O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso Netflix
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14992 |
Resumo: | Este artigo discute a mercantilização da nostalgia em conteúdos baseados na coleta e mineração de dados de usuários, a partir das séries “House of Cards” (2013-2018) e “Stranger Things” (2016-presente), produzidas pela Netflix. São problematizadas as práticas de datificação para criação de conteúdos aderentes a hábitos e preferências nostálgicas de públicos. São examinadas questões de padronização criativa, bem como a tendência à manutenção de estereótipos e à fragmentação do passado. |
id |
UCB-3_39ac8436613fc6ea7debf9fd61ef1736 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/14992 |
network_acronym_str |
UCB-3 |
network_name_str |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
repository_id_str |
|
spelling |
O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso NetflixNostalgia marketBig dataNetflix; House of CardsStranger ThingsMercado da nostalgiaBig DataNetflixHouse of CardsStranger ThingsEste artigo discute a mercantilização da nostalgia em conteúdos baseados na coleta e mineração de dados de usuários, a partir das séries “House of Cards” (2013-2018) e “Stranger Things” (2016-presente), produzidas pela Netflix. São problematizadas as práticas de datificação para criação de conteúdos aderentes a hábitos e preferências nostálgicas de públicos. São examinadas questões de padronização criativa, bem como a tendência à manutenção de estereótipos e à fragmentação do passado.Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul2024-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/1499210.31501/esf.v2i30.14992Esferas; No. 30 (2024): Crise da Criatividade - A comunicação entre sabedoria e inteligência artificialEsferas; n. 30 (2024): Crise da Criatividade - A comunicação entre sabedoria e inteligência artificial2446-61902316-712210.31501/esf.v2i30reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oesteinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14992/11895Copyright (c) 2024 Letícia Xavier de Lemos Capanema, Luiz Alberto Rodrigues Gonçalveshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessXavier de Lemos Capanema, LetíciaRodrigues Gonçalves, Luiz Alberto 2024-08-15T12:40:50Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/14992Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/PRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/oai||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com2446-61902316-7122opendoar:2024-08-15T12:40:50Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso Netflix |
title |
O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso Netflix |
spellingShingle |
O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso Netflix Xavier de Lemos Capanema, Letícia Nostalgia market Big data Netflix ; House of Cards Stranger Things Mercado da nostalgia Big Data Netflix House of Cards Stranger Things |
title_short |
O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso Netflix |
title_full |
O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso Netflix |
title_fullStr |
O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso Netflix |
title_full_unstemmed |
O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso Netflix |
title_sort |
O mercado da nostalgia na era do capitalismo big data: Uma abordagem do caso Netflix |
author |
Xavier de Lemos Capanema, Letícia |
author_facet |
Xavier de Lemos Capanema, Letícia Rodrigues Gonçalves, Luiz Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues Gonçalves, Luiz Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier de Lemos Capanema, Letícia Rodrigues Gonçalves, Luiz Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nostalgia market Big data Netflix ; House of Cards Stranger Things Mercado da nostalgia Big Data Netflix House of Cards Stranger Things |
topic |
Nostalgia market Big data Netflix ; House of Cards Stranger Things Mercado da nostalgia Big Data Netflix House of Cards Stranger Things |
description |
Este artigo discute a mercantilização da nostalgia em conteúdos baseados na coleta e mineração de dados de usuários, a partir das séries “House of Cards” (2013-2018) e “Stranger Things” (2016-presente), produzidas pela Netflix. São problematizadas as práticas de datificação para criação de conteúdos aderentes a hábitos e preferências nostálgicas de públicos. São examinadas questões de padronização criativa, bem como a tendência à manutenção de estereótipos e à fragmentação do passado. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14992 10.31501/esf.v2i30.14992 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14992 |
identifier_str_mv |
10.31501/esf.v2i30.14992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14992/11895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Letícia Xavier de Lemos Capanema, Luiz Alberto Rodrigues Gonçalves https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Letícia Xavier de Lemos Capanema, Luiz Alberto Rodrigues Gonçalves https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Esferas; No. 30 (2024): Crise da Criatividade - A comunicação entre sabedoria e inteligência artificial Esferas; n. 30 (2024): Crise da Criatividade - A comunicação entre sabedoria e inteligência artificial 2446-6190 2316-7122 10.31501/esf.v2i30 reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
collection |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
repository.name.fl_str_mv |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com |
_version_ |
1809731742164058112 |