O preparo dos acadêmicos de enfermagem brasileiros para vivenciarem o processo morte-morrer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernieri,Jamine
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Hirdes,Alice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072007000100011
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o preparo dos acadêmicos de enfermagem frente à morte. A metodologia é de natureza qualitativa, realizada através de 15 entrevistas semi-estruturadas com acadêmicos de Enfermagem do sexto e sétimo semestres de uma instituição de ensino superior localizada no norte do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam as dificuldades dos acadêmicos de enfermagem entrevistados em lidar com o processo morte-morrer dos pacientes assistidos em estágio; a dificuldade de lidar com os sentimentos de ansiedade, culpa e impotência gerados pela experiência; a fuga do contato com os familiares, através de cuidados emimentemente técnicos e burocráticos; a falta de apoio do professor supervisor em campo de estágio, quando da morte de um paciente e o desconhecimento das fases psicológicas da morte. Conclui-se que os acadêmicos de enfermagem não estão preparados para vivenciar o processo morte-morrer de seus futuros clientes devido às poucas oportunidades de discutir o tema na graduação.
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