Sofrimento no trabalho docente: estudo de caso com uma professora da rede privada do DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Iara Carla de Ataides
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11073
Resumo: Este estudo objetiva investigar e compreender as vivências de sofrimento no trabalho docente a partir da identificação dos seus indicadores. Para tanto, buscar-se-á caracterizar a organização do trabalho, descrever as vivências de sofrimento no trabalho docente e apresentar os mecanismos de mediação do sofrimento que os docentes utilizam no seu dia a dia. O estudo tem como referencial teórico a abordagem da psicodinâmica do trabalho, que analisa a organização do trabalho, considerada um elemento primordial para a compreensão das experiências de prazer e sofrimento vivenciadas pelos trabalhadores na realização de suas atividades laborais. Quanto aos aspectos metodológicos, o estudo é qualitativo, pois busca identificar na voz dos próprios sujeitos da pesquisa fatores que contribuem para a ocorrência do sofrimento docente. É sujeito do presente estudo uma professora de ensino regular da educação infantil de uma rede privada do Distrito Federal – campo empírico desta pesquisa. Como instrumento para obtenção dos dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. A análise dos dados obtidos mostra que a professora vivencia em sua prática docente elementos que causam tanto prazer quanto sofrimento. Porém, estes sentimentos aparecem de forma oscilante no decorrer da sua carreira profissional. O prazer aparece associado ao início da prática docente, pela transmissão de conhecimento, pelo primeiro contato com as crianças em seu período de estágio e pela contribuição para a formação do aluno. Já os fatores que indicam o sofrimento são: o nível de agressividade dos alunos, a ausência de postura e de rotina básica das crianças, falta de perspectiva e de apoio da coordenação. Assim, pensar o trabalho docente na relação com alunos de educação infantil é de suma importância, pois este olhar atento aos desafios traz consigo as contribuições para o possível sofrimento docente, direcionando aspectos que envolvem o ato de trabalhar.
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É sujeito do presente estudo uma professora de ensino regular da educação infantil de uma rede privada do Distrito Federal – campo empírico desta pesquisa. Como instrumento para obtenção dos dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. A análise dos dados obtidos mostra que a professora vivencia em sua prática docente elementos que causam tanto prazer quanto sofrimento. Porém, estes sentimentos aparecem de forma oscilante no decorrer da sua carreira profissional. O prazer aparece associado ao início da prática docente, pela transmissão de conhecimento, pelo primeiro contato com as crianças em seu período de estágio e pela contribuição para a formação do aluno. Já os fatores que indicam o sofrimento são: o nível de agressividade dos alunos, a ausência de postura e de rotina básica das crianças, falta de perspectiva e de apoio da coordenação. 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