A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellato,Roseney
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Araújo,Andrea Paulino de, Ferreira,Humberto Francisco, Rodrigues,Patrícia Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000300003
Resumo: OBJETIVO: Analisar a existência de uma possível correlação entre o perfil profissional de docentes e o seu preparo para a abordagem da temática do processo do morrer e da morte nas disciplinas que ministram em um curso de graduação em enfermagem. MÉTODOS: Estudo descritivo, com aplicação de questionário a 34 docentes enfermeiros, sendo os dados obtidos analisados quanti-qualitativamente. RESULTADO: O pressuposto de que a maturidade dos docentes e sua larga experiência profissional na enfermagem pudessem oferecer-lhes melhor preparo para o ensino do cuidado a pessoas que vivenciam esse processo não foi confirmado pelo estudo, visto que estes ainda abordam a temática de maneira pontual e superficial em suas disciplinas. CONCLUSÃO: Precisamos oferecer-nos oportunidades de discussão sobre o nosso despreparo, como profissionais de saúde e docentes, para o cuidado àquele que morre, de maneira que possamos tornar mais humano e efetivo esse cuidado.
id USP-8_4a55a296d94fd77a42df49afc2a7b63b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002007000300003
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagemEnfermagemAnsiedadeMorteAtitude frente a morteEducação em enfermagemOBJETIVO: Analisar a existência de uma possível correlação entre o perfil profissional de docentes e o seu preparo para a abordagem da temática do processo do morrer e da morte nas disciplinas que ministram em um curso de graduação em enfermagem. MÉTODOS: Estudo descritivo, com aplicação de questionário a 34 docentes enfermeiros, sendo os dados obtidos analisados quanti-qualitativamente. RESULTADO: O pressuposto de que a maturidade dos docentes e sua larga experiência profissional na enfermagem pudessem oferecer-lhes melhor preparo para o ensino do cuidado a pessoas que vivenciam esse processo não foi confirmado pelo estudo, visto que estes ainda abordam a temática de maneira pontual e superficial em suas disciplinas. CONCLUSÃO: Precisamos oferecer-nos oportunidades de discussão sobre o nosso despreparo, como profissionais de saúde e docentes, para o cuidado àquele que morre, de maneira que possamos tornar mais humano e efetivo esse cuidado.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000300003Acta Paulista de Enfermagem v.20 n.3 2007reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002007000300003info:eu-repo/semantics/openAccessBellato,RoseneyAraújo,Andrea Paulino deFerreira,Humberto FranciscoRodrigues,Patrícia Ferreirapor2007-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002007000300003Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2007-10-16T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagem
title A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagem
spellingShingle A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagem
Bellato,Roseney
Enfermagem
Ansiedade
Morte
Atitude frente a morte
Educação em enfermagem
title_short A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagem
title_full A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagem
title_fullStr A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagem
title_sort A abordagem do processo do morrer e da morte feita por docentes em um curso de graduação em enfermagem
author Bellato,Roseney
author_facet Bellato,Roseney
Araújo,Andrea Paulino de
Ferreira,Humberto Francisco
Rodrigues,Patrícia Ferreira
author_role author
author2 Araújo,Andrea Paulino de
Ferreira,Humberto Francisco
Rodrigues,Patrícia Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bellato,Roseney
Araújo,Andrea Paulino de
Ferreira,Humberto Francisco
Rodrigues,Patrícia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Ansiedade
Morte
Atitude frente a morte
Educação em enfermagem
topic Enfermagem
Ansiedade
Morte
Atitude frente a morte
Educação em enfermagem
description OBJETIVO: Analisar a existência de uma possível correlação entre o perfil profissional de docentes e o seu preparo para a abordagem da temática do processo do morrer e da morte nas disciplinas que ministram em um curso de graduação em enfermagem. MÉTODOS: Estudo descritivo, com aplicação de questionário a 34 docentes enfermeiros, sendo os dados obtidos analisados quanti-qualitativamente. RESULTADO: O pressuposto de que a maturidade dos docentes e sua larga experiência profissional na enfermagem pudessem oferecer-lhes melhor preparo para o ensino do cuidado a pessoas que vivenciam esse processo não foi confirmado pelo estudo, visto que estes ainda abordam a temática de maneira pontual e superficial em suas disciplinas. CONCLUSÃO: Precisamos oferecer-nos oportunidades de discussão sobre o nosso despreparo, como profissionais de saúde e docentes, para o cuidado àquele que morre, de maneira que possamos tornar mais humano e efetivo esse cuidado.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-21002007000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.20 n.3 2007
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858262470524928