A cooperação educacional no caso brasileiro: o PEC-G e PEC-PG como forma de execução do ODS número 4

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alícia Duarte da
Data de Publicação: 2020
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13395
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo destacar as iniciativas do governo brasileiro para cumprir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 04. Foram apresentados os conceitos de cooperação internacional, o histórico dos ODS, e as iniciativas brasileiras em temas educacionais, por fim, destacou-se o PEC-G e PEC-PG como ferramentas de auxílio na execução da meta 4.b. Apesar dos esforços brasileiros, não é possível afirmar se o Brasil executou totalmente a meta supracitada. Entretanto, os programas e instituições governamentais de incentivo ao intercâmbio estudantil concederam ao Brasil aumento de seu soft power regional e para com os demais países subdesenvolvidos.
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This work aimed to highlight the initiatives of the Brazilian government to meet the Sustainable Development Goal 04. The concepts of international cooperation, the history of SDG, and Brazilian initiatives in educational themes were presented. Finally, the PEC-G and PEC-PG were highlighted as tools to assist in the execution of Goal 4.b. Despite the Brazilian efforts, it is not possible to state whether Brazil has fully executed the goal. However, government programs and institutions to encourage student exchange have granted Brazil an increase in its regional soft power and to other underdeveloped countries.
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