A cooperação educacional no caso brasileiro: o PEC-G e PEC-PG como forma de execução do ODS número 4
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13395 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo destacar as iniciativas do governo brasileiro para cumprir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 04. Foram apresentados os conceitos de cooperação internacional, o histórico dos ODS, e as iniciativas brasileiras em temas educacionais, por fim, destacou-se o PEC-G e PEC-PG como ferramentas de auxílio na execução da meta 4.b. Apesar dos esforços brasileiros, não é possível afirmar se o Brasil executou totalmente a meta supracitada. Entretanto, os programas e instituições governamentais de incentivo ao intercâmbio estudantil concederam ao Brasil aumento de seu soft power regional e para com os demais países subdesenvolvidos. |
id |
UCB-2_e87738c66c8a03883f69b87d471a7783 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/13395 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Pereira Júnior, José RomeroSouza, Francisco Figueiredo deSilva, Alícia Duarte da2020-08-07T18:07:15Z2020-07-222020-08-07T18:07:15Z2020SILVA, Alícia Duarte da. A cooperação educacional no caso brasileiro: o PEC-G e PEC-PG como forma de execução do ODS número 4. 2020. 54 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13395O presente trabalho teve como objetivo destacar as iniciativas do governo brasileiro para cumprir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 04. Foram apresentados os conceitos de cooperação internacional, o histórico dos ODS, e as iniciativas brasileiras em temas educacionais, por fim, destacou-se o PEC-G e PEC-PG como ferramentas de auxílio na execução da meta 4.b. Apesar dos esforços brasileiros, não é possível afirmar se o Brasil executou totalmente a meta supracitada. Entretanto, os programas e instituições governamentais de incentivo ao intercâmbio estudantil concederam ao Brasil aumento de seu soft power regional e para com os demais países subdesenvolvidos.This work aimed to highlight the initiatives of the Brazilian government to meet the Sustainable Development Goal 04. The concepts of international cooperation, the history of SDG, and Brazilian initiatives in educational themes were presented. Finally, the PEC-G and PEC-PG were highlighted as tools to assist in the execution of Goal 4.b. Despite the Brazilian efforts, it is not possible to state whether Brazil has fully executed the goal. However, government programs and institutions to encourage student exchange have granted Brazil an increase in its regional soft power and to other underdeveloped countries.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2020-07-22T17:10:48Z No. of bitstreams: 1 AlíciaDuartedaSilvaTCCGraduacao2020.pdf: 676110 bytes, checksum: a97197fe2d88f95a5cf5d7d275f94608 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-08-07T18:07:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AlíciaDuartedaSilvaTCCGraduacao2020.pdf: 676110 bytes, checksum: a97197fe2d88f95a5cf5d7d275f94608 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-07T18:07:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlíciaDuartedaSilvaTCCGraduacao2020.pdf: 676110 bytes, checksum: a97197fe2d88f95a5cf5d7d275f94608 (MD5) Previous issue date: 2020porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISDesenvolvimento sustentávelCooperação educacionalIntercâmbio estudantilA cooperação educacional no caso brasileiro: o PEC-G e PEC-PG como forma de execução do ODS número 4info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13395/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52ORIGINALAlíciaDuartedaSilvaTCCGraduacao2020.pdfAlíciaDuartedaSilvaTCCGraduacao2020.pdfMonografiaapplication/pdf676110https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13395/1/Al%c3%adciaDuartedaSilvaTCCGraduacao2020.pdfa97197fe2d88f95a5cf5d7d275f94608MD51123456789/133952020-08-07 15:07:15.533Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A cooperação educacional no caso brasileiro: o PEC-G e PEC-PG como forma de execução do ODS número 4 |
title |
A cooperação educacional no caso brasileiro: o PEC-G e PEC-PG como forma de execução do ODS número 4 |
spellingShingle |
A cooperação educacional no caso brasileiro: o PEC-G e PEC-PG como forma de execução do ODS número 4 Silva, Alícia Duarte da CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Desenvolvimento sustentável Cooperação educacional Intercâmbio estudantil |
title_short |
A cooperação educacional no caso brasileiro: o PEC-G e PEC-PG como forma de execução do ODS número 4 |
title_full |
A cooperação educacional no caso brasileiro: o PEC-G e PEC-PG como forma de execução do ODS número 4 |
title_fullStr |
A cooperação educacional no caso brasileiro: o PEC-G e PEC-PG como forma de execução do ODS número 4 |
title_full_unstemmed |
A cooperação educacional no caso brasileiro: o PEC-G e PEC-PG como forma de execução do ODS número 4 |
title_sort |
A cooperação educacional no caso brasileiro: o PEC-G e PEC-PG como forma de execução do ODS número 4 |
author |
Silva, Alícia Duarte da |
author_facet |
Silva, Alícia Duarte da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira Júnior, José Romero |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Souza, Francisco Figueiredo de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alícia Duarte da |
contributor_str_mv |
Pereira Júnior, José Romero Souza, Francisco Figueiredo de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
topic |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Desenvolvimento sustentável Cooperação educacional Intercâmbio estudantil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento sustentável Cooperação educacional Intercâmbio estudantil |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho teve como objetivo destacar as iniciativas do governo brasileiro para cumprir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 04. Foram apresentados os conceitos de cooperação internacional, o histórico dos ODS, e as iniciativas brasileiras em temas educacionais, por fim, destacou-se o PEC-G e PEC-PG como ferramentas de auxílio na execução da meta 4.b. Apesar dos esforços brasileiros, não é possível afirmar se o Brasil executou totalmente a meta supracitada. Entretanto, os programas e instituições governamentais de incentivo ao intercâmbio estudantil concederam ao Brasil aumento de seu soft power regional e para com os demais países subdesenvolvidos. This work aimed to highlight the initiatives of the Brazilian government to meet the Sustainable Development Goal 04. The concepts of international cooperation, the history of SDG, and Brazilian initiatives in educational themes were presented. Finally, the PEC-G and PEC-PG were highlighted as tools to assist in the execution of Goal 4.b. Despite the Brazilian efforts, it is not possible to state whether Brazil has fully executed the goal. However, government programs and institutions to encourage student exchange have granted Brazil an increase in its regional soft power and to other underdeveloped countries. |
description |
O presente trabalho teve como objetivo destacar as iniciativas do governo brasileiro para cumprir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 04. Foram apresentados os conceitos de cooperação internacional, o histórico dos ODS, e as iniciativas brasileiras em temas educacionais, por fim, destacou-se o PEC-G e PEC-PG como ferramentas de auxílio na execução da meta 4.b. Apesar dos esforços brasileiros, não é possível afirmar se o Brasil executou totalmente a meta supracitada. Entretanto, os programas e instituições governamentais de incentivo ao intercâmbio estudantil concederam ao Brasil aumento de seu soft power regional e para com os demais países subdesenvolvidos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-07T18:07:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-22 2020-08-07T18:07:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Alícia Duarte da. A cooperação educacional no caso brasileiro: o PEC-G e PEC-PG como forma de execução do ODS número 4. 2020. 54 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13395 |
identifier_str_mv |
SILVA, Alícia Duarte da. A cooperação educacional no caso brasileiro: o PEC-G e PEC-PG como forma de execução do ODS número 4. 2020. 54 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Relações Internacionais (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades, Negócios e Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13395/2/license.txt https://200.214.135.189:9443/jspui/bitstream/123456789/13395/1/Al%c3%adciaDuartedaSilvaTCCGraduacao2020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 a97197fe2d88f95a5cf5d7d275f94608 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829925716787200 |