A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1426 |
Resumo: | O presente artigo teve por objetivo discutir sobre a comunicação como estratégia organizacional para obtenção de vantagem competitiva. Por meio das técnicas de pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, e da intenção de solucionar o problema de pesquisa levantado, o qual procurou tratar sobre o papel da comunicação nas organizações, concluiu-se que a comunicação organizacional é responsável por garantir a continuidade dos processos, estabelecendo um elo estratégico entre gestores, colaboradores, clientes e fornecedores. Evidenciou-se que a adequada comunicação é responsável por difundir as regras e condutas necessárias dentro do ambiente organizacional. Desse modo, a comunicação pode ser considerada como uma arte, pois é responsável por manter a relação entre todos os envolvidos, fortalecendo e consolidando o ambiente organizacional, por meio da transmissão de informações, muitas vezes valiosas para o bom desempenho. Por meio da comunicação, estratégias podem ser implementadas no sentido de garantir a vantagem competitiva, tão deseja pelas organizações. |
id |
UCB-2_d7385805fdcc73e96fe162198765cae0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:10869/1426 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Fernandes, Alex AlonsoSabioni, AndréSabioni, André2013-08-22T16:50:52Z2016-10-10T03:54:18Z2013-08-22T16:50:52Z2016-10-10T03:54:18Z2013-08-222013-08-06FERNANDES, Alex Alonso. A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional. 2013. 18 f. Monografia (Pós-Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1426O presente artigo teve por objetivo discutir sobre a comunicação como estratégia organizacional para obtenção de vantagem competitiva. Por meio das técnicas de pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, e da intenção de solucionar o problema de pesquisa levantado, o qual procurou tratar sobre o papel da comunicação nas organizações, concluiu-se que a comunicação organizacional é responsável por garantir a continuidade dos processos, estabelecendo um elo estratégico entre gestores, colaboradores, clientes e fornecedores. Evidenciou-se que a adequada comunicação é responsável por difundir as regras e condutas necessárias dentro do ambiente organizacional. Desse modo, a comunicação pode ser considerada como uma arte, pois é responsável por manter a relação entre todos os envolvidos, fortalecendo e consolidando o ambiente organizacional, por meio da transmissão de informações, muitas vezes valiosas para o bom desempenho. Por meio da comunicação, estratégias podem ser implementadas no sentido de garantir a vantagem competitiva, tão deseja pelas organizações.This article aims to discuss communication as an organizational strategy for achieving competitive advantage. Through qualitative research techniques, exploratory and literature, and the intention to solve the research problem raised, which sought to address the role of communication in organizations, it was concluded that organizational communication is responsible for ensuring the continuity of the processes by establishing a strategic link between managers, employees, customers and suppliers. It was evident that proper communication is responsible for disseminating the rules and behaviors needed within the organizational environment. Thus, communication can be considered as an art as it is responsible for maintaining the relationship between all involved, strengthening and consolidating the organizational environment, through the transmission of information, often valuable for good performance. Through communication, strategies can be implemented to ensure a competitive advantage, as organizations want.Submitted by Bruce Leandro Macedo Costa (bruce.costa@ucb.br) on 2013-08-22T15:06:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) Alex Alonso Fernandes.pdf: 310012 bytes, checksum: 8cd2d2d673d0999b0cf9fa653d491c00 (MD5)Approved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2013-08-22T16:50:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) Alex Alonso Fernandes.pdf: 310012 bytes, checksum: 8cd2d2d673d0999b0cf9fa653d491c00 (MD5)Made available in DSpace on 2013-08-22T16:50:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) Alex Alonso Fernandes.pdf: 310012 bytes, checksum: 8cd2d2d673d0999b0cf9fa653d491c00 (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-10T03:54:18Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Alex Alonso Fernandes.pdf: 310012 bytes, checksum: 8cd2d2d673d0999b0cf9fa653d491c00 (MD5) license_url: 49 bytes, checksum: 94cbb51f9340945129f3e8147cfcfbd6 (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 21954 bytes, checksum: 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 (MD5) license.txt: 1876 bytes, checksum: 15d8b3845c3fb477e8d52e515cf366db (MD5) Previous issue date: 2013-08-22Universidade Católica de Brasília - UCBTextoArea Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoComunicaçãoComunicação InternaVantagem competitivaCommunicationInternal CommunicationCompetitive advantageA informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEspecializaçãoUniversidade Católica de Brasília, BrasilEspecialização em MarketingEspecialistaMBA em Marketinginfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALAlex Alonso Fernandes.pdfapplication/pdf310012https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/1/Alex%20Alonso%20Fernandes.pdf8cd2d2d673d0999b0cf9fa653d491c00MD51CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream49https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/2/license_url94cbb51f9340945129f3e8147cfcfbd6MD52license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdfapplication/octet-stream21954https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/4/license_rdf8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632MD54LICENSElicense.txttext/plain1876https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/5/license.txt15d8b3845c3fb477e8d52e515cf366dbMD55TEXTAlex Alonso Fernandes.pdf.txtAlex Alonso Fernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain35405https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/6/Alex%20Alonso%20Fernandes.pdf.txtdc51f8c527fb2113a846ecf6cd26dcc6MD5610869/14262017-01-17 15:14:56.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Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional |
title |
A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional |
spellingShingle |
A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional Fernandes, Alex Alonso Comunicação Comunicação Interna Vantagem competitiva Communication Internal Communication Competitive advantage Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação |
title_short |
A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional |
title_full |
A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional |
title_fullStr |
A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional |
title_full_unstemmed |
A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional |
title_sort |
A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional |
author |
Fernandes, Alex Alonso |
author_facet |
Fernandes, Alex Alonso |
author_role |
author |
dc.contributor.committeemember.none.fl_str_mv |
Sabioni, André |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Alex Alonso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sabioni, André |
contributor_str_mv |
Sabioni, André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Comunicação Interna Vantagem competitiva Communication Internal Communication Competitive advantage |
topic |
Comunicação Comunicação Interna Vantagem competitiva Communication Internal Communication Competitive advantage Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Area Concentração::Educação Superior::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Universidade Católica de Brasília - UCB |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente artigo teve por objetivo discutir sobre a comunicação como estratégia organizacional para obtenção de vantagem competitiva. Por meio das técnicas de pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, e da intenção de solucionar o problema de pesquisa levantado, o qual procurou tratar sobre o papel da comunicação nas organizações, concluiu-se que a comunicação organizacional é responsável por garantir a continuidade dos processos, estabelecendo um elo estratégico entre gestores, colaboradores, clientes e fornecedores. Evidenciou-se que a adequada comunicação é responsável por difundir as regras e condutas necessárias dentro do ambiente organizacional. Desse modo, a comunicação pode ser considerada como uma arte, pois é responsável por manter a relação entre todos os envolvidos, fortalecendo e consolidando o ambiente organizacional, por meio da transmissão de informações, muitas vezes valiosas para o bom desempenho. Por meio da comunicação, estratégias podem ser implementadas no sentido de garantir a vantagem competitiva, tão deseja pelas organizações. This article aims to discuss communication as an organizational strategy for achieving competitive advantage. Through qualitative research techniques, exploratory and literature, and the intention to solve the research problem raised, which sought to address the role of communication in organizations, it was concluded that organizational communication is responsible for ensuring the continuity of the processes by establishing a strategic link between managers, employees, customers and suppliers. It was evident that proper communication is responsible for disseminating the rules and behaviors needed within the organizational environment. Thus, communication can be considered as an art as it is responsible for maintaining the relationship between all involved, strengthening and consolidating the organizational environment, through the transmission of information, often valuable for good performance. Through communication, strategies can be implemented to ensure a competitive advantage, as organizations want. |
description |
O presente artigo teve por objetivo discutir sobre a comunicação como estratégia organizacional para obtenção de vantagem competitiva. Por meio das técnicas de pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, e da intenção de solucionar o problema de pesquisa levantado, o qual procurou tratar sobre o papel da comunicação nas organizações, concluiu-se que a comunicação organizacional é responsável por garantir a continuidade dos processos, estabelecendo um elo estratégico entre gestores, colaboradores, clientes e fornecedores. Evidenciou-se que a adequada comunicação é responsável por difundir as regras e condutas necessárias dentro do ambiente organizacional. Desse modo, a comunicação pode ser considerada como uma arte, pois é responsável por manter a relação entre todos os envolvidos, fortalecendo e consolidando o ambiente organizacional, por meio da transmissão de informações, muitas vezes valiosas para o bom desempenho. Por meio da comunicação, estratégias podem ser implementadas no sentido de garantir a vantagem competitiva, tão deseja pelas organizações. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-08-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-22T16:50:52Z 2016-10-10T03:54:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-08-22T16:50:52Z 2016-10-10T03:54:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Alex Alonso. A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional. 2013. 18 f. Monografia (Pós-Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1426 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Alex Alonso. A informação e a comunicação como argumentos da eficiência organizacional. 2013. 18 f. Monografia (Pós-Graduação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Texto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/1/Alex%20Alonso%20Fernandes.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/2/license_url https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/3/license_text https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/4/license_rdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/5/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/1426/6/Alex%20Alonso%20Fernandes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8cd2d2d673d0999b0cf9fa653d491c00 94cbb51f9340945129f3e8147cfcfbd6 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 8197f94386c8c9a9e551d5deb1b86632 15d8b3845c3fb477e8d52e515cf366db dc51f8c527fb2113a846ecf6cd26dcc6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829836031033344 |