A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12521 |
Resumo: | Este estudo aborda a internacionalização de café commodity e café especial a partir da análise das ferramentas de marketing internacional. O que motivou a elaboração deste trabalho foi entender as diferenças nas estratégias de marketing utilizadas pelas marcas que comercializam café commodity daquelas que comercializam cafés especiais. O setor cafeeiro se transformou e, com o surgimento dos cafés especiais, os produtores brasileiros buscaram alternativas para melhorar a qualidade do produto brasileiro. Os cafés especiais são caracterizados pelo alto grau de qualidade e preocupação com as questões ambientais e sociais, o que, consequentemente torna sua cadeia produtiva diferente do café commodity, que não possui características de diferenciação. Para a realização deste estudo, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica descritiva de caráter qualitativo. Concluiu-se que, os cafés especiais estão se consolidando no mercado e que, as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas estão focadas em enfatizar os fatores de diferenciação do produto e, com isso, transformar as formas de consumo da bebida. |
id |
UCB-2_a796cf9758bf9b241e0ca8f07a431e18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/12521 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Cunha, Camilla Sara GonçalvesSilva, Maria Eduarda Rodrigues2019-11-01T12:23:28Z2019-10-262019-11-01T12:23:28Z2019SILVA, Maria Eduarda Rodrigues. A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional. 2019. 76 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12521Este estudo aborda a internacionalização de café commodity e café especial a partir da análise das ferramentas de marketing internacional. O que motivou a elaboração deste trabalho foi entender as diferenças nas estratégias de marketing utilizadas pelas marcas que comercializam café commodity daquelas que comercializam cafés especiais. O setor cafeeiro se transformou e, com o surgimento dos cafés especiais, os produtores brasileiros buscaram alternativas para melhorar a qualidade do produto brasileiro. Os cafés especiais são caracterizados pelo alto grau de qualidade e preocupação com as questões ambientais e sociais, o que, consequentemente torna sua cadeia produtiva diferente do café commodity, que não possui características de diferenciação. Para a realização deste estudo, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica descritiva de caráter qualitativo. Concluiu-se que, os cafés especiais estão se consolidando no mercado e que, as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas estão focadas em enfatizar os fatores de diferenciação do produto e, com isso, transformar as formas de consumo da bebida.This study addresses the internationalization of commodity coffee and specialty coffee from the analysis of marketing tools. What motivated the elaboration of this work was to understand the differences in the marketing strategies used by the brands that commercialize coffee commodity of those that commercialize specialty coffees. The coffee sector has transformed and, with the emergence of specialty coffees, the Brazilian producers have sought alternatives to improve the quality of the Brazilian product. Special coffees are characterized by a high degree of quality and concern with environmental and social issues, which consequently makes their production chain different from the commodity coffee, which does not have characteristics of differentiation. For the accomplishment of this study, the methodology of descriptive bibliographic research of qualitative character was adopted. It was concluded that the specialty coffees are consolidating in the market and that the marketing strategies used by the companies are focused on emphasizing the factors of product differentiation and with that, transforming the forms of consumption of the beverage.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2019-10-26T16:18:07Z No. of bitstreams: 1 KêniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdf: 986089 bytes, checksum: 5ba4be031d018e416719f5fff6f35c72 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-11-01T12:23:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KêniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdf: 986089 bytes, checksum: 5ba4be031d018e416719f5fff6f35c72 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-01T12:23:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KêniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdf: 986089 bytes, checksum: 5ba4be031d018e416719f5fff6f35c72 (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISCafé commodityCafés especiaisInternacionalizaçãoMarketing internacionalA internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTKêniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txtKêniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txtExtracted texttext/plain94981https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12521/3/K%c3%aaniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txtbe0db1641b181cb8eaa2cabd75cb2c4aMD53ORIGINALKêniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdfKêniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdfMonografiaapplication/pdf986089https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12521/1/K%c3%aaniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdf5ba4be031d018e416719f5fff6f35c72MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12521/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/125212020-06-09 03:46:59.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional |
title |
A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional |
spellingShingle |
A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional Silva, Maria Eduarda Rodrigues CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Café commodity Cafés especiais Internacionalização Marketing internacional |
title_short |
A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional |
title_full |
A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional |
title_fullStr |
A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional |
title_full_unstemmed |
A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional |
title_sort |
A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional |
author |
Silva, Maria Eduarda Rodrigues |
author_facet |
Silva, Maria Eduarda Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Camilla Sara Gonçalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Eduarda Rodrigues |
contributor_str_mv |
Cunha, Camilla Sara Gonçalves |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
topic |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Café commodity Cafés especiais Internacionalização Marketing internacional |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Café commodity Cafés especiais Internacionalização Marketing internacional |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este estudo aborda a internacionalização de café commodity e café especial a partir da análise das ferramentas de marketing internacional. O que motivou a elaboração deste trabalho foi entender as diferenças nas estratégias de marketing utilizadas pelas marcas que comercializam café commodity daquelas que comercializam cafés especiais. O setor cafeeiro se transformou e, com o surgimento dos cafés especiais, os produtores brasileiros buscaram alternativas para melhorar a qualidade do produto brasileiro. Os cafés especiais são caracterizados pelo alto grau de qualidade e preocupação com as questões ambientais e sociais, o que, consequentemente torna sua cadeia produtiva diferente do café commodity, que não possui características de diferenciação. Para a realização deste estudo, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica descritiva de caráter qualitativo. Concluiu-se que, os cafés especiais estão se consolidando no mercado e que, as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas estão focadas em enfatizar os fatores de diferenciação do produto e, com isso, transformar as formas de consumo da bebida. This study addresses the internationalization of commodity coffee and specialty coffee from the analysis of marketing tools. What motivated the elaboration of this work was to understand the differences in the marketing strategies used by the brands that commercialize coffee commodity of those that commercialize specialty coffees. The coffee sector has transformed and, with the emergence of specialty coffees, the Brazilian producers have sought alternatives to improve the quality of the Brazilian product. Special coffees are characterized by a high degree of quality and concern with environmental and social issues, which consequently makes their production chain different from the commodity coffee, which does not have characteristics of differentiation. For the accomplishment of this study, the methodology of descriptive bibliographic research of qualitative character was adopted. It was concluded that the specialty coffees are consolidating in the market and that the marketing strategies used by the companies are focused on emphasizing the factors of product differentiation and with that, transforming the forms of consumption of the beverage. |
description |
Este estudo aborda a internacionalização de café commodity e café especial a partir da análise das ferramentas de marketing internacional. O que motivou a elaboração deste trabalho foi entender as diferenças nas estratégias de marketing utilizadas pelas marcas que comercializam café commodity daquelas que comercializam cafés especiais. O setor cafeeiro se transformou e, com o surgimento dos cafés especiais, os produtores brasileiros buscaram alternativas para melhorar a qualidade do produto brasileiro. Os cafés especiais são caracterizados pelo alto grau de qualidade e preocupação com as questões ambientais e sociais, o que, consequentemente torna sua cadeia produtiva diferente do café commodity, que não possui características de diferenciação. Para a realização deste estudo, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica descritiva de caráter qualitativo. Concluiu-se que, os cafés especiais estão se consolidando no mercado e que, as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas estão focadas em enfatizar os fatores de diferenciação do produto e, com isso, transformar as formas de consumo da bebida. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-01T12:23:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-26 2019-11-01T12:23:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Maria Eduarda Rodrigues. A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional. 2019. 76 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12521 |
identifier_str_mv |
SILVA, Maria Eduarda Rodrigues. A internacionalização de cafés commodity e especiais: panorama brasileiro segundo as estratégias do marketing internacional. 2019. 76 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Relações Internacionais (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades, Negócios e Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12521/3/K%c3%aaniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12521/1/K%c3%aaniaKetleyCostaSilvaTCCGraduacao2019.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12521/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be0db1641b181cb8eaa2cabd75cb2c4a 5ba4be031d018e416719f5fff6f35c72 4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829917207592960 |