A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70371 |
Resumo: | Nos últimos anos, o aumento no número de estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem gerado uma maior demanda por recursos educacionais especiais. Isso inclui a necessidade de salas de aula inclusivas, materiais adaptados e maior investimento na formação de professores. Diante deste cenário, o objetivo deste trabalho foi identificar produções acadêmicas referentes à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando explorar e analisar como tem ocorrido a inclusão de crianças no contexto escolar, destacando suas implicações práticas, desafios e benefícios. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e quantitativo que enfocou os modos de definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seu impacto sobre a educação escolar de crianças presentes nessas produções científicas. A pesquisa bibliográfica envolveu a busca por produções do campo da educação, referentes ao período 2010-2020 e foi realizada a partir de artigos publicados na “Revista Educação Especial”. O estudo constatou a existência de pesquisas que fazem referência ao diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sua relação com aspectos da educação de crianças, abordando questões relacionadas com a formação de professores, às adaptações curriculares e às estratégias pedagógicas no contexto escolar, além da importância do apoio familiar nesse processo. Assim, as considerações elaboradas pelos autores nos permitem refletir sobre o tema e a emergência de pesquisas educacionais que apontam para o âmbito da inclusão escolar e para a construção de outras formas de pensar a escolarização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que promovam ações para criar um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo para todos os alunos, independentemente de suas características e necessidades específicas. |
id |
UFSP_ab52c2ca78ee140ca82d862c836280f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70371 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020)The school inclusion of students with Autism Spectrum Disorder: Analysis of productions from the “Educação Especial” Magazine (2010-2020)Transtorno do Espectro Autista (TEA)AutismoInclusão escolarNos últimos anos, o aumento no número de estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem gerado uma maior demanda por recursos educacionais especiais. Isso inclui a necessidade de salas de aula inclusivas, materiais adaptados e maior investimento na formação de professores. Diante deste cenário, o objetivo deste trabalho foi identificar produções acadêmicas referentes à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando explorar e analisar como tem ocorrido a inclusão de crianças no contexto escolar, destacando suas implicações práticas, desafios e benefícios. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e quantitativo que enfocou os modos de definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seu impacto sobre a educação escolar de crianças presentes nessas produções científicas. A pesquisa bibliográfica envolveu a busca por produções do campo da educação, referentes ao período 2010-2020 e foi realizada a partir de artigos publicados na “Revista Educação Especial”. O estudo constatou a existência de pesquisas que fazem referência ao diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sua relação com aspectos da educação de crianças, abordando questões relacionadas com a formação de professores, às adaptações curriculares e às estratégias pedagógicas no contexto escolar, além da importância do apoio familiar nesse processo. Assim, as considerações elaboradas pelos autores nos permitem refletir sobre o tema e a emergência de pesquisas educacionais que apontam para o âmbito da inclusão escolar e para a construção de outras formas de pensar a escolarização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que promovam ações para criar um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo para todos os alunos, independentemente de suas características e necessidades específicas.Universidade Federal de São PauloMartins, Ednahttp://lattes.cnpq.br/1795407379797629Borgo, Allana Júlia Martins [UNIFESP]2024-01-10T20:50:14Z2024-01-10T20:50:14Z2023-12-19info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion36 f.application/pdfBORGO, Allana Júlia Martins. A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020). 2023. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70371porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T17:21:50Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70371Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T17:21:50Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020) The school inclusion of students with Autism Spectrum Disorder: Analysis of productions from the “Educação Especial” Magazine (2010-2020) |
title |
A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020) |
spellingShingle |
A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020) Borgo, Allana Júlia Martins [UNIFESP] Transtorno do Espectro Autista (TEA) Autismo Inclusão escolar |
title_short |
A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020) |
title_full |
A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020) |
title_fullStr |
A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020) |
title_full_unstemmed |
A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020) |
title_sort |
A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020) |
author |
Borgo, Allana Júlia Martins [UNIFESP] |
author_facet |
Borgo, Allana Júlia Martins [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Edna http://lattes.cnpq.br/1795407379797629 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borgo, Allana Júlia Martins [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Espectro Autista (TEA) Autismo Inclusão escolar |
topic |
Transtorno do Espectro Autista (TEA) Autismo Inclusão escolar |
description |
Nos últimos anos, o aumento no número de estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem gerado uma maior demanda por recursos educacionais especiais. Isso inclui a necessidade de salas de aula inclusivas, materiais adaptados e maior investimento na formação de professores. Diante deste cenário, o objetivo deste trabalho foi identificar produções acadêmicas referentes à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando explorar e analisar como tem ocorrido a inclusão de crianças no contexto escolar, destacando suas implicações práticas, desafios e benefícios. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e quantitativo que enfocou os modos de definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seu impacto sobre a educação escolar de crianças presentes nessas produções científicas. A pesquisa bibliográfica envolveu a busca por produções do campo da educação, referentes ao período 2010-2020 e foi realizada a partir de artigos publicados na “Revista Educação Especial”. O estudo constatou a existência de pesquisas que fazem referência ao diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sua relação com aspectos da educação de crianças, abordando questões relacionadas com a formação de professores, às adaptações curriculares e às estratégias pedagógicas no contexto escolar, além da importância do apoio familiar nesse processo. Assim, as considerações elaboradas pelos autores nos permitem refletir sobre o tema e a emergência de pesquisas educacionais que apontam para o âmbito da inclusão escolar e para a construção de outras formas de pensar a escolarização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que promovam ações para criar um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo para todos os alunos, independentemente de suas características e necessidades específicas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-19 2024-01-10T20:50:14Z 2024-01-10T20:50:14Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORGO, Allana Júlia Martins. A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020). 2023. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70371 |
identifier_str_mv |
BORGO, Allana Júlia Martins. A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020). 2023. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
36 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268441449725952 |