Análise da atenção visual aos modelos negro e branco na campanha Gente boa também mata

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kawano, Diogo Rógora
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Batista, Leandro Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11938
Resumo: A presença de pessoas negras na publicidade tem sido amplamente discutida na sociedade. O objetivo desta pesquisa foi o de comparar a atenção visual dada aos modelos negro e branco na campanha publicitária Gente boa também mata. Para tanto, foi conduzido um estudo de caráter descritivo e exploratório em que os participantes tiveram seus dados de atenção visual coletados durante a visualização dos anúncios. Os resultados indicaram diferenças na atenção dada às etnias nas quatro versões da campanha.
id UCB-3_7fbd938c98f066a2ae158fb6d8d196bd
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11938
network_acronym_str UCB-3
network_name_str Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
repository_id_str
spelling Análise da atenção visual aos modelos negro e branco na campanha Gente boa também matapublicidade negros eye tracking atenção visual preconceito racial.A presença de pessoas negras na publicidade tem sido amplamente discutida na sociedade. O objetivo desta pesquisa foi o de comparar a atenção visual dada aos modelos negro e branco na campanha publicitária Gente boa também mata. Para tanto, foi conduzido um estudo de caráter descritivo e exploratório em que os participantes tiveram seus dados de atenção visual coletados durante a visualização dos anúncios. Os resultados indicaram diferenças na atenção dada às etnias nas quatro versões da campanha.Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul2020-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/tiffimage/tiffimage/tiffimage/tiffimage/tiffimage/tiffhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/1193810.31501/esf.v0i18.11938Esferas; No. 18 (2020): Comunicação, Interseccionalidade e a Promoção da Igualdade Étnico-Racial; 87Esferas; n. 18 (2020): Comunicação, Interseccionalidade e a Promoção da Igualdade Étnico-Racial; 872446-61902316-712210.31501/esf.v0i18reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oesteinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11938/7180https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11938/10784https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11938/10785https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11938/10786https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11938/10787https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11938/10788https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11938/10789Copyright (c) 2020 Esferasinfo:eu-repo/semantics/openAccessKawano, Diogo RógoraBatista, Leandro Leonardo2022-07-02T16:13:31Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11938Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/oai||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com2446-61902316-7122opendoar:2022-07-02T16:13:31Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da atenção visual aos modelos negro e branco na campanha Gente boa também mata
title Análise da atenção visual aos modelos negro e branco na campanha Gente boa também mata
spellingShingle Análise da atenção visual aos modelos negro e branco na campanha Gente boa também mata
Kawano, Diogo Rógora
publicidade
negros
eye tracking
atenção visual
preconceito racial.
title_short Análise da atenção visual aos modelos negro e branco na campanha Gente boa também mata
title_full Análise da atenção visual aos modelos negro e branco na campanha Gente boa também mata
title_fullStr Análise da atenção visual aos modelos negro e branco na campanha Gente boa também mata
title_full_unstemmed Análise da atenção visual aos modelos negro e branco na campanha Gente boa também mata
title_sort Análise da atenção visual aos modelos negro e branco na campanha Gente boa também mata
author Kawano, Diogo Rógora
author_facet Kawano, Diogo Rógora
Batista, Leandro Leonardo
author_role author
author2 Batista, Leandro Leonardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kawano, Diogo Rógora
Batista, Leandro Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv publicidade
negros
eye tracking
atenção visual
preconceito racial.
topic publicidade
negros
eye tracking
atenção visual
preconceito racial.
description A presença de pessoas negras na publicidade tem sido amplamente discutida na sociedade. O objetivo desta pesquisa foi o de comparar a atenção visual dada aos modelos negro e branco na campanha publicitária Gente boa também mata. Para tanto, foi conduzido um estudo de caráter descritivo e exploratório em que os participantes tiveram seus dados de atenção visual coletados durante a visualização dos anúncios. Os resultados indicaram diferenças na atenção dada às etnias nas quatro versões da campanha.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11938
10.31501/esf.v0i18.11938
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11938
identifier_str_mv 10.31501/esf.v0i18.11938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11938/7180
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11938/10784
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11938/10785
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11938/10786
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11938/10787
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11938/10788
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11938/10789
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Esferas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Esferas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/tiff
image/tiff
image/tiff
image/tiff
image/tiff
image/tiff
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Esferas; No. 18 (2020): Comunicação, Interseccionalidade e a Promoção da Igualdade Étnico-Racial; 87
Esferas; n. 18 (2020): Comunicação, Interseccionalidade e a Promoção da Igualdade Étnico-Racial; 87
2446-6190
2316-7122
10.31501/esf.v0i18
reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
collection Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
repository.name.fl_str_mv Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com
_version_ 1809731743156011008