As redes de relacionamento no processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8218 |
Resumo: | Este estudo aborda o processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras pela perspectiva das redes de relacionamento. A pesquisa consiste em determinar como essas empresas se utilizam das redes para superar as limitações de seu porte e impulsionar sua entrada e permanência em mercados estrangeiros. Para isso foi realizado um estudo de caso com uma empresa do setor tecnológico do Distrito Federal. O estudo versa sobre os elementos motivadores para o uso das redes; vantagens e desvantagens de sua utilização; dificuldades para estabelecer redes e; principais classificações das redes. Como resultado foi verificado que as redes são usadas como instrumentos de mediação entre as empresas e o mercado internacional, permitindo que as firmas menores possam voltar suas atividades para a produção e desenvolvimento. |
id |
UCB-2_c3cf8f60541dc2ac12a9c330d122da59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/8218 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
2017-05-15T19:42:53Z2012-06-062017-05-15T19:42:53Z2012-06-06PRATA, Yasmim de Abreu Martins. As redes de relacionamento no processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras. 2012. 86 p. Monografia (Relações Internacionais), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8218Este estudo aborda o processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras pela perspectiva das redes de relacionamento. A pesquisa consiste em determinar como essas empresas se utilizam das redes para superar as limitações de seu porte e impulsionar sua entrada e permanência em mercados estrangeiros. Para isso foi realizado um estudo de caso com uma empresa do setor tecnológico do Distrito Federal. O estudo versa sobre os elementos motivadores para o uso das redes; vantagens e desvantagens de sua utilização; dificuldades para estabelecer redes e; principais classificações das redes. Como resultado foi verificado que as redes são usadas como instrumentos de mediação entre as empresas e o mercado internacional, permitindo que as firmas menores possam voltar suas atividades para a produção e desenvolvimento.This paper discusses the internationalization process of small and medium-sized Brazilian companies in the perspective of networks. The research consists of determining how these companies use the networks to overcome the limitations of their size and stimulate their entry and permanence in foreign markets. In order to achieve this goal, a case study with a technology sector company located in Distrito Federal was conducted. The study discusses about the motivating factors for the use of networks; advantages and disadvantages of its use; difficulties to establish networks and; main classifications of networks. As a result, it was verified that networks are used as instruments of mediation between companies and international market, allowing smaller firms to focus their activities on the production and development.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2017-05-15T17:46:30Z No. of bitstreams: 1 YasmimdeAbreuMartinsPrataTCCGraduacao.pdf: 935371 bytes, checksum: 95ea98e86ba7130ba3602ee997fe11fb (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-15T19:42:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 YasmimdeAbreuMartinsPrataTCCGraduacao.pdf: 935371 bytes, checksum: 95ea98e86ba7130ba3602ee997fe11fb (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-15T19:42:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 YasmimdeAbreuMartinsPrataTCCGraduacao.pdf: 935371 bytes, checksum: 95ea98e86ba7130ba3602ee997fe11fb (MD5) Previous issue date: 2012-06-06porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISRelações internacionaisPequenas e médias empresasInternacionalizaçãoRedes de relacionamentoAs redes de relacionamento no processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPrata, Yasmim de Abreu Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALYasmimdeAbreuMartinsPrataTCCGraduacao.pdfYasmimdeAbreuMartinsPrataTCCGraduacao.pdfMonografiaapplication/pdf935371https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8218/1/YasmimdeAbreuMartinsPrataTCCGraduacao.pdf95ea98e86ba7130ba3602ee997fe11fbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8218/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTYasmimdeAbreuMartinsPrataTCCGraduacao.pdf.txtYasmimdeAbreuMartinsPrataTCCGraduacao.pdf.txtExtracted texttext/plain184035https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8218/3/YasmimdeAbreuMartinsPrataTCCGraduacao.pdf.txta55c1fedf64c4f4a1eb4226f1ae156a6MD53123456789/82182017-05-16 01:02:16.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As redes de relacionamento no processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras |
title |
As redes de relacionamento no processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras |
spellingShingle |
As redes de relacionamento no processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras Prata, Yasmim de Abreu Martins CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Relações internacionais Pequenas e médias empresas Internacionalização Redes de relacionamento |
title_short |
As redes de relacionamento no processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras |
title_full |
As redes de relacionamento no processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras |
title_fullStr |
As redes de relacionamento no processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras |
title_full_unstemmed |
As redes de relacionamento no processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras |
title_sort |
As redes de relacionamento no processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras |
author |
Prata, Yasmim de Abreu Martins |
author_facet |
Prata, Yasmim de Abreu Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prata, Yasmim de Abreu Martins |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
topic |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Relações internacionais Pequenas e médias empresas Internacionalização Redes de relacionamento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações internacionais Pequenas e médias empresas Internacionalização Redes de relacionamento |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este estudo aborda o processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras pela perspectiva das redes de relacionamento. A pesquisa consiste em determinar como essas empresas se utilizam das redes para superar as limitações de seu porte e impulsionar sua entrada e permanência em mercados estrangeiros. Para isso foi realizado um estudo de caso com uma empresa do setor tecnológico do Distrito Federal. O estudo versa sobre os elementos motivadores para o uso das redes; vantagens e desvantagens de sua utilização; dificuldades para estabelecer redes e; principais classificações das redes. Como resultado foi verificado que as redes são usadas como instrumentos de mediação entre as empresas e o mercado internacional, permitindo que as firmas menores possam voltar suas atividades para a produção e desenvolvimento. This paper discusses the internationalization process of small and medium-sized Brazilian companies in the perspective of networks. The research consists of determining how these companies use the networks to overcome the limitations of their size and stimulate their entry and permanence in foreign markets. In order to achieve this goal, a case study with a technology sector company located in Distrito Federal was conducted. The study discusses about the motivating factors for the use of networks; advantages and disadvantages of its use; difficulties to establish networks and; main classifications of networks. As a result, it was verified that networks are used as instruments of mediation between companies and international market, allowing smaller firms to focus their activities on the production and development. |
description |
Este estudo aborda o processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras pela perspectiva das redes de relacionamento. A pesquisa consiste em determinar como essas empresas se utilizam das redes para superar as limitações de seu porte e impulsionar sua entrada e permanência em mercados estrangeiros. Para isso foi realizado um estudo de caso com uma empresa do setor tecnológico do Distrito Federal. O estudo versa sobre os elementos motivadores para o uso das redes; vantagens e desvantagens de sua utilização; dificuldades para estabelecer redes e; principais classificações das redes. Como resultado foi verificado que as redes são usadas como instrumentos de mediação entre as empresas e o mercado internacional, permitindo que as firmas menores possam voltar suas atividades para a produção e desenvolvimento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-06-06 2017-05-15T19:42:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-06-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-15T19:42:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PRATA, Yasmim de Abreu Martins. As redes de relacionamento no processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras. 2012. 86 p. Monografia (Relações Internacionais), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8218 |
identifier_str_mv |
PRATA, Yasmim de Abreu Martins. As redes de relacionamento no processo de internacionalização de pequenas e médias empresas brasileiras. 2012. 86 p. Monografia (Relações Internacionais), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Relações Internacionais (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades, Negócios e Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8218/1/YasmimdeAbreuMartinsPrataTCCGraduacao.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8218/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8218/3/YasmimdeAbreuMartinsPrataTCCGraduacao.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
95ea98e86ba7130ba3602ee997fe11fb 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b a55c1fedf64c4f4a1eb4226f1ae156a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829864965439488 |