O impacto do uso de videogames no treino cognitivo
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Data de Publicação: | 2015 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8931 |
Resumo: | Desde seu lançamento, os videogames têm atraído público e recebido diversas atualizações, de modo que vêm chamando a atenção de diversos profissionais, com destaque para a área de reabilitação e treino cognitivo. Assim, este estudo tem como objetivo verificar de que modo os videogames têm sido usados no contexto do treino cognitivo, quais domínios cognitivos são mais visados e quais são seus principais efeitos. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica de artigos que verificassem o uso do videogame no treino cognitivo, bem como na reabilitação cognitiva. Os artigos foram coletados das bases de dados PubMed e PsycINFO. Como resultados, foram encontrados 14 artigos e o principal domínio cognitivo citado pelos autores foi o domínio das Funções Executivas. Além disso, verificou que 70,97% das ocorrências indicaram benefícios do uso de videogame no contexto do treino cognitivo. Desse modo, percebe-se um baixo número de pesquisas realizadas na área e um número significativo de resultados que indicam o uso positivo do videogame no contexto cognitivo. |
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No. of bitstreams: 1 TaianeDantasdeAbreuTCCGraduacao2015.pdf: 1948544 bytes, checksum: 50af7a617b90fd42b818537b393f4ac7 (MD5) Previous issue date: 2015-12-02Desde seu lançamento, os videogames têm atraído público e recebido diversas atualizações, de modo que vêm chamando a atenção de diversos profissionais, com destaque para a área de reabilitação e treino cognitivo. Assim, este estudo tem como objetivo verificar de que modo os videogames têm sido usados no contexto do treino cognitivo, quais domínios cognitivos são mais visados e quais são seus principais efeitos. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica de artigos que verificassem o uso do videogame no treino cognitivo, bem como na reabilitação cognitiva. Os artigos foram coletados das bases de dados PubMed e PsycINFO. Como resultados, foram encontrados 14 artigos e o principal domínio cognitivo citado pelos autores foi o domínio das Funções Executivas. Além disso, verificou que 70,97% das ocorrências indicaram benefícios do uso de videogame no contexto do treino cognitivo. Desse modo, percebe-se um baixo número de pesquisas realizadas na área e um número significativo de resultados que indicam o uso positivo do videogame no contexto cognitivo.porUniversidade Católica de BrasíliaPsicologia (Graduação)UCBBrasilEscola de Saúde e MedicinaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAVideogamesJogosTreino cognitivoFunções executivasO impacto do uso de videogames no treino cognitivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALTaianeDantasdeAbreuTCCGraduacao2015.pdfTaianeDantasdeAbreuTCCGraduacao2015.pdfArtigoapplication/pdf1948544https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8931/1/TaianeDantasdeAbreuTCCGraduacao2015.pdf50af7a617b90fd42b818537b393f4ac7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8931/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTTaianeDantasdeAbreuTCCGraduacao2015.pdf.txtTaianeDantasdeAbreuTCCGraduacao2015.pdf.txtExtracted texttext/plain51118https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8931/3/TaianeDantasdeAbreuTCCGraduacao2015.pdf.txt3f964d3f1166aa4415871338c27a0292MD53123456789/89312017-07-11 01:04:25.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
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Desde seu lançamento, os videogames têm atraído público e recebido diversas atualizações, de modo que vêm chamando a atenção de diversos profissionais, com destaque para a área de reabilitação e treino cognitivo. Assim, este estudo tem como objetivo verificar de que modo os videogames têm sido usados no contexto do treino cognitivo, quais domínios cognitivos são mais visados e quais são seus principais efeitos. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica de artigos que verificassem o uso do videogame no treino cognitivo, bem como na reabilitação cognitiva. Os artigos foram coletados das bases de dados PubMed e PsycINFO. Como resultados, foram encontrados 14 artigos e o principal domínio cognitivo citado pelos autores foi o domínio das Funções Executivas. Além disso, verificou que 70,97% das ocorrências indicaram benefícios do uso de videogame no contexto do treino cognitivo. Desse modo, percebe-se um baixo número de pesquisas realizadas na área e um número significativo de resultados que indicam o uso positivo do videogame no contexto cognitivo. |
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