Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Wars
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/9716 |
Resumo: | O artigo explora as interfaces entre o cinema e a educação. O objetivo consiste em analisar os valores educativos de cunho moral presentes na trilogia clássica de Star Wars, de George Lucas,composta pelos Episódios IV, V e VI(1977, 1980 e 1983). A pesquisa é classificada como descritiva com abordagem qualitativa. Foram selecionadas e analisadas cenas sob a perspectiva do cinema e da educação. Como resultado, foi possível perceber que a trilogia clássica é baseada em atitudes altruístas de praticamente todos os personagens envolvidos nas cenas analisadas. Logo, a partir da interpretação dos dados, é possível que filmes tão aclamados pela audiência, como os de franquia, carreguem mensagens pautadas em valores educativos de cunho moral e não somente com intuitos comerciais. |
id |
UCB-3_6941592d8d60eaac77554c8b93f7511e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9716 |
network_acronym_str |
UCB-3 |
network_name_str |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
repository_id_str |
|
spelling |
Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Warscomunicação educação cinema franquia Star Wars.O artigo explora as interfaces entre o cinema e a educação. O objetivo consiste em analisar os valores educativos de cunho moral presentes na trilogia clássica de Star Wars, de George Lucas,composta pelos Episódios IV, V e VI(1977, 1980 e 1983). A pesquisa é classificada como descritiva com abordagem qualitativa. Foram selecionadas e analisadas cenas sob a perspectiva do cinema e da educação. Como resultado, foi possível perceber que a trilogia clássica é baseada em atitudes altruístas de praticamente todos os personagens envolvidos nas cenas analisadas. Logo, a partir da interpretação dos dados, é possível que filmes tão aclamados pela audiência, como os de franquia, carreguem mensagens pautadas em valores educativos de cunho moral e não somente com intuitos comerciais.Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul2019-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/971610.31501/esf.v0i13.9716Esferas; No. 13 (2018): Comunicação e Educação; 85-94Esferas; n. 13 (2018): Comunicação e Educação; 85-942446-61902316-712210.31501/esf.v0i13reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oesteinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/9716/7406Copyright (c) 2019 Esferasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBona, Rafael JoseHochsprung, Juliana2022-07-02T19:00:41Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9716Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/oai||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com2446-61902316-7122opendoar:2022-07-02T19:00:41Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Wars |
title |
Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Wars |
spellingShingle |
Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Wars Bona, Rafael Jose comunicação educação cinema franquia Star Wars. |
title_short |
Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Wars |
title_full |
Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Wars |
title_fullStr |
Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Wars |
title_full_unstemmed |
Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Wars |
title_sort |
Cinema e educação na trilogia clássica dos filmes Star Wars |
author |
Bona, Rafael Jose |
author_facet |
Bona, Rafael Jose Hochsprung, Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Hochsprung, Juliana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bona, Rafael Jose Hochsprung, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação educação cinema franquia Star Wars. |
topic |
comunicação educação cinema franquia Star Wars. |
description |
O artigo explora as interfaces entre o cinema e a educação. O objetivo consiste em analisar os valores educativos de cunho moral presentes na trilogia clássica de Star Wars, de George Lucas,composta pelos Episódios IV, V e VI(1977, 1980 e 1983). A pesquisa é classificada como descritiva com abordagem qualitativa. Foram selecionadas e analisadas cenas sob a perspectiva do cinema e da educação. Como resultado, foi possível perceber que a trilogia clássica é baseada em atitudes altruístas de praticamente todos os personagens envolvidos nas cenas analisadas. Logo, a partir da interpretação dos dados, é possível que filmes tão aclamados pela audiência, como os de franquia, carreguem mensagens pautadas em valores educativos de cunho moral e não somente com intuitos comerciais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/9716 10.31501/esf.v0i13.9716 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/9716 |
identifier_str_mv |
10.31501/esf.v0i13.9716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/9716/7406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Esferas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Esferas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Esferas; No. 13 (2018): Comunicação e Educação; 85-94 Esferas; n. 13 (2018): Comunicação e Educação; 85-94 2446-6190 2316-7122 10.31501/esf.v0i13 reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
collection |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
repository.name.fl_str_mv |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com |
_version_ |
1809731742688346112 |