A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borgo, Allana Júlia Martins [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70371
Resumo: Nos últimos anos, o aumento no número de estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem gerado uma maior demanda por recursos educacionais especiais. Isso inclui a necessidade de salas de aula inclusivas, materiais adaptados e maior investimento na formação de professores. Diante deste cenário, o objetivo deste trabalho foi identificar produções acadêmicas referentes à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando explorar e analisar como tem ocorrido a inclusão de crianças no contexto escolar, destacando suas implicações práticas, desafios e benefícios. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e quantitativo que enfocou os modos de definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seu impacto sobre a educação escolar de crianças presentes nessas produções científicas. A pesquisa bibliográfica envolveu a busca por produções do campo da educação, referentes ao período 2010-2020 e foi realizada a partir de artigos publicados na “Revista Educação Especial”. O estudo constatou a existência de pesquisas que fazem referência ao diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sua relação com aspectos da educação de crianças, abordando questões relacionadas com a formação de professores, às adaptações curriculares e às estratégias pedagógicas no contexto escolar, além da importância do apoio familiar nesse processo. Assim, as considerações elaboradas pelos autores nos permitem refletir sobre o tema e a emergência de pesquisas educacionais que apontam para o âmbito da inclusão escolar e para a construção de outras formas de pensar a escolarização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que promovam ações para criar um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo para todos os alunos, independentemente de suas características e necessidades específicas.
id UFSP_ab52c2ca78ee140ca82d862c836280f9
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70371
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020)The school inclusion of students with Autism Spectrum Disorder: Analysis of productions from the “Educação Especial” Magazine (2010-2020)Transtorno do Espectro Autista (TEA)AutismoInclusão escolarNos últimos anos, o aumento no número de estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem gerado uma maior demanda por recursos educacionais especiais. Isso inclui a necessidade de salas de aula inclusivas, materiais adaptados e maior investimento na formação de professores. Diante deste cenário, o objetivo deste trabalho foi identificar produções acadêmicas referentes à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando explorar e analisar como tem ocorrido a inclusão de crianças no contexto escolar, destacando suas implicações práticas, desafios e benefícios. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e quantitativo que enfocou os modos de definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seu impacto sobre a educação escolar de crianças presentes nessas produções científicas. A pesquisa bibliográfica envolveu a busca por produções do campo da educação, referentes ao período 2010-2020 e foi realizada a partir de artigos publicados na “Revista Educação Especial”. O estudo constatou a existência de pesquisas que fazem referência ao diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sua relação com aspectos da educação de crianças, abordando questões relacionadas com a formação de professores, às adaptações curriculares e às estratégias pedagógicas no contexto escolar, além da importância do apoio familiar nesse processo. Assim, as considerações elaboradas pelos autores nos permitem refletir sobre o tema e a emergência de pesquisas educacionais que apontam para o âmbito da inclusão escolar e para a construção de outras formas de pensar a escolarização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que promovam ações para criar um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo para todos os alunos, independentemente de suas características e necessidades específicas.Universidade Federal de São PauloMartins, Ednahttp://lattes.cnpq.br/1795407379797629Borgo, Allana Júlia Martins [UNIFESP]2024-01-10T20:50:14Z2024-01-10T20:50:14Z2023-12-19info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion36 f.application/pdfBORGO, Allana Júlia Martins. A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020). 2023. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70371porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T17:21:50Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70371Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T17:21:50Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020)
The school inclusion of students with Autism Spectrum Disorder: Analysis of productions from the “Educação Especial” Magazine (2010-2020)
title A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020)
spellingShingle A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020)
Borgo, Allana Júlia Martins [UNIFESP]
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autismo
Inclusão escolar
title_short A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020)
title_full A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020)
title_fullStr A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020)
title_full_unstemmed A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020)
title_sort A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020)
author Borgo, Allana Júlia Martins [UNIFESP]
author_facet Borgo, Allana Júlia Martins [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Edna
http://lattes.cnpq.br/1795407379797629
dc.contributor.author.fl_str_mv Borgo, Allana Júlia Martins [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autismo
Inclusão escolar
topic Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autismo
Inclusão escolar
description Nos últimos anos, o aumento no número de estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem gerado uma maior demanda por recursos educacionais especiais. Isso inclui a necessidade de salas de aula inclusivas, materiais adaptados e maior investimento na formação de professores. Diante deste cenário, o objetivo deste trabalho foi identificar produções acadêmicas referentes à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando explorar e analisar como tem ocorrido a inclusão de crianças no contexto escolar, destacando suas implicações práticas, desafios e benefícios. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e quantitativo que enfocou os modos de definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seu impacto sobre a educação escolar de crianças presentes nessas produções científicas. A pesquisa bibliográfica envolveu a busca por produções do campo da educação, referentes ao período 2010-2020 e foi realizada a partir de artigos publicados na “Revista Educação Especial”. O estudo constatou a existência de pesquisas que fazem referência ao diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sua relação com aspectos da educação de crianças, abordando questões relacionadas com a formação de professores, às adaptações curriculares e às estratégias pedagógicas no contexto escolar, além da importância do apoio familiar nesse processo. Assim, as considerações elaboradas pelos autores nos permitem refletir sobre o tema e a emergência de pesquisas educacionais que apontam para o âmbito da inclusão escolar e para a construção de outras formas de pensar a escolarização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que promovam ações para criar um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo para todos os alunos, independentemente de suas características e necessidades específicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
2024-01-10T20:50:14Z
2024-01-10T20:50:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGO, Allana Júlia Martins. A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020). 2023. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70371
identifier_str_mv BORGO, Allana Júlia Martins. A inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista: análise de produções da Revista “Educação Especial” (2010-2020). 2023. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 36 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268441449725952