A efetiva contribuição da educação física, enquanto componente curricular, para o desenvolvimento físico e social de crianças do ensino fundamental : efeitos de sua inclusão no turno regular de aula.
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Data de Publicação: | 2011 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1195 |
Resumo: | Este estudo tem como finalidade analisar a efetiva contribuição da Educação Física para o Ensino Fundamental, após as mudanças de legislação que a inseriram no turno regular de aula dos alunos, bem como os benefícios e malefícios dessa alteração, a partir da posição de alunos e professores desse segmento de ensino. Os dados foram coletados através de questionário e considerados quantitativamente por meio de levantamento percentual, considerando a opinião de 46 alunos e 22 professores. Os objetivos principais da pesquisa foram encontrados, sendo que 50% dos professores afirmam não ter sua atuação comprometida pela mudança, uma revelação contraditória frente os 77,27% que afirmam não conseguir ministrar completamente, ou apenas às vezes, o conteúdo programático, frente os 81,82% que reconhecem que as aulas em horário oposto eram mais proveitosas para todos e aos 68,18% favoráveis ao retorno da disciplina no contra-turno. Desta forma concluiu-se que o retorno da disciplina ao horário contrário e um desejo e uma necessidade para a melhoria da Educação Física. |
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