Gestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4607 |
Resumo: | O presente trabalho teve por interesse investigar e verificar a possibilidade de qual forma a Gestão do Conhecimento, por meio da Coordenação-geral de convênios da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) pode contribuir na eficiência dessa organização, considerando ser essa uma autarquia pública. Consistiu de uma avaliação do setor de convênios incluindo a Presidência (CGCON) e todas as superintendências regionais localizadas em todas as unidades da federação nacional, levando ao conhecimento dos servidores uma síntese do que é Gestão do Conhecimento. Procurou estudar e analisar se o conhecimento presente na CGCON é compartilhado de maneira eficaz, se o conhecimento explicito registrado em manuais e normas é bem entendido pelos servidores e se o conhecimento tácito ajuda de alguma forma na celeridade dos processos de trabalho. Os servidores responderam as questões sugeridas pelo autor do livro básico utilizado: “MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”, de Fábio Ferreira Batista – IPEA. O questionário apresentado faz parte da primeira etapa de implementação do plano de GC, segundo o “MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO (GC) NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”, que é apêndice do livro. |
id |
UCB-2_b0abf372cf4eff6c2b53acc27f64362e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:10869/4607 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Oliveira, Eni Aparecida deHedler, Helga Cristina2014-09-26T21:53:40Z2016-10-10T03:55:00Z2014-09-26T21:53:40Z2016-10-10T03:55:00Z2014-09-262014-03-21OLIVEIRA ,Eni Aparecida de. Gestão do conhecimento na FUNASA: um estudo de caso na coordenação geral de convênios.2014. 28 f. Monografia (Pós-Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4607O presente trabalho teve por interesse investigar e verificar a possibilidade de qual forma a Gestão do Conhecimento, por meio da Coordenação-geral de convênios da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) pode contribuir na eficiência dessa organização, considerando ser essa uma autarquia pública. Consistiu de uma avaliação do setor de convênios incluindo a Presidência (CGCON) e todas as superintendências regionais localizadas em todas as unidades da federação nacional, levando ao conhecimento dos servidores uma síntese do que é Gestão do Conhecimento. Procurou estudar e analisar se o conhecimento presente na CGCON é compartilhado de maneira eficaz, se o conhecimento explicito registrado em manuais e normas é bem entendido pelos servidores e se o conhecimento tácito ajuda de alguma forma na celeridade dos processos de trabalho. Os servidores responderam as questões sugeridas pelo autor do livro básico utilizado: “MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”, de Fábio Ferreira Batista – IPEA. O questionário apresentado faz parte da primeira etapa de implementação do plano de GC, segundo o “MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO (GC) NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”, que é apêndice do livro.The present study had the interest to investigate and verify the possibility of what form the Knowledge Management through the General Coordination of agreements of the National Health Foundation (Funasa) can contribute to the efficiency of the organization, considering that this is a public authority. Consisted of a review of the sector covenants including the Presidency (CGCON) and all regional offices located in all units of the national federation, leading to the knowledge of the servers that is a synthesis of knowledge management. Sought to study and analyze the present in CGCON knowledge is shared effectively, the explicit knowledge recorded in handbooks and standards is well understood by servers and tacit knowledge helps somehow the swiftness of work processes. Servers answered the questions suggested by the author of the basic text used: “MODEL OF KNOWLEDGE MANAGEMENT FOR PUBLIC ADMINISTRATION” by Fábio Ferreira Batista - IPEA. The questionnaire presented a part of the first stage of implementation of KM plan, according to the “MANUAL FOR THE IMPLEMENTATION OF KNOWLEDGE MANAGEMENT (KM) IN PUBLIC ADMINISTRATION”, which is appendix to the book.Submitted by Ana Cláudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2014-09-08T22:47:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) Eni Aparecida de Oliveira.pdf: 428474 bytes, checksum: cf3556099a5f0062acc40b9c600c48fe (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-09-26T21:53:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) Eni Aparecida de Oliveira.pdf: 428474 bytes, checksum: cf3556099a5f0062acc40b9c600c48fe (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-26T21:53:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) Eni Aparecida de Oliveira.pdf: 428474 bytes, checksum: cf3556099a5f0062acc40b9c600c48fe (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-10T03:55:00Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Eni Aparecida de Oliveira.pdf: 428474 bytes, checksum: cf3556099a5f0062acc40b9c600c48fe (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 94cbb51f9340945129f3e8147cfcfbd6 (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) license.txt: 1877 bytes, checksum: e38d93826fd89c5f905178c65d656bbe (MD5) Previous issue date: 2014-09-26Universidade Católica de Brasília – UCB.TextoArea Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da InformaçãoGestão do Conhecimentovisãoprocessoinovaçãoequipe trabalhotácitoexplícitoclima organizacionalKnowledge managementvisionprocess innovationteam worktacitexplicitorganizational climateGestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEspecializaçãoUniversidade Católica de Brasília, BrasilGestão do conhecimentoEspecialistaEspecialização em Gestão do Conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALEni Aparecida de Oliveira.pdfapplication/pdf428474https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/1/Eni%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdfcf3556099a5f0062acc40b9c600c48feMD51CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream49https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/2/license_url94cbb51f9340945129f3e8147cfcfbd6MD52license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdfapplication/octet-stream21954https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/4/license_rdf8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632MD54LICENSElicense.txttext/plain1877https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/5/license.txte38d93826fd89c5f905178c65d656bbeMD55TEXTEni Aparecida de Oliveira.pdf.txtEni Aparecida de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain31203https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/6/Eni%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdf.txte29f3dd47f216277429680dac8de4317MD5610869/46072017-01-17 15:13:06.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios. |
title |
Gestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios. |
spellingShingle |
Gestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios. Oliveira, Eni Aparecida de Gestão do Conhecimento visão processo inovação equipe trabalho tácito explícito clima organizacional Knowledge management vision process innovation team work tacit explicit organizational climate Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informação |
title_short |
Gestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios. |
title_full |
Gestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios. |
title_fullStr |
Gestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios. |
title_full_unstemmed |
Gestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios. |
title_sort |
Gestão do conhecimento da FUNASA : um estudo de caso na coordenação geral de convênios. |
author |
Oliveira, Eni Aparecida de |
author_facet |
Oliveira, Eni Aparecida de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Eni Aparecida de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hedler, Helga Cristina |
contributor_str_mv |
Hedler, Helga Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do Conhecimento visão processo inovação equipe trabalho tácito explícito clima organizacional Knowledge management vision process innovation team work tacit explicit organizational climate |
topic |
Gestão do Conhecimento visão processo inovação equipe trabalho tácito explícito clima organizacional Knowledge management vision process innovation team work tacit explicit organizational climate Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informação |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Universidade Católica de Brasília – UCB. |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho teve por interesse investigar e verificar a possibilidade de qual forma a Gestão do Conhecimento, por meio da Coordenação-geral de convênios da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) pode contribuir na eficiência dessa organização, considerando ser essa uma autarquia pública. Consistiu de uma avaliação do setor de convênios incluindo a Presidência (CGCON) e todas as superintendências regionais localizadas em todas as unidades da federação nacional, levando ao conhecimento dos servidores uma síntese do que é Gestão do Conhecimento. Procurou estudar e analisar se o conhecimento presente na CGCON é compartilhado de maneira eficaz, se o conhecimento explicito registrado em manuais e normas é bem entendido pelos servidores e se o conhecimento tácito ajuda de alguma forma na celeridade dos processos de trabalho. Os servidores responderam as questões sugeridas pelo autor do livro básico utilizado: “MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”, de Fábio Ferreira Batista – IPEA. O questionário apresentado faz parte da primeira etapa de implementação do plano de GC, segundo o “MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO (GC) NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”, que é apêndice do livro. The present study had the interest to investigate and verify the possibility of what form the Knowledge Management through the General Coordination of agreements of the National Health Foundation (Funasa) can contribute to the efficiency of the organization, considering that this is a public authority. Consisted of a review of the sector covenants including the Presidency (CGCON) and all regional offices located in all units of the national federation, leading to the knowledge of the servers that is a synthesis of knowledge management. Sought to study and analyze the present in CGCON knowledge is shared effectively, the explicit knowledge recorded in handbooks and standards is well understood by servers and tacit knowledge helps somehow the swiftness of work processes. Servers answered the questions suggested by the author of the basic text used: “MODEL OF KNOWLEDGE MANAGEMENT FOR PUBLIC ADMINISTRATION” by Fábio Ferreira Batista - IPEA. The questionnaire presented a part of the first stage of implementation of KM plan, according to the “MANUAL FOR THE IMPLEMENTATION OF KNOWLEDGE MANAGEMENT (KM) IN PUBLIC ADMINISTRATION”, which is appendix to the book. |
description |
O presente trabalho teve por interesse investigar e verificar a possibilidade de qual forma a Gestão do Conhecimento, por meio da Coordenação-geral de convênios da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) pode contribuir na eficiência dessa organização, considerando ser essa uma autarquia pública. Consistiu de uma avaliação do setor de convênios incluindo a Presidência (CGCON) e todas as superintendências regionais localizadas em todas as unidades da federação nacional, levando ao conhecimento dos servidores uma síntese do que é Gestão do Conhecimento. Procurou estudar e analisar se o conhecimento presente na CGCON é compartilhado de maneira eficaz, se o conhecimento explicito registrado em manuais e normas é bem entendido pelos servidores e se o conhecimento tácito ajuda de alguma forma na celeridade dos processos de trabalho. Os servidores responderam as questões sugeridas pelo autor do livro básico utilizado: “MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”, de Fábio Ferreira Batista – IPEA. O questionário apresentado faz parte da primeira etapa de implementação do plano de GC, segundo o “MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO (GC) NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”, que é apêndice do livro. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-26T21:53:40Z 2016-10-10T03:55:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-09-26T21:53:40Z 2016-10-10T03:55:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-09-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA ,Eni Aparecida de. Gestão do conhecimento na FUNASA: um estudo de caso na coordenação geral de convênios.2014. 28 f. Monografia (Pós-Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4607 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA ,Eni Aparecida de. Gestão do conhecimento na FUNASA: um estudo de caso na coordenação geral de convênios.2014. 28 f. Monografia (Pós-Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Texto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/1/Eni%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/2/license_url https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/3/license_text https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/4/license_rdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/5/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/4607/6/Eni%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf3556099a5f0062acc40b9c600c48fe 94cbb51f9340945129f3e8147cfcfbd6 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 e38d93826fd89c5f905178c65d656bbe e29f3dd47f216277429680dac8de4317 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829838686027776 |