O preparo dos docentes de enfermagem no processo morte–morrer
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Data de Publicação: | 2011 |
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Canuto, Aline da Silva Rodrigues2013-08-28T21:10:28Z2016-10-10T03:45:00Z2013-08-28T21:10:28Z2016-10-10T03:45:00Z2011-06-22CANUTO, Aline da Silva Rodrigues. O preparo dos docentes de enfermagem no processo morte–morrer. 2011. 50 f. Monografia (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1497EnfermagemVerificar como a temática morte vem sendo trabalhada por docentes enfermeiros de Cursos de Graduação em Enfermagem na região administrativa de Taguatinga – DF. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo e exploratório. Participaram da pesquisa cinco instituições de ensino superior. O instrumento de coleta de dados foi um questionário. Vinte e dois docentes enfermeiros participaram da pesquisa. Os dados obtidos foram agrupados e submetidos a tratamento estatístico simples no Microsoft Office Excel® 2003, com posterior interpretação qualitativa. Resultados: Dez docentes (45.4%) apresentavam entre 25 a 30 anos, 19 (86.3%) eram mulheres e 11 (47.8%) professavam a religião católica. Quanto ao tempo de docência, 17 (77.2%) professores apresentavam até 5 anos no magistério. Quanto à atividade dos docentes junto aos acadêmicos, em torno de 30% atuavam no 6˚ semestre, e 16 (72.7%) acompanhavam os alunos em atividade hospitalar. Com relação aos sentidos da morte, quase a totalidade dos docentes (95.4%) afirmou que pensam sobre a morte, sendo que 11 (31.4%) referiram-se a sentimento de tristeza e 10 (28.5%) a conformação. Tratando-se das disciplinas que ministram nos cursos de Enfermagem, 11 (26.1%) docentes estavam envolvidos em matérias diversas, porém específicas do curso. Com relação à temática morte no plano de ensino, apenas metade dos docentes afirmou que o conteúdo é previsto, porém cerca de 80% abordavam a temática na disciplina lecionada. Quanto à abordagem atual da temática morte, em torno de 50% dos docentes mencionaram trabalhar o assunto durante a teoria. Quanto aos cuidados prestados por alunos na assistência de Enfermagem junto ao paciente fora de possibilidade de cura, 14 (30.4%) professores referiram-se aos cuidados emocionais, e 13 (28.2%) aos cuidados à família. Com relação aos aspectos curriculares na visão dos docentes, para 13 (59%) professores, a abordagem do tema morte e morrer deve ser iniciada já no 1˚ semestre. Todavia, quanto à disciplina do curso em que a temática deveria ser abordada, houve 28 (66.6%) indicações apenas para disciplinas específicas, 13 (30.9%) referências a todas as disciplinas, ou seja, tanto básicas quanto específicas, e 1 para disciplina optativa em Tanatologia. Conclusão: Pode-se dizer que o tema morte surge nas disciplinas de forma muito particular, ou seja, relacionado às experiências pessoais do docente, principalmente quando não está previsto no plano de ensino. Contudo, com base na análise dos dados deste estudo, não se pode falar que a morte é trabalhada pelos docentes de forma negativa, ou seja, quando a manutenção do corpo vivo é o principal objetivo da terapêutica empreendida. Além disso, verificou-se a necessidade de incluir a temática morte–morrer no currículo do Curso de Graduação em Enfermagem.To investigate how death theme is being worked by nurse teachers from Colleges of Nursing on the administrative region of Taguatinga-DF. Methods: Descriptive and exploratory study. Five higher education institutions and twenty two nursing teachers participated on this research. For data collection a questionnaire was used. Collected data were grouped and submitted to simple statistical treatment on Microsoft Office Excel® 2003, with subsequent qualitative interpretation. Results: Ten of the teachers (45.4%) were between 25 to 30 years old, 19 of them (86.3%) were women and 11(47.8%) were from a catholic religion. As of teaching experience, seventeen (77.2%) teachers had at most 5 years of practice. As the activity of teachers with scholars, about 30% worked with sixth semester students and sixteen (72.7%) monitored the students in hospital activities. With regard to the senses of death, almost all the teachers (95.4%) said they think about death, with 11 of them (31.4%) referring to a feeling of sadness and 10 (28.5%) of conformation. About the courses taught in the Nursing Major, 11 (26.1%) teachers were involved with different subjects, but specific to the Major. In relation to death in the teaching plan, only half of the teachers said the content was provided, however about 80% approached the topic on the disciplines taught. As the current approach of the theme death, around 50% of the teachers mentioned they work with this subject in theory. As to the care provided by students in nursing care with the patient without therapeutic possibility, 14 (30.4%) teachers referred to the emotional care and 13 (28.2%) to family care. With respect to curricular aspects in teacher’s view, to 13 (59%) teachers the approach to the topic of death and dying should be started on 1 ˚ semester. In respect to what discipline this subject should be approached, there were 28 (66.6%) indications to only specific courses, 13 (30.9%) references to all courses, that is, both basic and specific, and one to the elective course of Thanatology. Conclusion: The death theme emerges on courses on a very particular way, that is, related to personal experiences of the teacher, particularly when not included on the theaching plan. However, using the data analysis as support, one can’t say the death theme is worked by teachers on a negative way, that is, when keeping the body alive is the main goal of the therapy undertaken. Moreover, it was observed as a need to include the death/dying theme on the Nursing Education Major Curriculum.Submitted by Rejaine Pereira (rejaine@ucb.br) on 2013-08-28T20:56:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Aline da Sila Rodrigues Canuto.pdf: 737328 bytes, checksum: 7b54d13a6d014d77d24e69e1bd2878de (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2013-08-28T21:10:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Aline da Sila Rodrigues Canuto.pdf: 737328 bytes, checksum: 7b54d13a6d014d77d24e69e1bd2878de (MD5)Made available in DSpace on 2013-08-28T21:10:28Z (GMT). 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To investigate how death theme is being worked by nurse teachers from Colleges of Nursing on the administrative region of Taguatinga-DF. Methods: Descriptive and exploratory study. Five higher education institutions and twenty two nursing teachers participated on this research. For data collection a questionnaire was used. Collected data were grouped and submitted to simple statistical treatment on Microsoft Office Excel® 2003, with subsequent qualitative interpretation. Results: Ten of the teachers (45.4%) were between 25 to 30 years old, 19 of them (86.3%) were women and 11(47.8%) were from a catholic religion. As of teaching experience, seventeen (77.2%) teachers had at most 5 years of practice. As the activity of teachers with scholars, about 30% worked with sixth semester students and sixteen (72.7%) monitored the students in hospital activities. 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