A acessibilidade do campus universitário: uma forma de inclusão do aluno com deficiência no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Erica Vanessa de Souza Tranhaque
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8687
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo compreender a acessibilidade no campus universitário segundo a percepção dos alunos com deficiência queutilizam algum instrumento: bengala, andador, muleta, cadeira de rodas ou cão guia para facilitar alocomoção, tendo como objetivos específicos: analisar como a acessibilidade do campus universitário influencia no processo de inclusão dos alunos com deficiência no ensino superior; identificar os aspectos que envolvem a dificuldade de locomoção autônoma no campus universitário; analisar se a maneira como os sujeitos percebem a acessibilidade no campus influencia nas construções das relações intersubjetivas vivenciadas na universidade. O trabalho foi realizado utilizando a abordagem qualitativa como instrumento de coleta de dados. Foi aplicado o roteiro de entrevista semiestruturado, construído para atender aos objetivos da pesquisa. Foram entrevistados nove alunos da universidade, três com deficiência visual e seis com deficiência física,dos cursos de psicologia, arquitetura, comunicação social e educação física. O procedimento de análise de dados foi realizado de acordo com a metodologia de análise de conteúdo. A pesquisa foi dividida em três categorias para a análise de dados. A primeira categoria refere-se aos elementos que servem como barreira à acessibilidade. A segunda categoria encontrada refere-se a elementos facilitadores da acessibilidade do campus, categoria esta relacionada à rede de apoio social do sujeito. A terceira categoria foi dividida pelas diferenças encontradas nos resultados obtidos na pesquisa entre os alunos com deficiência física e visual.
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Monografia (Graduação em Psicologia)- Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8687O presente trabalho tem como principal objetivo compreender a acessibilidade no campus universitário segundo a percepção dos alunos com deficiência queutilizam algum instrumento: bengala, andador, muleta, cadeira de rodas ou cão guia para facilitar alocomoção, tendo como objetivos específicos: analisar como a acessibilidade do campus universitário influencia no processo de inclusão dos alunos com deficiência no ensino superior; identificar os aspectos que envolvem a dificuldade de locomoção autônoma no campus universitário; analisar se a maneira como os sujeitos percebem a acessibilidade no campus influencia nas construções das relações intersubjetivas vivenciadas na universidade. O trabalho foi realizado utilizando a abordagem qualitativa como instrumento de coleta de dados. Foi aplicado o roteiro de entrevista semiestruturado, construído para atender aos objetivos da pesquisa. Foram entrevistados nove alunos da universidade, três com deficiência visual e seis com deficiência física,dos cursos de psicologia, arquitetura, comunicação social e educação física. O procedimento de análise de dados foi realizado de acordo com a metodologia de análise de conteúdo. A pesquisa foi dividida em três categorias para a análise de dados. A primeira categoria refere-se aos elementos que servem como barreira à acessibilidade. A segunda categoria encontrada refere-se a elementos facilitadores da acessibilidade do campus, categoria esta relacionada à rede de apoio social do sujeito. A terceira categoria foi dividida pelas diferenças encontradas nos resultados obtidos na pesquisa entre os alunos com deficiência física e visual.This followingwork has the main goalto comprehend the accessibility in the University Campi, accordingto tem students’ perception with handicap that use any instrument: walking stick, poor goers, crutch, wheelchair or guide dogto accessibility in the University Campi influences in the process of inclusion of student’s handicap in the superior teaching; to identify the aspects that involve the difficulty of own walking in the university; toanalyze if the way how people perceive the accessibility in the campi make influence in the dealing subjectives seen in the university. Intending help the construction of knowledge about the theme, understanding that this constitute itself at a necessity for its process of inclusion. Theworkwas done by the survey’s methodology qualitative, using as instrument of data collecting the script of interview semi-structured, builtto attend the goals of the survey. Nine student were interviewed, three of them with visual handicap and six with physical handicap, in the psychology course, architecture, social communication and physical education. The procedure of data analysis was done accordingto the methodology of content analysis. The research was dividedinto three categoriesfor dataanalysis.The first categoryrefers toelementsthat serveas a barrierto accessibility.The second categoryfoundrefers tothe enablers of campus accessibility, a category related to the social network of the subject support. The third category was divided by differences in the results obtained in the survey of students with physical and visual disabilities.Submitted by cristiano cardoso sales (cristiano.sales@ucb.br) on 2017-07-05T17:32:01Z No. of bitstreams: 1 EricaVanessadeSouzaTranhaquedaSilvaTCCGraduacao2015.pdf: 673142 bytes, checksum: b90c8a5c850a5b17a8de0aaf617c19c4 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-06T11:41:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EricaVanessadeSouzaTranhaquedaSilvaTCCGraduacao2015.pdf: 673142 bytes, checksum: b90c8a5c850a5b17a8de0aaf617c19c4 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-06T11:41:14Z (GMT). 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This followingwork has the main goalto comprehend the accessibility in the University Campi, accordingto tem students’ perception with handicap that use any instrument: walking stick, poor goers, crutch, wheelchair or guide dogto accessibility in the University Campi influences in the process of inclusion of student’s handicap in the superior teaching; to identify the aspects that involve the difficulty of own walking in the university; toanalyze if the way how people perceive the accessibility in the campi make influence in the dealing subjectives seen in the university. Intending help the construction of knowledge about the theme, understanding that this constitute itself at a necessity for its process of inclusion. Theworkwas done by the survey’s methodology qualitative, using as instrument of data collecting the script of interview semi-structured, builtto attend the goals of the survey. Nine student were interviewed, three of them with visual handicap and six with physical handicap, in the psychology course, architecture, social communication and physical education. The procedure of data analysis was done accordingto the methodology of content analysis. The research was dividedinto three categoriesfor dataanalysis.The first categoryrefers toelementsthat serveas a barrierto accessibility.The second categoryfoundrefers tothe enablers of campus accessibility, a category related to the social network of the subject support. The third category was divided by differences in the results obtained in the survey of students with physical and visual disabilities.
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