ambientais e sociais, o que, consequentemente torna sua cadeia produtiva diferente do café commodity, que não possui características de diferenciação. Para a realização deste estudo, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica descritiva de caráter qualitativo. Concluiu-se que, os cafés especiais estão se consolidando no mercado e que, as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas estão focadas em enfatizar os fatores de diferenciação do produto e, com isso, transformar as formas de consumo da bebida.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-01T12:23:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-26
2019-11-01T12:23:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Maria Eduarda Rodrigues. A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional. 2019. 76 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12521
identifier_str_mv SILVA, Maria Eduarda Rodrigues. A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional. 2019. 76 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Relações Internacionais (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades, Negócios e Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12521/3/K%c3%aaniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12521/1/K%c3%aaniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12521/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv be0db1641b181cb8eaa2cabd75cb2c4a
5ba4be031d018e416719f5fff6f35c72
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829917207592960