A inteligência comercial como mecanismo para definição de estratégias de internacionalização de empresas: estudo de caso da ABIMO
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Data de Publicação: | 2015 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9888 |
Resumo: | A internacionalização de empresas é consequência da globalização, uma vez que a possibilidade de troca de informações faz com que as organizações estabeleçam relações comerciais com empresas internacionais, com o objetivo de tornarem-se cada vez mais rentáveis e competitivas. Nesse sentido, a Inteligência Comercial tem o objetivo de ampliar a eficácia e competitividade das empresas, com a finalidade de reduzir os riscos no processo de tomada de decisão. Este estudo descreveu as principais estratégias de internacionalização das empresas, bem como isso está correlato com os conceitos, etapas e importância da Inteligência Comercial. No desenvolvimento do trabalho, foi analisada a atuação da IC dentro de uma entidade brasileira do setor de produtos médicos e odontológicos, a fim de demonstrar a relevância que a inteligência tem dentro das organizações e quais os principais resultados alcançados por ela. Além disso, foram descritas as principais fontes de informações que a entidade utiliza, sendo estas nacionais e internacionais, bem como as informações contidas em cada uma delas. Durante a pesquisa foi observado que a IC tem um papel de aumentar a competitividade das empresas, uma vez que através dela é possível obter informações estratégicas tanto sobre as tendências do setor no qual a empresa atua quanto de seus concorrentes. |
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Cunha, Camilla Sara GonçalvesMoreira, Thayná Carvalho2017-08-17T13:21:26Z2017-08-162017-08-17T13:21:26Z2015MOREIRA, Thayná Carvalho. A inteligência comercial como mecanismo para definição de estratégias de internacionalização de empresas: estudo de caso da ABIMO. 2015. 63 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9888A internacionalização de empresas é consequência da globalização, uma vez que a possibilidade de troca de informações faz com que as organizações estabeleçam relações comerciais com empresas internacionais, com o objetivo de tornarem-se cada vez mais rentáveis e competitivas. Nesse sentido, a Inteligência Comercial tem o objetivo de ampliar a eficácia e competitividade das empresas, com a finalidade de reduzir os riscos no processo de tomada de decisão. Este estudo descreveu as principais estratégias de internacionalização das empresas, bem como isso está correlato com os conceitos, etapas e importância da Inteligência Comercial. No desenvolvimento do trabalho, foi analisada a atuação da IC dentro de uma entidade brasileira do setor de produtos médicos e odontológicos, a fim de demonstrar a relevância que a inteligência tem dentro das organizações e quais os principais resultados alcançados por ela. Além disso, foram descritas as principais fontes de informações que a entidade utiliza, sendo estas nacionais e internacionais, bem como as informações contidas em cada uma delas. Durante a pesquisa foi observado que a IC tem um papel de aumentar a competitividade das empresas, uma vez que através dela é possível obter informações estratégicas tanto sobre as tendências do setor no qual a empresa atua quanto de seus concorrentes.The internationalization of companies is a consequence of globalization, since the possibility of exchanging information makes organizations to deal with international companies, aiming to become increasingly profitable and competitive. In this sense, the Business Intelligence aims to increase the efficiency and competitiveness of enterprises, in order to reduce risk in the decision-making process. This study described the main strategies of internationalization, and how this is correlated with the concepts, stages and importance of Business Intelligence. Through the development of this search, the performance of the BI was analyzed in a Brazilian organization of medical and dental products sector in order to demonstrate the relevance that intelligence has within organizations and what the main results achieved by it. In addition, it described the main sources of information that the organization uses, which are national and international, as well as the information contained in each of them. 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