Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos anos com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Samira Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37271
Resumo: O trabalho de conclusão de curso teve como objetivo conhecer a história e as leis sobre o transtorno do Espectro Autista teve também como objetivo conhecer como funciona a inclusão desses alunos na escola regular, analisando métodos de professores e pesquisadores sobre a inclusão desses alunos, teve também por objetivo analisar a formação dos profissionais da Educação (professores), como está sendo a formação desses profissionais sobre o transtorno do espectro autista. Além disso, outro aspecto a ser considerado é a presença dos acompanhantes, no caso os familiares tem a responsabilidade, a escola também foi analisada como está tratando as crianças com Transtorno do aspecto autista TEA é seus familiares pois existe leis no Brasil para a inclusão desses alunos conforme está na legislação brasileira com seus direitos para atender as suas necessidades. Estudar o autismo e a inclusão contribui para ampliar o conhecimento na área, contudo é necessária a formação de profissionais da educação básica numa perspectiva da inclusão escolar. Nesta perspectiva, a temática reafirma a necessidade que todos compreendam e aceitem a diversidade humana, e possam contribuir na construção de uma sociedade justa e igualitária. Proporcionar as crianças com autismo a convivência com outras da mesma faixa etária possibilita o estímulo a suas capacidades interativas, impedindo o isolamento continuo. O professor deve ter um olhar atento às necessidades de cada aluno, foque em suas potencialidades para que de fato esse aluno se sinta incluído e se efetive o ensino/aprendizagem. Deve se estruturar a rotina da criança, mudanças podem influenciar em seu comportamento. A educação de crianças autistas é algo que inclui muitas habilidades sociais, visuais, comportamentais e de rotina. Todas as estratégias são fundamentais para que a criança autista cresça cognitivamente e socialmente, além de elevar o bem estar psicológico da criança e da família. Autismo; Revisão; diferentes abordagens. Criança; Inclusão; Interação; Social; Aprendizagem; Escola; Educador. Conclui-se que o autismo é uma desordem global que causa reações como, por exemplo, o não desenvolvimento normal da inteligência. Isso resulta na dificuldade de desenvolver relações sociais normais e em comportamentos compulsivos e ritualísticos.
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