O trágico e o espetáculo: algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Anita
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pereira, Ondina Pena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/123456789/63
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7767
Resumo: Trata-se, no presente artigo, de trazer à discussão duas formas distintas de representação da violência presentes no cinema brasileiro contemporâneo, o trágico e o espetáculo. O trágico, tal como o compreende Nietzsche e o interpreta Rosset, valoriza a permanência no limiar do saber e da ignorância, isto é, trata-se de uma forma que não pretende construir verdades, mas dissipar as idéias que buscam se estabelecer de uma forma fixa na posição de verdade. O espetáculo, compreendido no sentido de Debord, é, ao contrário, a aparência que se disfarça de verdade e motiva eficientemente um comportamento hipnótico por parte do espectador, que passa a ver as imagens como seres reais. Os filmes Ônibus 174 (José Padilha, 2002) e Cidade de Deus (Fernando Meireles, 2002) são aqui analisados como exemplos dessas duas formas de representação.
id UCB-2_ae97e1afba90ab94653244da4d5ac5a4
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/7767
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Leandro, AnitaPereira, Ondina Pena2016-10-10T03:52:36Z2016-10-10T03:52:36Z2009PEREIRA, O. P. ; LEANDRO, Anita . O Trágico e o Espetáculo: Algumas Reflexões sobre a Representação da Violência no Cinema Brasileiro Contemporâneo. Trilhas Filosóficas, v. ano 2, p. 3, 20091984-556http://hdl.handle.net/123456789/63https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7767Trata-se, no presente artigo, de trazer à discussão duas formas distintas de representação da violência presentes no cinema brasileiro contemporâneo, o trágico e o espetáculo. O trágico, tal como o compreende Nietzsche e o interpreta Rosset, valoriza a permanência no limiar do saber e da ignorância, isto é, trata-se de uma forma que não pretende construir verdades, mas dissipar as idéias que buscam se estabelecer de uma forma fixa na posição de verdade. O espetáculo, compreendido no sentido de Debord, é, ao contrário, a aparência que se disfarça de verdade e motiva eficientemente um comportamento hipnótico por parte do espectador, que passa a ver as imagens como seres reais. Os filmes Ônibus 174 (José Padilha, 2002) e Cidade de Deus (Fernando Meireles, 2002) são aqui analisados como exemplos dessas duas formas de representação.Made available in DSpace on 2016-10-10T03:52:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 O trágico e o espetáculo_algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo.pdf: 253665 bytes, checksum: 8b46fc88527fdde0bb7e5bc5fffa1eb1 (MD5) license.txt: 1888 bytes, checksum: d58b66283bd1e5c2dab46202e362bafc (MD5) Previous issue date: 2009SimPublicadoTextoRepresentaçãoCinema brasileiroTrágicoEspetáculoViolênciaO trágico e o espetáculo: algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleTrilhas Filosóficasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALO trágico e o espetáculo_algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo.pdfapplication/pdf253665https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/7767/1/O%20tr%c3%a1gico%20e%20o%20espet%c3%a1culo_algumas%20reflex%c3%b5es%20sobre%20a%20representa%c3%a7%c3%a3o%20da%20viol%c3%aancia%20no%20cinema%20brasileiro%20contempor%c3%a2neo.pdf8b46fc88527fdde0bb7e5bc5fffa1eb1MD51LICENSElicense.txttext/plain1888https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/7767/2/license.txtd58b66283bd1e5c2dab46202e362bafcMD52TEXTO trágico e o espetáculo_algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo.pdf.txtO trágico e o espetáculo_algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo.pdf.txtExtracted texttext/plain25131https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/7767/3/O%20tr%c3%a1gico%20e%20o%20espet%c3%a1culo_algumas%20reflex%c3%b5es%20sobre%20a%20representa%c3%a7%c3%a3o%20da%20viol%c3%aancia%20no%20cinema%20brasileiro%20contempor%c3%a2neo.pdf.txtcb263d44568a1ae00c3a3a8503bec311MD53123456789/77672017-01-17 15:10:53.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trágico e o espetáculo: algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo
title O trágico e o espetáculo: algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo
spellingShingle O trágico e o espetáculo: algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo
Leandro, Anita
Representação
Cinema brasileiro
Trágico
Espetáculo
Violência
title_short O trágico e o espetáculo: algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo
title_full O trágico e o espetáculo: algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo
title_fullStr O trágico e o espetáculo: algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo
title_full_unstemmed O trágico e o espetáculo: algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo
title_sort O trágico e o espetáculo: algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo
author Leandro, Anita
author_facet Leandro, Anita
Pereira, Ondina Pena
author_role author
author2 Pereira, Ondina Pena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro, Anita
Pereira, Ondina Pena
dc.subject.por.fl_str_mv Representação
Cinema brasileiro
Trágico
Espetáculo
Violência
topic Representação
Cinema brasileiro
Trágico
Espetáculo
Violência
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Trata-se, no presente artigo, de trazer à discussão duas formas distintas de representação da violência presentes no cinema brasileiro contemporâneo, o trágico e o espetáculo. O trágico, tal como o compreende Nietzsche e o interpreta Rosset, valoriza a permanência no limiar do saber e da ignorância, isto é, trata-se de uma forma que não pretende construir verdades, mas dissipar as idéias que buscam se estabelecer de uma forma fixa na posição de verdade. O espetáculo, compreendido no sentido de Debord, é, ao contrário, a aparência que se disfarça de verdade e motiva eficientemente um comportamento hipnótico por parte do espectador, que passa a ver as imagens como seres reais. Os filmes Ônibus 174 (José Padilha, 2002) e Cidade de Deus (Fernando Meireles, 2002) são aqui analisados como exemplos dessas duas formas de representação.
dc.description.version.pt_BR.fl_txt_mv Sim
dc.description.status.pt_BR.fl_txt_mv Publicado
description Trata-se, no presente artigo, de trazer à discussão duas formas distintas de representação da violência presentes no cinema brasileiro contemporâneo, o trágico e o espetáculo. O trágico, tal como o compreende Nietzsche e o interpreta Rosset, valoriza a permanência no limiar do saber e da ignorância, isto é, trata-se de uma forma que não pretende construir verdades, mas dissipar as idéias que buscam se estabelecer de uma forma fixa na posição de verdade. O espetáculo, compreendido no sentido de Debord, é, ao contrário, a aparência que se disfarça de verdade e motiva eficientemente um comportamento hipnótico por parte do espectador, que passa a ver as imagens como seres reais. Os filmes Ônibus 174 (José Padilha, 2002) e Cidade de Deus (Fernando Meireles, 2002) são aqui analisados como exemplos dessas duas formas de representação.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-10T03:52:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-10-10T03:52:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, O. P. ; LEANDRO, Anita . O Trágico e o Espetáculo: Algumas Reflexões sobre a Representação da Violência no Cinema Brasileiro Contemporâneo. Trilhas Filosóficas, v. ano 2, p. 3, 2009
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/123456789/63
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7767
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1984-556
identifier_str_mv PEREIRA, O. P. ; LEANDRO, Anita . O Trágico e o Espetáculo: Algumas Reflexões sobre a Representação da Violência no Cinema Brasileiro Contemporâneo. Trilhas Filosóficas, v. ano 2, p. 3, 2009
1984-556
url http://hdl.handle.net/123456789/63
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/7767/1/O%20tr%c3%a1gico%20e%20o%20espet%c3%a1culo_algumas%20reflex%c3%b5es%20sobre%20a%20representa%c3%a7%c3%a3o%20da%20viol%c3%aancia%20no%20cinema%20brasileiro%20contempor%c3%a2neo.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/7767/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/7767/3/O%20tr%c3%a1gico%20e%20o%20espet%c3%a1culo_algumas%20reflex%c3%b5es%20sobre%20a%20representa%c3%a7%c3%a3o%20da%20viol%c3%aancia%20no%20cinema%20brasileiro%20contempor%c3%a2neo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b46fc88527fdde0bb7e5bc5fffa1eb1
d58b66283bd1e5c2dab46202e362bafc
cb263d44568a1ae00c3a3a8503bec311
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829831072317440