O Exercício da Gestão Democrática no Centro de Ensino Especial n° 2 de Ceilândia, nos anos de 2012 e 2013.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, ROSANGELA
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5140
Resumo: Gestão Educacional
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Por meio de entrevistas com os gestores, consulta a documentos escolares e aplicação de questionário aos docentes e aos auxiliares educacionais do referido centro, percebeu-se que a gestão do CEE n° 2 de Ceilândia respeita todos os incisos definidos na lei, faz um trabalho adequado de gestão democrática, convoca a participação da comunidade escolar, busca o desenvolvimento de seus alunos e valoriza o seu profissional da educação. Percebeu-se também que uma prática de gestão que se baseia na legalidade pode trazer frutos significativos para a melhora na educação, uma vez que a escola pesquisada buscou cumprir as premissas da lei de forma criativa, com o intuito de alcançar os objetivos de qualidade do ensino, além de propiciar aos seus profissionais um sentimento de valorização.This article examines if the guiding principles of democratic management, listed in Law n° 4.751, of February 7, 2012, in its article 2, were adopted as part of the Center for Special Education n° 2 in Ceilândia. The purpose of this investigation was to provide subsidies so that managers could conduct their duties safely and within the law, respecting principles that guide the practice of democracy in the school environment, as well as promoting the achievement of collective goals. Through interviews with managers, school consultation documents and a questionnaire by teachers and educational assistants of the center, it was realized that the management of the EEC n° 2 Ceilândia respects all items defined in the law, does a job proper democratic management, calls the participation of the school community, seeks to develop its students and values their professional education. It was also checked that a management practice that is based on legality can bring significant improvement in education, since the school searched the premises sought to fulfill the law creatively in order to achieve the objectives of quality education, besides providing its professionals a sense of appreciation.Submitted by Ana Cláudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2014-10-22T00:59:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) Rosangela Cavalcante.pdf: 953048 bytes, checksum: 6923fc7399549c4cf677462ddc97b0eb (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-12-05T20:10:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) Rosangela Cavalcante.pdf: 953048 bytes, checksum: 6923fc7399549c4cf677462ddc97b0eb (MD5)Made available in DSpace on 2014-12-05T20:10:04Z (GMT). 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