Inteligência competitiva no processo de internacionalização de empresas: análise da Apex-Brasil comparada com outras agências
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Data de Publicação: | 2017 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9879 |
Resumo: | A busca pela internacionalização de empresas é um fato recorrente e tem sido intensificado seja por motivos de sobrevivência ou expansão de lucro. A informação se coloca como elemento fundamental que liga a decisão das empresas para irem ao exterior. As informações devem ser devidamente tratadas e analisadas para que os riscos dessa decisão sejam minimizados e os potenciais da empresa sejam visualizados de forma maximizada. O processo de trabalhar a informação para reduzir os riscos de decisões para determinado negócio é chamado de Inteligência Competitiva (IC) e nem todas as empresas disponibilizam de recursos para manterem um programa de IC capaz de estudar o mercado internacional. Para suprir a necessidade que as empresas possuem de ter uma área responsável pela Inteligência Competitiva, surgem as Agências de Promoção De Exportações (APEs) que se comprometem em entregar diversos serviços relacionados a internacionalização. Como o levantamento de informação é uma das etapas fundamentais para as tomadas de decisão de internacionalização, as APEs tiveram que desenvolver métodos para entregar um serviço de IC de qualidade, entre elas a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos que possui serviços que prometem atender essas demandas. A identificação da atuação das agências foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e para alguns casos entrevistas diretas com a área de IC delas. As APEs possuem práticas semelhantes de atuação e diferem-se quanto a execução que será descrita nesta pesquisa. |
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O processo de trabalhar a informação para reduzir os riscos de decisões para determinado negócio é chamado de Inteligência Competitiva (IC) e nem todas as empresas disponibilizam de recursos para manterem um programa de IC capaz de estudar o mercado internacional. Para suprir a necessidade que as empresas possuem de ter uma área responsável pela Inteligência Competitiva, surgem as Agências de Promoção De Exportações (APEs) que se comprometem em entregar diversos serviços relacionados a internacionalização. Como o levantamento de informação é uma das etapas fundamentais para as tomadas de decisão de internacionalização, as APEs tiveram que desenvolver métodos para entregar um serviço de IC de qualidade, entre elas a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos que possui serviços que prometem atender essas demandas. A identificação da atuação das agências foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e para alguns casos entrevistas diretas com a área de IC delas. As APEs possuem práticas semelhantes de atuação e diferem-se quanto a execução que será descrita nesta pesquisa.The search for the internationalization of companies is a recurrent fact and has been intensified either for reasons for survival or expansion of profit. Information is placed as a fundamental element that links the decision of the companies to go abroad, however, the information must be properly treated and analyzed so that the risks of that decision are minimized and the potential of the company is viewed in a maximized way. The process of treating the information to reduce the risk of decisions for business is called Competitive Intelligence (CI) and not all companies have the resources to maintain a CI program capable of studying the international market. In order to meet the needs of companies to have an area responsible for Competitive Intelligence, there are the Trade Promotion Organizations (TPOs) that are committed to deliver services related to internationalization. Since setting information up is one of the fundamental stages for the decision-making process to internationalize, the TPOs had to develop methods to deliver a quality CI service, among them the Brazilian Agency for the Promotion of Exports and Investments, which has services that promises to attend these demands. The identification of agencies’ performances were analyzed through bibliographic research and for some cases interviews with the CI area of them. The TPOs have similar practices CI services and differ in their execution that will be described in this research.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2017-08-15T17:28:26Z No. of bitstreams: 1 CaioCésarAndradeFerreiraTCCGraduacao2017.pdf: 1952566 bytes, checksum: 61ab957b12cb296d3449f725b6447ef1 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-08-16T13:00:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CaioCésarAndradeFerreiraTCCGraduacao2017.pdf: 1952566 bytes, checksum: 61ab957b12cb296d3449f725b6447ef1 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-16T13:00:15Z (GMT). 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