Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Wars

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bona, Rafael Jose
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Hochsprung, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/9716
Resumo: O artigo explora as interfaces entre o cinema e a educação. O objetivo consiste em analisar os valores educativos de cunho moral presentes na trilogia clássica de Star Wars, de George Lucas,composta pelos Episódios IV, V e VI(1977, 1980 e 1983). A pesquisa é classificada como descritiva com abordagem qualitativa. Foram selecionadas e analisadas cenas sob a perspectiva do cinema e da educação. Como resultado, foi possível perceber que a trilogia clássica é baseada em atitudes altruístas de praticamente todos os personagens envolvidos nas cenas analisadas. Logo, a partir da interpretação dos dados, é possível que filmes tão aclamados pela audiência, como os de franquia, carreguem mensagens pautadas em valores educativos de cunho moral e não somente com intuitos comerciais.
id UCB-3_6941592d8d60eaac77554c8b93f7511e
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9716
network_acronym_str UCB-3
network_name_str Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
repository_id_str
spelling Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Warscomunicação educação cinema franquia Star Wars.O artigo explora as interfaces entre o cinema e a educação. O objetivo consiste em analisar os valores educativos de cunho moral presentes na trilogia clássica de Star Wars, de George Lucas,composta pelos Episódios IV, V e VI(1977, 1980 e 1983). A pesquisa é classificada como descritiva com abordagem qualitativa. Foram selecionadas e analisadas cenas sob a perspectiva do cinema e da educação. Como resultado, foi possível perceber que a trilogia clássica é baseada em atitudes altruístas de praticamente todos os personagens envolvidos nas cenas analisadas. Logo, a partir da interpretação dos dados, é possível que filmes tão aclamados pela audiência, como os de franquia, carreguem mensagens pautadas em valores educativos de cunho moral e não somente com intuitos comerciais.Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul2019-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/971610.31501/esf.v0i13.9716Esferas; No. 13 (2018): Comunicação e Educação; 85-94Esferas; n. 13 (2018): Comunicação e Educação; 85-942446-61902316-712210.31501/esf.v0i13reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oesteinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/9716/7406Copyright (c) 2019 Esferasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBona, Rafael JoseHochsprung, Juliana2022-07-02T19:00:41Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9716Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/oai||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com2446-61902316-7122opendoar:2022-07-02T19:00:41Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Wars
title Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Wars
spellingShingle Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Wars
Bona, Rafael Jose
comunicação
educação
cinema
franquia
Star Wars.
title_short Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Wars
title_full Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Wars
title_fullStr Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Wars
title_full_unstemmed Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Wars
title_sort Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Wars
author Bona, Rafael Jose
author_facet Bona, Rafael Jose
Hochsprung, Juliana
author_role author
author2 Hochsprung, Juliana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bona, Rafael Jose
Hochsprung, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação
educação
cinema
franquia
Star Wars.
topic comunicação
educação
cinema
franquia
Star Wars.
description O artigo explora as interfaces entre o cinema e a educação. O objetivo consiste em analisar os valores educativos de cunho moral presentes na trilogia clássica de Star Wars, de George Lucas,composta pelos Episódios IV, V e VI(1977, 1980 e 1983). A pesquisa é classificada como descritiva com abordagem qualitativa. Foram selecionadas e analisadas cenas sob a perspectiva do cinema e da educação. Como resultado, foi possível perceber que a trilogia clássica é baseada em atitudes altruístas de praticamente todos os personagens envolvidos nas cenas analisadas. Logo, a partir da interpretação dos dados, é possível que filmes tão aclamados pela audiência, como os de franquia, carreguem mensagens pautadas em valores educativos de cunho moral e não somente com intuitos comerciais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/9716
10.31501/esf.v0i13.9716
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/9716
identifier_str_mv 10.31501/esf.v0i13.9716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/9716/7406
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Esferas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Esferas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Esferas; No. 13 (2018): Comunicação e Educação; 85-94
Esferas; n. 13 (2018): Comunicação e Educação; 85-94
2446-6190
2316-7122
10.31501/esf.v0i13
reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
collection Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
repository.name.fl_str_mv Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com
_version_ 1809731742688346112