A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Alex Alonso
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1426
Resumo: O presente artigo teve por objetivo discutir sobre a comunicação como estratégia organizacional para obtenção de vantagem competitiva. Por meio das técnicas de pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, e da intenção de solucionar o problema de pesquisa levantado, o qual procurou tratar sobre o papel da comunicação nas organizações, concluiu-se que a comunicação organizacional é responsável por garantir a continuidade dos processos, estabelecendo um elo estratégico entre gestores, colaboradores, clientes e fornecedores. Evidenciou-se que a adequada comunicação é responsável por difundir as regras e condutas necessárias dentro do ambiente organizacional. Desse modo, a comunicação pode ser considerada como uma arte, pois é responsável por manter a relação entre todos os envolvidos, fortalecendo e consolidando o ambiente organizacional, por meio da transmissão de informações, muitas vezes valiosas para o bom desempenho. Por meio da comunicação, estratégias podem ser implementadas no sentido de garantir a vantagem competitiva, tão deseja pelas organizações.
id UCB-2_d7385805fdcc73e96fe162198765cae0
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:10869/1426
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Fernandes, Alex AlonsoSabioni, AndréSabioni, André2013-08-22T16:50:52Z2016-10-10T03:54:18Z2013-08-22T16:50:52Z2016-10-10T03:54:18Z2013-08-222013-08-06FERNANDES, Alex Alonso. A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional. 2013. 18 f. Monografia (Pós-Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1426O presente artigo teve por objetivo discutir sobre a comunicação como estratégia organizacional para obtenção de vantagem competitiva. Por meio das técnicas de pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, e da intenção de solucionar o problema de pesquisa levantado, o qual procurou tratar sobre o papel da comunicação nas organizações, concluiu-se que a comunicação organizacional é responsável por garantir a continuidade dos processos, estabelecendo um elo estratégico entre gestores, colaboradores, clientes e fornecedores. Evidenciou-se que a adequada comunicação é responsável por difundir as regras e condutas necessárias dentro do ambiente organizacional. Desse modo, a comunicação pode ser considerada como uma arte, pois é responsável por manter a relação entre todos os envolvidos, fortalecendo e consolidando o ambiente organizacional, por meio da transmissão de informações, muitas vezes valiosas para o bom desempenho. Por meio da comunicação, estratégias podem ser implementadas no sentido de garantir a vantagem competitiva, tão deseja pelas organizações.This article aims to discuss communication as an organizational strategy for achieving competitive advantage. Through qualitative research techniques, exploratory and literature, and the intention to solve the research problem raised, which sought to address the role of communication in organizations, it was concluded that organizational communication is responsible for ensuring the continuity of the processes by establishing a strategic link between managers, employees, customers and suppliers. It was evident that proper communication is responsible for disseminating the rules and behaviors needed within the organizational environment. Thus, communication can be considered as an art as it is responsible for maintaining the relationship between all involved, strengthening and consolidating the organizational environment, through the transmission of information, often valuable for good performance. Through communication, strategies can be implemented to ensure a competitive advantage, as organizations want.Submitted by Bruce Leandro Macedo Costa (bruce.costa@ucb.br) on 2013-08-22T15:06:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) Alex Alonso Fernandes.pdf: 310012 bytes, checksum: 8cd2d2d673d0999b0cf9fa653d491c00 (MD5)Approved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2013-08-22T16:50:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) Alex Alonso Fernandes.pdf: 310012 bytes, checksum: 8cd2d2d673d0999b0cf9fa653d491c00 (MD5)Made available in DSpace on 2013-08-22T16:50:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) Alex Alonso Fernandes.pdf: 310012 bytes, checksum: 8cd2d2d673d0999b0cf9fa653d491c00 (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-10T03:54:18Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Alex Alonso Fernandes.pdf: 310012 bytes, checksum: 8cd2d2d673d0999b0cf9fa653d491c00 (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 94cbb51f9340945129f3e8147cfcfbd6 (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) license.txt: 1876 bytes, checksum: 15d8b3845c3fb477e8d52e515cf366db (MD5) Previous issue date: 2013-08-22Universidade Católica de Brasília - UCBTextoArea Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoComunicaçãoComunicação InternaVantagem competitivaCommunicationInternal CommunicationCompetitive advantageA informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEspecializaçãoUniversidade Católica de Brasília, BrasilEspecialização em MarketingEspecialistaMBA em Marketinginfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALAlex Alonso Fernandes.pdfapplication/pdf310012https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/1/Alex%20Alonso%20Fernandes.pdf8cd2d2d673d0999b0cf9fa653d491c00MD51CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream49https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/2/license_url94cbb51f9340945129f3e8147cfcfbd6MD52license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdfapplication/octet-stream21954https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/4/license_rdf8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632MD54LICENSElicense.txttext/plain1876https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/5/license.txt15d8b3845c3fb477e8d52e515cf366dbMD55TEXTAlex Alonso Fernandes.pdf.txtAlex Alonso Fernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain35405https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/6/Alex%20Alonso%20Fernandes.pdf.txtdc51f8c527fb2113a846ecf6cd26dcc6MD5610869/14262017-01-17 15:14:56.053TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBDYXTDs2xpY2EgZGUgQnJhc8OtbGlhIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCBjb252ZXJ0ZXIKKGNvbW8gZGVmaW5pZG8gZW0gYmFpeG8pLGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkKZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4gCgpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwsIGUgcXVlIGRldMOpbSBvIGRpcmVpdG8gZGUgY29uY2VkZXIKb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIERlY2xhcmEgVGFtYsOpbSBxdWUgYSBlbnRyZWdhIGRvIGRvY3VtZW50byBuw6NvIGluZnJpbmdlLCB0YW50byBxdWFudG8KbGhlIMOpIHBvc3PDrXZlbCBzYWJlciwgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlLgoKYykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgY29udMOpbSBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUKYXV0b3JpemHDp8OjbyBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgcGFyYSBjb25jZWRlciBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBDYXTDs2xpY2EgZGUgQnJhc8OtbGlhIG9zIGRpcmVpdG9zCnJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8KZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLiAKClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIGJhc2VhZG8gZW0gdHJhYmFsaG8gZmluYW5jaWFkbyBvdSBhcG9pYWRvIHBvciBvdXRyYSBpbnN0aXR1acOnw6NvCnF1ZSBuw6NvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIENhdMOzbGljYSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlIGN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcwpwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UgYWNvcmRvLiAKCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIENhdMOzbGljYSBkZSBCcmFzw61saWEgcG9kZSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1ICh2b3Nzbykgbm9tZShzKQpjb21vIG8ocykgYXV0b3IoZXMpIG91IGRldGVudG9yKGVzKWRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUsIGUgbsOjbyBmYXplciBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywKcGFyYSBhbGd1w6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhIMOpIG5lY2Vzc8OhcmlvIHF1ZSBjb25jb3JkZSBjb20gYSBsaWNlbsOnYSBkZSBkaXN0cmlidWnDp8Ojbwpuw6NvLWV4Y2x1c2l2YSwKYW50ZXMgZG8gc2V1IGRvY3VtZW50byBwb2RlciBhcGFyZWNlciBuYSBSZXBvc2l0w7NyaW8gZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIENhdMOzbGljYSBkZSBCcmFzw61saWEuClBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhIGxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIHByZXRlbmRhIGFsZ3VtIGVzY2xhcmVjaW1lbnRvIGVudHJlIGVtIGNvbnRhdG8gcG9yCmNvcnJlaW8gZWxldHLDtG5pY28ga2Vsc29uQHVjYi5iciBvdSB0ZWxlZm9uZSAtICgweHg2MSkgMzM1Ni05MzE3LzkwMjkuCg==Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional
title A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional
spellingShingle A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional
Fernandes, Alex Alonso
Comunicação
Comunicação Interna
Vantagem competitiva
Communication
Internal Communication
Competitive advantage
Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
title_short A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional
title_full A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional
title_fullStr A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional
title_full_unstemmed A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional
title_sort A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional
author Fernandes, Alex Alonso
author_facet Fernandes, Alex Alonso
author_role author
dc.contributor.committeemember.none.fl_str_mv Sabioni, André
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Alex Alonso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sabioni, André
contributor_str_mv Sabioni, André
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Comunicação Interna
Vantagem competitiva
Communication
Internal Communication
Competitive advantage
topic Comunicação
Comunicação Interna
Vantagem competitiva
Communication
Internal Communication
Competitive advantage
Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Universidade Católica de Brasília - UCB
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente artigo teve por objetivo discutir sobre a comunicação como estratégia organizacional para obtenção de vantagem competitiva. Por meio das técnicas de pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, e da intenção de solucionar o problema de pesquisa levantado, o qual procurou tratar sobre o papel da comunicação nas organizações, concluiu-se que a comunicação organizacional é responsável por garantir a continuidade dos processos, estabelecendo um elo estratégico entre gestores, colaboradores, clientes e fornecedores. Evidenciou-se que a adequada comunicação é responsável por difundir as regras e condutas necessárias dentro do ambiente organizacional. Desse modo, a comunicação pode ser considerada como uma arte, pois é responsável por manter a relação entre todos os envolvidos, fortalecendo e consolidando o ambiente organizacional, por meio da transmissão de informações, muitas vezes valiosas para o bom desempenho. Por meio da comunicação, estratégias podem ser implementadas no sentido de garantir a vantagem competitiva, tão deseja pelas organizações.
This article aims to discuss communication as an organizational strategy for achieving competitive advantage. Through qualitative research techniques, exploratory and literature, and the intention to solve the research problem raised, which sought to address the role of communication in organizations, it was concluded that organizational communication is responsible for ensuring the continuity of the processes by establishing a strategic link between managers, employees, customers and suppliers. It was evident that proper communication is responsible for disseminating the rules and behaviors needed within the organizational environment. Thus, communication can be considered as an art as it is responsible for maintaining the relationship between all involved, strengthening and consolidating the organizational environment, through the transmission of information, often valuable for good performance. Through communication, strategies can be implemented to ensure a competitive advantage, as organizations want.
description O presente artigo teve por objetivo discutir sobre a comunicação como estratégia organizacional para obtenção de vantagem competitiva. Por meio das técnicas de pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, e da intenção de solucionar o problema de pesquisa levantado, o qual procurou tratar sobre o papel da comunicação nas organizações, concluiu-se que a comunicação organizacional é responsável por garantir a continuidade dos processos, estabelecendo um elo estratégico entre gestores, colaboradores, clientes e fornecedores. Evidenciou-se que a adequada comunicação é responsável por difundir as regras e condutas necessárias dentro do ambiente organizacional. Desse modo, a comunicação pode ser considerada como uma arte, pois é responsável por manter a relação entre todos os envolvidos, fortalecendo e consolidando o ambiente organizacional, por meio da transmissão de informações, muitas vezes valiosas para o bom desempenho. Por meio da comunicação, estratégias podem ser implementadas no sentido de garantir a vantagem competitiva, tão deseja pelas organizações.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-08-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-22T16:50:52Z
2016-10-10T03:54:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-08-22T16:50:52Z
2016-10-10T03:54:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Alex Alonso. A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional. 2013. 18 f. Monografia (Pós-Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1426
identifier_str_mv FERNANDES, Alex Alonso. A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional. 2013. 18 f. Monografia (Pós-Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/1/Alex%20Alonso%20Fernandes.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/2/license_url
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/3/license_text
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/4/license_rdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/5/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/6/Alex%20Alonso%20Fernandes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8cd2d2d673d0999b0cf9fa653d491c00
94cbb51f9340945129f3e8147cfcfbd6
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632
15d8b3845c3fb477e8d52e515cf366db
dc51f8c527fb2113a846ecf6cd26dcc6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829836031033344