Gestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Eni Aparecida de
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4607
Resumo: O presente trabalho teve por interesse investigar e verificar a possibilidade de qual forma a Gestão do Conhecimento, por meio da Coordenação-geral de convênios da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) pode contribuir na eficiência dessa organização, considerando ser essa uma autarquia pública. Consistiu de uma avaliação do setor de convênios incluindo a Presidência (CGCON) e todas as superintendências regionais localizadas em todas as unidades da federação nacional, levando ao conhecimento dos servidores uma síntese do que é Gestão do Conhecimento. Procurou estudar e analisar se o conhecimento presente na CGCON é compartilhado de maneira eficaz, se o conhecimento explicito registrado em manuais e normas é bem entendido pelos servidores e se o conhecimento tácito ajuda de alguma forma na celeridade dos processos de trabalho. Os servidores responderam as questões sugeridas pelo autor do livro básico utilizado: “MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”, de Fábio Ferreira Batista – IPEA. O questionário apresentado faz parte da primeira etapa de implementação do plano de GC, segundo o “MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO (GC) NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”, que é apêndice do livro.
id UCB-2_b0abf372cf4eff6c2b53acc27f64362e
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:10869/4607
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Oliveira, Eni Aparecida deHedler, Helga Cristina2014-09-26T21:53:40Z2016-10-10T03:55:00Z2014-09-26T21:53:40Z2016-10-10T03:55:00Z2014-09-262014-03-21OLIVEIRA ,Eni Aparecida de. Gestão do conhecimento na FUNASA: um estudo de caso na coordenação geral de convênios.2014. 28 f. Monografia (Pós-Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4607O presente trabalho teve por interesse investigar e verificar a possibilidade de qual forma a Gestão do Conhecimento, por meio da Coordenação-geral de convênios da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) pode contribuir na eficiência dessa organização, considerando ser essa uma autarquia pública. Consistiu de uma avaliação do setor de convênios incluindo a Presidência (CGCON) e todas as superintendências regionais localizadas em todas as unidades da federação nacional, levando ao conhecimento dos servidores uma síntese do que é Gestão do Conhecimento. Procurou estudar e analisar se o conhecimento presente na CGCON é compartilhado de maneira eficaz, se o conhecimento explicito registrado em manuais e normas é bem entendido pelos servidores e se o conhecimento tácito ajuda de alguma forma na celeridade dos processos de trabalho. Os servidores responderam as questões sugeridas pelo autor do livro básico utilizado: “MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”, de Fábio Ferreira Batista – IPEA. O questionário apresentado faz parte da primeira etapa de implementação do plano de GC, segundo o “MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO (GC) NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”, que é apêndice do livro.The present study had the interest to investigate and verify the possibility of what form the Knowledge Management through the General Coordination of agreements of the National Health Foundation (Funasa) can contribute to the efficiency of the organization, considering that this is a public authority. Consisted of a review of the sector covenants including the Presidency (CGCON) and all regional offices located in all units of the national federation, leading to the knowledge of the servers that is a synthesis of knowledge management. Sought to study and analyze the present in CGCON knowledge is shared effectively, the explicit knowledge recorded in handbooks and standards is well understood by servers and tacit knowledge helps somehow the swiftness of work processes. Servers answered the questions suggested by the author of the basic text used: “MODEL OF KNOWLEDGE MANAGEMENT FOR PUBLIC ADMINISTRATION” by Fábio Ferreira Batista - IPEA. The questionnaire presented a part of the first stage of implementation of KM plan, according to the “MANUAL FOR THE IMPLEMENTATION OF KNOWLEDGE MANAGEMENT (KM) IN PUBLIC ADMINISTRATION”, which is appendix to the book.Submitted by Ana Cláudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2014-09-08T22:47:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) Eni Aparecida de Oliveira.pdf: 428474 bytes, checksum: cf3556099a5f0062acc40b9c600c48fe (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-09-26T21:53:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) Eni Aparecida de Oliveira.pdf: 428474 bytes, checksum: cf3556099a5f0062acc40b9c600c48fe (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-26T21:53:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) Eni Aparecida de Oliveira.pdf: 428474 bytes, checksum: cf3556099a5f0062acc40b9c600c48fe (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-10T03:55:00Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Eni Aparecida de Oliveira.pdf: 428474 bytes, checksum: cf3556099a5f0062acc40b9c600c48fe (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 94cbb51f9340945129f3e8147cfcfbd6 (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) license.txt: 1877 bytes, checksum: e38d93826fd89c5f905178c65d656bbe (MD5) Previous issue date: 2014-09-26Universidade Católica de Brasília – UCB.TextoArea Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da InformaçãoGestão do Conhecimentovisãoprocessoinovaçãoequipe trabalhotácitoexplícitoclima organizacionalKnowledge managementvisionprocess innovationteam worktacitexplicitorganizational climateGestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEspecializaçãoUniversidade Católica de Brasília, BrasilGestão do conhecimentoEspecialistaEspecialização em Gestão do Conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALEni Aparecida de Oliveira.pdfapplication/pdf428474https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/1/Eni%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdfcf3556099a5f0062acc40b9c600c48feMD51CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream49https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/2/license_url94cbb51f9340945129f3e8147cfcfbd6MD52license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdfapplication/octet-stream21954https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/4/license_rdf8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632MD54LICENSElicense.txttext/plain1877https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/5/license.txte38d93826fd89c5f905178c65d656bbeMD55TEXTEni Aparecida de Oliveira.pdf.txtEni Aparecida de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain31203https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/6/Eni%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdf.txte29f3dd47f216277429680dac8de4317MD5610869/46072017-01-17 15:13:06.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios.
title Gestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios.
spellingShingle Gestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios.
Oliveira, Eni Aparecida de
Gestão do Conhecimento
visão
processo
inovação
equipe trabalho
tácito
explícito
clima organizacional
Knowledge management
vision
process innovation
team work
tacit
explicit
organizational climate
Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informação
title_short Gestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios.
title_full Gestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios.
title_fullStr Gestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios.
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios.
title_sort Gestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios.
author Oliveira, Eni Aparecida de
author_facet Oliveira, Eni Aparecida de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Eni Aparecida de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hedler, Helga Cristina
contributor_str_mv Hedler, Helga Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do Conhecimento
visão
processo
inovação
equipe trabalho
tácito
explícito
clima organizacional
Knowledge management
vision
process innovation
team work
tacit
explicit
organizational climate
topic Gestão do Conhecimento
visão
processo
inovação
equipe trabalho
tácito
explícito
clima organizacional
Knowledge management
vision
process innovation
team work
tacit
explicit
organizational climate
Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informação
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Universidade Católica de Brasília – UCB.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho teve por interesse investigar e verificar a possibilidade de qual forma a Gestão do Conhecimento, por meio da Coordenação-geral de convênios da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) pode contribuir na eficiência dessa organização, considerando ser essa uma autarquia pública. Consistiu de uma avaliação do setor de convênios incluindo a Presidência (CGCON) e todas as superintendências regionais localizadas em todas as unidades da federação nacional, levando ao conhecimento dos servidores uma síntese do que é Gestão do Conhecimento. Procurou estudar e analisar se o conhecimento presente na CGCON é compartilhado de maneira eficaz, se o conhecimento explicito registrado em manuais e normas é bem entendido pelos servidores e se o conhecimento tácito ajuda de alguma forma na celeridade dos processos de trabalho. Os servidores responderam as questões sugeridas pelo autor do livro básico utilizado: “MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”, de Fábio Ferreira Batista – IPEA. O questionário apresentado faz parte da primeira etapa de implementação do plano de GC, segundo o “MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO (GC) NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”, que é apêndice do livro.
The present study had the interest to investigate and verify the possibility of what form the Knowledge Management through the General Coordination of agreements of the National Health Foundation (Funasa) can contribute to the efficiency of the organization, considering that this is a public authority. Consisted of a review of the sector covenants including the Presidency (CGCON) and all regional offices located in all units of the national federation, leading to the knowledge of the servers that is a synthesis of knowledge management. Sought to study and analyze the present in CGCON knowledge is shared effectively, the explicit knowledge recorded in handbooks and standards is well understood by servers and tacit knowledge helps somehow the swiftness of work processes. Servers answered the questions suggested by the author of the basic text used: “MODEL OF KNOWLEDGE MANAGEMENT FOR PUBLIC ADMINISTRATION” by Fábio Ferreira Batista - IPEA. The questionnaire presented a part of the first stage of implementation of KM plan, according to the “MANUAL FOR THE IMPLEMENTATION OF KNOWLEDGE MANAGEMENT (KM) IN PUBLIC ADMINISTRATION”, which is appendix to the book.
description O presente trabalho teve por interesse investigar e verificar a possibilidade de qual forma a Gestão do Conhecimento, por meio da Coordenação-geral de convênios da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) pode contribuir na eficiência dessa organização, considerando ser essa uma autarquia pública. Consistiu de uma avaliação do setor de convênios incluindo a Presidência (CGCON) e todas as superintendências regionais localizadas em todas as unidades da federação nacional, levando ao conhecimento dos servidores uma síntese do que é Gestão do Conhecimento. Procurou estudar e analisar se o conhecimento presente na CGCON é compartilhado de maneira eficaz, se o conhecimento explicito registrado em manuais e normas é bem entendido pelos servidores e se o conhecimento tácito ajuda de alguma forma na celeridade dos processos de trabalho. Os servidores responderam as questões sugeridas pelo autor do livro básico utilizado: “MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”, de Fábio Ferreira Batista – IPEA. O questionário apresentado faz parte da primeira etapa de implementação do plano de GC, segundo o “MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO (GC) NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”, que é apêndice do livro.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-26T21:53:40Z
2016-10-10T03:55:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-26T21:53:40Z
2016-10-10T03:55:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA ,Eni Aparecida de. Gestão do conhecimento na FUNASA: um estudo de caso na coordenação geral de convênios.2014. 28 f. Monografia (Pós-Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4607
identifier_str_mv OLIVEIRA ,Eni Aparecida de. Gestão do conhecimento na FUNASA: um estudo de caso na coordenação geral de convênios.2014. 28 f. Monografia (Pós-Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/1/Eni%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/2/license_url
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/3/license_text
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/4/license_rdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/5/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/6/Eni%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cf3556099a5f0062acc40b9c600c48fe
94cbb51f9340945129f3e8147cfcfbd6
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632
e38d93826fd89c5f905178c65d656bbe
e29f3dd47f216277429680dac8de4317
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829838686027776