Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13605 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivos investigar estratégias de ensino-aprendizagem que atendem às necessidades da criança autista, de modo a contribuir com a implementação de novas formas de eensinar, com o devido suporte para o desenvolvimento e sucesso na aprendizagem do aluno autista. O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno que compromete seriamente a comunicação e a interação social. A pesquisa bibliográfica, apresentada no desenvolvimento do trabalho, está dividida nos seguintes tópicos: autismo: histórico, características e conceitos teóricos; utilização de tecnologias para alfabetização e linguagem, estratégias de ensino e interação social.Espera-se que este trabalho possa auxiliar os professores a compreender a complexidade que é o TEA e as possíveis estratégias de ensino-aprendizagem que proporcionam ao aluno autista a aquisição da linguagem, minimizando as dificuldades da criança em aprender, para que ela possa se desenvolver integralmente dentro de suas possibilidades. |
id |
UCB-2_af230ad00110e3b8353434f424e22344 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/13605 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Cordeiro, Bernadete Moreira PessanhaRodrigues, Maria Aparecida2021-04-07T14:20:57Z2021-03-122021-04-07T14:20:57Z2020RODRIGUES, Maria Aparecida. Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas. 2020. 23 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13605Submitted by Karina Martins (karina.martins@ucb.br) on 2021-03-12T16:35:29Z No. of bitstreams: 1 MariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdf: 353329 bytes, checksum: 023ac4fbd521f90100c2109d2489d590 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2021-04-07T14:20:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdf: 353329 bytes, checksum: 023ac4fbd521f90100c2109d2489d590 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-07T14:20:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdf: 353329 bytes, checksum: 023ac4fbd521f90100c2109d2489d590 (MD5) Previous issue date: 2020Este trabalho teve por objetivos investigar estratégias de ensino-aprendizagem que atendem às necessidades da criança autista, de modo a contribuir com a implementação de novas formas de eensinar, com o devido suporte para o desenvolvimento e sucesso na aprendizagem do aluno autista. O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno que compromete seriamente a comunicação e a interação social. A pesquisa bibliográfica, apresentada no desenvolvimento do trabalho, está dividida nos seguintes tópicos: autismo: histórico, características e conceitos teóricos; utilização de tecnologias para alfabetização e linguagem, estratégias de ensino e interação social.Espera-se que este trabalho possa auxiliar os professores a compreender a complexidade que é o TEA e as possíveis estratégias de ensino-aprendizagem que proporcionam ao aluno autista a aquisição da linguagem, minimizando as dificuldades da criança em aprender, para que ela possa se desenvolver integralmente dentro de suas possibilidades.porUniversidade Católica de BrasíliaPPG - Revistas e Artigos CientíficosUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAutismoTranstorno do Espectro Autista - TEAInclusão socialEstratégias de ensinoEstratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEspecialização em Psicopedagogia com Ênfase em Neurociênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTMariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdf.txtMariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdf.txtExtracted texttext/plain51180https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13605/4/MariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdf.txteb97778506390ec2fe788ba42b724891MD54ORIGINALMariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdfMariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdfArtigoapplication/pdf353329https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13605/3/MariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdf023ac4fbd521f90100c2109d2489d590MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13605/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/136052021-11-18 02:11:54.116Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas |
title |
Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas |
spellingShingle |
Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas Rodrigues, Maria Aparecida CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Autismo Transtorno do Espectro Autista - TEA Inclusão social Estratégias de ensino |
title_short |
Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas |
title_full |
Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas |
title_fullStr |
Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas |
title_sort |
Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas |
author |
Rodrigues, Maria Aparecida |
author_facet |
Rodrigues, Maria Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cordeiro, Bernadete Moreira Pessanha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Aparecida |
contributor_str_mv |
Cordeiro, Bernadete Moreira Pessanha |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Autismo Transtorno do Espectro Autista - TEA Inclusão social Estratégias de ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Transtorno do Espectro Autista - TEA Inclusão social Estratégias de ensino |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este trabalho teve por objetivos investigar estratégias de ensino-aprendizagem que atendem às necessidades da criança autista, de modo a contribuir com a implementação de novas formas de eensinar, com o devido suporte para o desenvolvimento e sucesso na aprendizagem do aluno autista. O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno que compromete seriamente a comunicação e a interação social. A pesquisa bibliográfica, apresentada no desenvolvimento do trabalho, está dividida nos seguintes tópicos: autismo: histórico, características e conceitos teóricos; utilização de tecnologias para alfabetização e linguagem, estratégias de ensino e interação social.Espera-se que este trabalho possa auxiliar os professores a compreender a complexidade que é o TEA e as possíveis estratégias de ensino-aprendizagem que proporcionam ao aluno autista a aquisição da linguagem, minimizando as dificuldades da criança em aprender, para que ela possa se desenvolver integralmente dentro de suas possibilidades. |
description |
Este trabalho teve por objetivos investigar estratégias de ensino-aprendizagem que atendem às necessidades da criança autista, de modo a contribuir com a implementação de novas formas de eensinar, com o devido suporte para o desenvolvimento e sucesso na aprendizagem do aluno autista. O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno que compromete seriamente a comunicação e a interação social. A pesquisa bibliográfica, apresentada no desenvolvimento do trabalho, está dividida nos seguintes tópicos: autismo: histórico, características e conceitos teóricos; utilização de tecnologias para alfabetização e linguagem, estratégias de ensino e interação social.Espera-se que este trabalho possa auxiliar os professores a compreender a complexidade que é o TEA e as possíveis estratégias de ensino-aprendizagem que proporcionam ao aluno autista a aquisição da linguagem, minimizando as dificuldades da criança em aprender, para que ela possa se desenvolver integralmente dentro de suas possibilidades. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-07T14:20:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-12 2021-04-07T14:20:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Maria Aparecida. Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas. 2020. 23 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13605 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Maria Aparecida. Estratégias de ensino-aprendizagem para crianças autistas. 2020. 23 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Com Ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG - Revistas e Artigos Científicos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13605/4/MariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdf.txt https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13605/3/MariaAparecidaRodriguesTCCLatoSensu2020.pdf https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13605/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eb97778506390ec2fe788ba42b724891 023ac4fbd521f90100c2109d2489d590 4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829926534676480 |