Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2020
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13605
Resumo: Este trabalho teve por objetivos investigar estratégias de ensino-aprendizagem que atendem às necessidades da criança autista, de modo a contribuir com a implementação de novas formas de eensinar, com o devido suporte para o desenvolvimento e sucesso na aprendizagem do aluno autista. O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno que compromete seriamente a comunicação e a interação social. A pesquisa bibliográfica, apresentada no desenvolvimento do trabalho, está dividida nos seguintes tópicos: autismo: histórico, características e conceitos teóricos; utilização de tecnologias para alfabetização e linguagem, estratégias de ensino e interação social.Espera-se que este trabalho possa auxiliar os professores a compreender a complexidade que é o TEA e as possíveis estratégias de ensino-aprendizagem que proporcionam ao aluno autista a aquisição da linguagem, minimizando as dificuldades da criança em aprender, para que ela possa se desenvolver integralmente dentro de suas possibilidades.
id UCB-2_af230ad00110e3b8353434f424e22344
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/13605
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Cordeiro, Bernadete Moreira PessanhaRodrigues, Maria Aparecida2021-04-07T14:20:57Z2021-03-122021-04-07T14:20:57Z2020RODRIGUES, Maria Aparecida. Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas. 2020. 23 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13605Submitted by Karina Martins (karina.martins@ucb.br) on 2021-03-12T16:35:29Z No. of bitstreams: 1 MariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdf: 353329 bytes, checksum: 023ac4fbd521f90100c2109d2489d590 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2021-04-07T14:20:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdf: 353329 bytes, checksum: 023ac4fbd521f90100c2109d2489d590 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-07T14:20:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdf: 353329 bytes, checksum: 023ac4fbd521f90100c2109d2489d590 (MD5) Previous issue date: 2020Este trabalho teve por objetivos investigar estratégias de ensino-aprendizagem que atendem às necessidades da criança autista, de modo a contribuir com a implementação de novas formas de eensinar, com o devido suporte para o desenvolvimento e sucesso na aprendizagem do aluno autista. O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno que compromete seriamente a comunicação e a interação social. A pesquisa bibliográfica, apresentada no desenvolvimento do trabalho, está dividida nos seguintes tópicos: autismo: histórico, características e conceitos teóricos; utilização de tecnologias para alfabetização e linguagem, estratégias de ensino e interação social.Espera-se que este trabalho possa auxiliar os professores a compreender a complexidade que é o TEA e as possíveis estratégias de ensino-aprendizagem que proporcionam ao aluno autista a aquisição da linguagem, minimizando as dificuldades da criança em aprender, para que ela possa se desenvolver integralmente dentro de suas possibilidades.porUniversidade Católica de BrasíliaPPG - Revistas e Artigos CientíficosUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAutismoTranstorno do Espectro Autista - TEAInclusão socialEstratégias de ensinoEstratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEspecialização em Psicopedagogia com Ênfase em Neurociênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTMariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdf.txtMariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdf.txtExtracted texttext/plain51180https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13605/4/MariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdf.txteb97778506390ec2fe788ba42b724891MD54ORIGINALMariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdfMariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdfArtigoapplication/pdf353329https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13605/3/MariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdf023ac4fbd521f90100c2109d2489d590MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13605/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/136052021-11-18 02:11:54.116Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas
title Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas
spellingShingle Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas
Rodrigues, Maria Aparecida
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Autismo
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Inclusão social
Estratégias de ensino
title_short Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas
title_full Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas
title_fullStr Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas
title_full_unstemmed Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas
title_sort Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas
author Rodrigues, Maria Aparecida
author_facet Rodrigues, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cordeiro, Bernadete Moreira Pessanha
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Aparecida
contributor_str_mv Cordeiro, Bernadete Moreira Pessanha
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Autismo
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Inclusão social
Estratégias de ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Inclusão social
Estratégias de ensino
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho teve por objetivos investigar estratégias de ensino-aprendizagem que atendem às necessidades da criança autista, de modo a contribuir com a implementação de novas formas de eensinar, com o devido suporte para o desenvolvimento e sucesso na aprendizagem do aluno autista. O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno que compromete seriamente a comunicação e a interação social. A pesquisa bibliográfica, apresentada no desenvolvimento do trabalho, está dividida nos seguintes tópicos: autismo: histórico, características e conceitos teóricos; utilização de tecnologias para alfabetização e linguagem, estratégias de ensino e interação social.Espera-se que este trabalho possa auxiliar os professores a compreender a complexidade que é o TEA e as possíveis estratégias de ensino-aprendizagem que proporcionam ao aluno autista a aquisição da linguagem, minimizando as dificuldades da criança em aprender, para que ela possa se desenvolver integralmente dentro de suas possibilidades.
description Este trabalho teve por objetivos investigar estratégias de ensino-aprendizagem que atendem às necessidades da criança autista, de modo a contribuir com a implementação de novas formas de eensinar, com o devido suporte para o desenvolvimento e sucesso na aprendizagem do aluno autista. O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno que compromete seriamente a comunicação e a interação social. A pesquisa bibliográfica, apresentada no desenvolvimento do trabalho, está dividida nos seguintes tópicos: autismo: histórico, características e conceitos teóricos; utilização de tecnologias para alfabetização e linguagem, estratégias de ensino e interação social.Espera-se que este trabalho possa auxiliar os professores a compreender a complexidade que é o TEA e as possíveis estratégias de ensino-aprendizagem que proporcionam ao aluno autista a aquisição da linguagem, minimizando as dificuldades da criança em aprender, para que ela possa se desenvolver integralmente dentro de suas possibilidades.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-07T14:20:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-12
2021-04-07T14:20:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Maria Aparecida. Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas. 2020. 23 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13605
identifier_str_mv RODRIGUES, Maria Aparecida. Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas. 2020. 23 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG - Revistas e Artigos Científicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13605/4/MariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdf.txt
https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13605/3/MariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdf
https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13605/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv eb97778506390ec2fe788ba42b724891
023ac4fbd521f90100c2109d2489d590
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829926534676480