O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso Netflix

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier de Lemos Capanema, Letícia
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rodrigues Gonçalves, Luiz Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14992
Resumo: Este artigo discute a mercantilização da nostalgia em conteúdos baseados na coleta e mineração de dados de usuários, a partir das séries “House of Cards” (2013-2018) e “Stranger Things” (2016-presente), produzidas pela Netflix. São problematizadas as práticas de datificação para criação de conteúdos aderentes a hábitos e preferências nostálgicas de públicos. São examinadas questões de padronização criativa, bem como a tendência à manutenção de estereótipos e à fragmentação do passado.
id UCB-3_39ac8436613fc6ea7debf9fd61ef1736
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/14992
network_acronym_str UCB-3
network_name_str Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
repository_id_str
spelling O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso NetflixNostalgia marketBig dataNetflix; House of CardsStranger ThingsMercado da nostalgiaBig DataNetflixHouse of CardsStranger ThingsEste artigo discute a mercantilização da nostalgia em conteúdos baseados na coleta e mineração de dados de usuários, a partir das séries “House of Cards” (2013-2018) e “Stranger Things” (2016-presente), produzidas pela Netflix. São problematizadas as práticas de datificação para criação de conteúdos aderentes a hábitos e preferências nostálgicas de públicos. São examinadas questões de padronização criativa, bem como a tendência à manutenção de estereótipos e à fragmentação do passado.Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul2024-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/1499210.31501/esf.v2i30.14992Esferas; No. 30 (2024): Crise da Criatividade - A comunicação entre sabedoria e inteligência artificialEsferas; n. 30 (2024): Crise da Criatividade - A comunicação entre sabedoria e inteligência artificial2446-61902316-712210.31501/esf.v2i30reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oesteinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14992/11895Copyright (c) 2024 Letícia Xavier de Lemos Capanema, Luiz Alberto Rodrigues Gonçalveshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessXavier de Lemos Capanema, LetíciaRodrigues Gonçalves, Luiz Alberto 2024-08-15T12:40:50Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/14992Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/PRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/oai||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com2446-61902316-7122opendoar:2024-08-15T12:40:50Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso Netflix
title O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso Netflix
spellingShingle O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso Netflix
Xavier de Lemos Capanema, Letícia
Nostalgia market
Big data
Netflix
; House of Cards
Stranger Things
Mercado da nostalgia
Big Data
Netflix
House of Cards
Stranger Things
title_short O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso Netflix
title_full O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso Netflix
title_fullStr O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso Netflix
title_full_unstemmed O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso Netflix
title_sort O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso Netflix
author Xavier de Lemos Capanema, Letícia
author_facet Xavier de Lemos Capanema, Letícia
Rodrigues Gonçalves, Luiz Alberto
author_role author
author2 Rodrigues Gonçalves, Luiz Alberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier de Lemos Capanema, Letícia
Rodrigues Gonçalves, Luiz Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Nostalgia market
Big data
Netflix
; House of Cards
Stranger Things
Mercado da nostalgia
Big Data
Netflix
House of Cards
Stranger Things
topic Nostalgia market
Big data
Netflix
; House of Cards
Stranger Things
Mercado da nostalgia
Big Data
Netflix
House of Cards
Stranger Things
description Este artigo discute a mercantilização da nostalgia em conteúdos baseados na coleta e mineração de dados de usuários, a partir das séries “House of Cards” (2013-2018) e “Stranger Things” (2016-presente), produzidas pela Netflix. São problematizadas as práticas de datificação para criação de conteúdos aderentes a hábitos e preferências nostálgicas de públicos. São examinadas questões de padronização criativa, bem como a tendência à manutenção de estereótipos e à fragmentação do passado.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14992
10.31501/esf.v2i30.14992
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14992
identifier_str_mv 10.31501/esf.v2i30.14992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14992/11895
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Letícia Xavier de Lemos Capanema, Luiz Alberto Rodrigues Gonçalves
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Letícia Xavier de Lemos Capanema, Luiz Alberto Rodrigues Gonçalves
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Esferas; No. 30 (2024): Crise da Criatividade - A comunicação entre sabedoria e inteligência artificial
Esferas; n. 30 (2024): Crise da Criatividade - A comunicação entre sabedoria e inteligência artificial
2446-6190
2316-7122
10.31501/esf.v2i30
reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
collection Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
repository.name.fl_str_mv Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com
_version_ 1809731742164058112