Representações sociais: uma análise de como as mulheres são representadas no sertanejo universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Bruna Siqueira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11330
Resumo: Ao longo da história da sociedade, a mulher sofreu as consequências de uma construção de gênero que mantém vigente uma ordem de dominação do homem. Este processo resulta no surgimento de diversos elementos que colaboram para essa manutenção, como discursos ideológicos que impõem identidades, papeis e posições sociais de acordo com o gênero estabelecido ao indivíduo. Estes discursos são reproduzidos em diversos âmbitos da sociedade, inclusive na música, portanto, o presente artigo irá discorrer acerca das representações sociais sobre as mulheres no gênero musical sertanejo universitário. Este artigo tem por objetivo analisar como as mulheres são representadas no sertanejo universitário, assim como traçar o perfil feminino que é apresentado nas músicas deste estilo musical, analisar as relações de poder e dominação no modo como as mulheres são representadas nas músicas e compreender a questão de gênero na música sertaneja universitária. O artigo foi construído através de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, sendo uma pesquisa documental, pois para que pudesse ser desenvolvida foram selecionadas quatro músicas do sertanejo universitário. Utilizou-se método da Análise do Discurso como instrumento de análise das músicas escolhidas.
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Este artigo tem por objetivo analisar como as mulheres são representadas no sertanejo universitário, assim como traçar o perfil feminino que é apresentado nas músicas deste estilo musical, analisar as relações de poder e dominação no modo como as mulheres são representadas nas músicas e compreender a questão de gênero na música sertaneja universitária. O artigo foi construído através de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, sendo uma pesquisa documental, pois para que pudesse ser desenvolvida foram selecionadas quatro músicas do sertanejo universitário. Utilizou-se método da Análise do Discurso como instrumento de análise das músicas escolhidas.Throughout the history of society, woman has suffered the consequences of a gender construction that maintains the rules of the male dominance. This process results in the emergence of several elements that collaborate for this dominance, such as ideological discourses that impose identities, social roles and positions according to the gender established to witch individual. These discourses are reproduced in several spheres of society, including music, so the present article will discuss the social representations of women in the musical genre sertanejo universitário. The purpose of this article is to analyze how women are represented in sertanejo universitário, as well as to trace the profile of women presented in the songs of this musical style, analyze the relations of power and domination in the way women are represented in the songs and to understand the gender construction in sertanejo universitário. The article was constructed through an exploratory research of qualitative character, being a documentary research, because for the article to be developed was necessary to select four songs of sertanejo universitário music. The Discourse Analysis methodology was used as an instrument of analysis of the chosen songs.Submitted by Micaella Souza (micaella.souza@ucb.br) on 2018-08-23T19:38:25Z No. of bitstreams: 1 BrunaSiqueiradeAbreuTCCGraduação2017.pdf: 515396 bytes, checksum: 513841bf5b595f665295d5cbd1e649af (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-08-24T11:37:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BrunaSiqueiradeAbreuTCCGraduação2017.pdf: 515396 bytes, checksum: 513841bf5b595f665295d5cbd1e649af (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-24T11:37:53Z (GMT). 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Throughout the history of society, woman has suffered the consequences of a gender construction that maintains the rules of the male dominance. This process results in the emergence of several elements that collaborate for this dominance, such as ideological discourses that impose identities, social roles and positions according to the gender established to witch individual. These discourses are reproduced in several spheres of society, including music, so the present article will discuss the social representations of women in the musical genre sertanejo universitário. The purpose of this article is to analyze how women are represented in sertanejo universitário, as well as to trace the profile of women presented in the songs of this musical style, analyze the relations of power and domination in the way women are represented in the songs and to understand the gender construction in sertanejo universitário. The article was constructed through an exploratory research of qualitative character, being a documentary research, because for the article to be developed was necessary to select four songs of sertanejo universitário music. The Discourse Analysis methodology was used as an instrument of analysis of the chosen songs.
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