Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8118 |
Resumo: | O presente trabalho pretende compreender o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade, usando como plano de fundo o case da campanha publicitária do Banco Itaú. O trabalho será dividido em três partes. A primeira tratará de questões relacionadas a evolução da linguagem e do uso dos emojis e emoticons dentro da sociedade. Na segunda parte serão trazidas questões relacionadas ao Itaú, abordando a sua história e crescimento ao longo do tempo. O objetivo dessa etapa é compreender como o Itaú chegou ao posicionamento que tem hoje. Na terceira parte será feita uma análise da campanha Isso muda o seu mundo, primeira campanha lançada feita a partir de emojis. Com base nas construções feitas anteriormente pretende-se refletir como os emojis e emoticons se tornaram tão importantes no meio digital, ao ponto de se tornarem parte de uma ferramenta inclusiva (os Emoti Sounds) e o que isso revela sobre a sociedade atual. |
id |
UCB-2_d151e894c699e688be008bcf4fe69848 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/8118 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Cunha, Raquel Cantarelli Vieira daLima, Grasiele Vieira2017-05-08T18:31:58Z2016-12-062017-05-08T18:31:58Z2016-12-06LIMA, Grasiele Vieira. Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade. 2016. 69 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8118O presente trabalho pretende compreender o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade, usando como plano de fundo o case da campanha publicitária do Banco Itaú. O trabalho será dividido em três partes. A primeira tratará de questões relacionadas a evolução da linguagem e do uso dos emojis e emoticons dentro da sociedade. Na segunda parte serão trazidas questões relacionadas ao Itaú, abordando a sua história e crescimento ao longo do tempo. O objetivo dessa etapa é compreender como o Itaú chegou ao posicionamento que tem hoje. Na terceira parte será feita uma análise da campanha Isso muda o seu mundo, primeira campanha lançada feita a partir de emojis. Com base nas construções feitas anteriormente pretende-se refletir como os emojis e emoticons se tornaram tão importantes no meio digital, ao ponto de se tornarem parte de uma ferramenta inclusiva (os Emoti Sounds) e o que isso revela sobre a sociedade atual.This study aims to understand how the use of emoji and emoticons reveal about society, using as a background the Banco Itaú advertising campaign’s case. The work will be divided into three parts. The first will deal with issues related to the language evolution and the use of emoji and emoticons within society. In the second part will be brought questions related to Itaú, addressing its history and growth over time. The stage objective is to understand how Itaú reached the position it today. The third part is an analysis of the Isso muda o seu mundo (campaign, launched by Banco Itaú in 2015, made only with emojis. Based on the constructions done before, it is intended to discuss how emoji and emoticons become so important in the digital environment to the point of being a part of an inclusive tool (the Emoti Sounds) and what it reveals about today’s society.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-04-01T14:05:29Z No. of bitstreams: 1 GrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdf: 2252319 bytes, checksum: b49b1a4b84396f07aeab4cf1c4fe2bf9 (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-08T18:31:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdf: 2252319 bytes, checksum: b49b1a4b84396f07aeab4cf1c4fe2bf9 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-08T18:31:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdf: 2252319 bytes, checksum: b49b1a4b84396f07aeab4cf1c4fe2bf9 (MD5) Previous issue date: 2016-12-06porUniversidade Católica de BrasíliaPublicidade e Propaganda (Graduação)>UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e PropagandaBanco ItaúEmojisLinguagemSociedadeDo símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALGrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdfGrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdfMonografiaapplication/pdf2252319https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8118/1/GrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdfb49b1a4b84396f07aeab4cf1c4fe2bf9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8118/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTGrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdf.txtGrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdf.txtExtracted texttext/plain127059https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8118/3/GrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdf.txt44a516173fe9a04d06bfc2749275e656MD53123456789/81182017-05-09 01:01:21.091TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade |
title |
Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade |
spellingShingle |
Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade Lima, Grasiele Vieira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e Propaganda Banco Itaú Emojis Linguagem Sociedade |
title_short |
Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade |
title_full |
Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade |
title_fullStr |
Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade |
title_full_unstemmed |
Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade |
title_sort |
Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade |
author |
Lima, Grasiele Vieira |
author_facet |
Lima, Grasiele Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Raquel Cantarelli Vieira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Grasiele Vieira |
contributor_str_mv |
Cunha, Raquel Cantarelli Vieira da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e Propaganda Banco Itaú Emojis Linguagem Sociedade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda Banco Itaú Emojis Linguagem Sociedade |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho pretende compreender o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade, usando como plano de fundo o case da campanha publicitária do Banco Itaú. O trabalho será dividido em três partes. A primeira tratará de questões relacionadas a evolução da linguagem e do uso dos emojis e emoticons dentro da sociedade. Na segunda parte serão trazidas questões relacionadas ao Itaú, abordando a sua história e crescimento ao longo do tempo. O objetivo dessa etapa é compreender como o Itaú chegou ao posicionamento que tem hoje. Na terceira parte será feita uma análise da campanha Isso muda o seu mundo, primeira campanha lançada feita a partir de emojis. Com base nas construções feitas anteriormente pretende-se refletir como os emojis e emoticons se tornaram tão importantes no meio digital, ao ponto de se tornarem parte de uma ferramenta inclusiva (os Emoti Sounds) e o que isso revela sobre a sociedade atual. This study aims to understand how the use of emoji and emoticons reveal about society, using as a background the Banco Itaú advertising campaign’s case. The work will be divided into three parts. The first will deal with issues related to the language evolution and the use of emoji and emoticons within society. In the second part will be brought questions related to Itaú, addressing its history and growth over time. The stage objective is to understand how Itaú reached the position it today. The third part is an analysis of the Isso muda o seu mundo (campaign, launched by Banco Itaú in 2015, made only with emojis. Based on the constructions done before, it is intended to discuss how emoji and emoticons become so important in the digital environment to the point of being a part of an inclusive tool (the Emoti Sounds) and what it reveals about today’s society. |
description |
O presente trabalho pretende compreender o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade, usando como plano de fundo o case da campanha publicitária do Banco Itaú. O trabalho será dividido em três partes. A primeira tratará de questões relacionadas a evolução da linguagem e do uso dos emojis e emoticons dentro da sociedade. Na segunda parte serão trazidas questões relacionadas ao Itaú, abordando a sua história e crescimento ao longo do tempo. O objetivo dessa etapa é compreender como o Itaú chegou ao posicionamento que tem hoje. Na terceira parte será feita uma análise da campanha Isso muda o seu mundo, primeira campanha lançada feita a partir de emojis. Com base nas construções feitas anteriormente pretende-se refletir como os emojis e emoticons se tornaram tão importantes no meio digital, ao ponto de se tornarem parte de uma ferramenta inclusiva (os Emoti Sounds) e o que isso revela sobre a sociedade atual. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-12-06 2017-05-08T18:31:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-08T18:31:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Grasiele Vieira. Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade. 2016. 69 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8118 |
identifier_str_mv |
LIMA, Grasiele Vieira. Do símbolo ao símbolo: o que o uso de emojis e emoticons revelam acerca da sociedade. 2016. 69 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
>UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8118/1/GrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8118/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8118/3/GrasieleVieiraLimaTCCGRADUACAO2016.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b49b1a4b84396f07aeab4cf1c4fe2bf9 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 44a516173fe9a04d06bfc2749275e656 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829861624676352 |