Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Grasiele Vieira
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8118
Resumo: O presente trabalho pretende compreender o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade, usando como plano de fundo o case da campanha publicitária do Banco Itaú. O trabalho será dividido em três partes. A primeira tratará de questões relacionadas a evolução da linguagem e do uso dos emojis e emoticons dentro da sociedade. Na segunda parte serão trazidas questões relacionadas ao Itaú, abordando a sua história e crescimento ao longo do tempo. O objetivo dessa etapa é compreender como o Itaú chegou ao posicionamento que tem hoje. Na terceira parte será feita uma análise da campanha Isso muda o seu mundo, primeira campanha lançada feita a partir de emojis. Com base nas construções feitas anteriormente pretende-se refletir como os emojis e emoticons se tornaram tão importantes no meio digital, ao ponto de se tornarem parte de uma ferramenta inclusiva (os Emoti Sounds) e o que isso revela sobre a sociedade atual.
id UCB-2_d151e894c699e688be008bcf4fe69848
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/8118
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Cunha, Raquel Cantarelli Vieira daLima, Grasiele Vieira2017-05-08T18:31:58Z2016-12-062017-05-08T18:31:58Z2016-12-06LIMA, Grasiele Vieira. Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade. 2016. 69 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8118O presente trabalho pretende compreender o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade, usando como plano de fundo o case da campanha publicitária do Banco Itaú. O trabalho será dividido em três partes. A primeira tratará de questões relacionadas a evolução da linguagem e do uso dos emojis e emoticons dentro da sociedade. Na segunda parte serão trazidas questões relacionadas ao Itaú, abordando a sua história e crescimento ao longo do tempo. O objetivo dessa etapa é compreender como o Itaú chegou ao posicionamento que tem hoje. Na terceira parte será feita uma análise da campanha Isso muda o seu mundo, primeira campanha lançada feita a partir de emojis. Com base nas construções feitas anteriormente pretende-se refletir como os emojis e emoticons se tornaram tão importantes no meio digital, ao ponto de se tornarem parte de uma ferramenta inclusiva (os Emoti Sounds) e o que isso revela sobre a sociedade atual.This study aims to understand how the use of emoji and emoticons reveal about society, using as a background the Banco Itaú advertising campaign’s case. The work will be divided into three parts. The first will deal with issues related to the language evolution and the use of emoji and emoticons within society. In the second part will be brought questions related to Itaú, addressing its history and growth over time. The stage objective is to understand how Itaú reached the position it today. The third part is an analysis of the Isso muda o seu mundo (campaign, launched by Banco Itaú in 2015, made only with emojis. Based on the constructions done before, it is intended to discuss how emoji and emoticons become so important in the digital environment to the point of being a part of an inclusive tool (the Emoti Sounds) and what it reveals about today’s society.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-04-01T14:05:29Z No. of bitstreams: 1 GrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdf: 2252319 bytes, checksum: b49b1a4b84396f07aeab4cf1c4fe2bf9 (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-08T18:31:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdf: 2252319 bytes, checksum: b49b1a4b84396f07aeab4cf1c4fe2bf9 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-08T18:31:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdf: 2252319 bytes, checksum: b49b1a4b84396f07aeab4cf1c4fe2bf9 (MD5) Previous issue date: 2016-12-06porUniversidade Católica de BrasíliaPublicidade e Propaganda (Graduação)>UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e PropagandaBanco ItaúEmojisLinguagemSociedadeDo símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALGrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdfGrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdfMonografiaapplication/pdf2252319https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8118/1/GrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdfb49b1a4b84396f07aeab4cf1c4fe2bf9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8118/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTGrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdf.txtGrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdf.txtExtracted texttext/plain127059https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8118/3/GrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdf.txt44a516173fe9a04d06bfc2749275e656MD53123456789/81182017-05-09 01:01:21.091TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade
title Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade
spellingShingle Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade
Lima, Grasiele Vieira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e Propaganda
Banco Itaú
Emojis
Linguagem
Sociedade
title_short Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade
title_full Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade
title_fullStr Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade
title_full_unstemmed Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade
title_sort Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade
author Lima, Grasiele Vieira
author_facet Lima, Grasiele Vieira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Raquel Cantarelli Vieira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Grasiele Vieira
contributor_str_mv Cunha, Raquel Cantarelli Vieira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e Propaganda
Banco Itaú
Emojis
Linguagem
Sociedade
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
Banco Itaú
Emojis
Linguagem
Sociedade
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho pretende compreender o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade, usando como plano de fundo o case da campanha publicitária do Banco Itaú. O trabalho será dividido em três partes. A primeira tratará de questões relacionadas a evolução da linguagem e do uso dos emojis e emoticons dentro da sociedade. Na segunda parte serão trazidas questões relacionadas ao Itaú, abordando a sua história e crescimento ao longo do tempo. O objetivo dessa etapa é compreender como o Itaú chegou ao posicionamento que tem hoje. Na terceira parte será feita uma análise da campanha Isso muda o seu mundo, primeira campanha lançada feita a partir de emojis. Com base nas construções feitas anteriormente pretende-se refletir como os emojis e emoticons se tornaram tão importantes no meio digital, ao ponto de se tornarem parte de uma ferramenta inclusiva (os Emoti Sounds) e o que isso revela sobre a sociedade atual.
This study aims to understand how the use of emoji and emoticons reveal about society, using as a background the Banco Itaú advertising campaign’s case. The work will be divided into three parts. The first will deal with issues related to the language evolution and the use of emoji and emoticons within society. In the second part will be brought questions related to Itaú, addressing its history and growth over time. The stage objective is to understand how Itaú reached the position it today. The third part is an analysis of the Isso muda o seu mundo (campaign, launched by Banco Itaú in 2015, made only with emojis. Based on the constructions done before, it is intended to discuss how emoji and emoticons become so important in the digital environment to the point of being a part of an inclusive tool (the Emoti Sounds) and what it reveals about today’s society.
description O presente trabalho pretende compreender o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade, usando como plano de fundo o case da campanha publicitária do Banco Itaú. O trabalho será dividido em três partes. A primeira tratará de questões relacionadas a evolução da linguagem e do uso dos emojis e emoticons dentro da sociedade. Na segunda parte serão trazidas questões relacionadas ao Itaú, abordando a sua história e crescimento ao longo do tempo. O objetivo dessa etapa é compreender como o Itaú chegou ao posicionamento que tem hoje. Na terceira parte será feita uma análise da campanha Isso muda o seu mundo, primeira campanha lançada feita a partir de emojis. Com base nas construções feitas anteriormente pretende-se refletir como os emojis e emoticons se tornaram tão importantes no meio digital, ao ponto de se tornarem parte de uma ferramenta inclusiva (os Emoti Sounds) e o que isso revela sobre a sociedade atual.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-06
2017-05-08T18:31:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-08T18:31:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Grasiele Vieira. Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade. 2016. 69 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8118
identifier_str_mv LIMA, Grasiele Vieira. Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade. 2016. 69 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv >UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8118/1/GrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8118/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8118/3/GrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b49b1a4b84396f07aeab4cf1c4fe2bf9
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
44a516173fe9a04d06bfc2749275e656
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829861624676352