Medicalização da educação: onde fica a autonomia da criança?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Mayara Araújo
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5203
Resumo: Pedagogia
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Esse evidencia que o consumo de drogas lícitas, como, por exemplo, o metilfenidato, utilizado por crianças/adolescentes com déficit de atenção, com crescimento vertiginoso nos últimos anos. Seu consumo, no ano 2000, girava em torno de 70.000 caixas. Em 2010, aumentou para 2.000.000 de caixas comercializadas. Dessa forma, se evidencia uma banalização da medicalização. Não é intenção desse artigo diminuir a importância do consumo de medicamentos para o tratamento de patologias, mas realizar uma reflexão entre o uso adequado e a banalização dessa prática. Parece ser mais fácil tratar questões de ordem educacional com medicamentos a utilizar metodologias e estratégias educacionais para tanto.Submitted by Marielle Domiciano (marielle.silva@ucb.br) on 2015-04-24T23:53:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Mayara Araujo Rocha.pdf: 779620 bytes, checksum: 81a282d97c6d589d6da7955530c88f28 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2015-05-20T20:46:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Mayara Araujo Rocha.pdf: 779620 bytes, checksum: 81a282d97c6d589d6da7955530c88f28 (MD5)Made available in DSpace on 2015-05-20T20:46:33Z (GMT). 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