Educar para a promoção da igualdade étnico-racial : uma proposta de diagnóstico na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1172 |
Resumo: | A partir da reflexão de que as propostas pedagógicas da educação infantil devem estar comprometidas com o rompimento das relações de dominação racial e entendendo que promover a igualdade racial envolve o trabalho com todas as crianças, bem como com todos os profissionais da unidade, e, considerando que a Política Municipal de Educação Infantil de Rondonópolis/MT recomenda a elaboração de projetos sobre a temática étnico-racial subsidiados previamente pela realização de um diagnóstico que identifique como o racismo e as questões da diversidade racial estão sendo tratadas na unidade, este artigo traz um relato de uma intervenção que visou, de modo geral, elaborar e aplicar referido diagnóstico em uma unidade de Educação Infantil de Rondonópolis/MT.O diagnóstico foi composto por um questionário (elaborado e aplicado) e roda de conversa realizada com os profissionais. Pode-se apreender que, apesar dos professores alegarem que o tema das questões raciais é importante, nas suas práticas o assunto é pouco abordado. Ainda, observou-se a crença da maioria dos participantes de que o preconceito racial que as crianças manifestam é “algo que trazem de casa”, evidenciando pouca percepção de que determinadas práticas nos cotidianos escolares podem estar contribuindo para sustentar o racismo interpessoal e institucional. Espera-se que este diagnóstico ora apresentado possa servir como subsídio para outras unidades e, assim, atender ao que a Política Municipal de Educação Infantil de Rondonópolis preconiza para a promoção da igualdade étnico-racial nas unidades de educação infantil. |
id |
UFMT-1_04389dcc482bebedcee95dde98da115d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/1172 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Educar para a promoção da igualdade étnico-racial : uma proposta de diagnóstico na educação infantilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIADiversidade racialPromoção da igualdade étnico racialPolítica Municipal de Educação InfantilA partir da reflexão de que as propostas pedagógicas da educação infantil devem estar comprometidas com o rompimento das relações de dominação racial e entendendo que promover a igualdade racial envolve o trabalho com todas as crianças, bem como com todos os profissionais da unidade, e, considerando que a Política Municipal de Educação Infantil de Rondonópolis/MT recomenda a elaboração de projetos sobre a temática étnico-racial subsidiados previamente pela realização de um diagnóstico que identifique como o racismo e as questões da diversidade racial estão sendo tratadas na unidade, este artigo traz um relato de uma intervenção que visou, de modo geral, elaborar e aplicar referido diagnóstico em uma unidade de Educação Infantil de Rondonópolis/MT.O diagnóstico foi composto por um questionário (elaborado e aplicado) e roda de conversa realizada com os profissionais. Pode-se apreender que, apesar dos professores alegarem que o tema das questões raciais é importante, nas suas práticas o assunto é pouco abordado. Ainda, observou-se a crença da maioria dos participantes de que o preconceito racial que as crianças manifestam é “algo que trazem de casa”, evidenciando pouca percepção de que determinadas práticas nos cotidianos escolares podem estar contribuindo para sustentar o racismo interpessoal e institucional. Espera-se que este diagnóstico ora apresentado possa servir como subsídio para outras unidades e, assim, atender ao que a Política Municipal de Educação Infantil de Rondonópolis preconiza para a promoção da igualdade étnico-racial nas unidades de educação infantil.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – RondonópolisUFMT CUR - RondonopólisHistória - CURMariano, Carmem Lúcia Susselhttp://lattes.cnpq.br/6604877443132931Mariano, Carmen Lúcia Susselhttp://lattes.cnpq.br/6604877443132931Pereira, Antutérpio Diashttp://lattes.cnpq.br/1396065093737081Moraes, Julianne Caju de Oliveira Souzahttp://lattes.cnpq.br/9598302986599381Silva, Keila Pereira da2019-06-11T18:16:11Z2019-02-042019-06-11T18:16:11Z2018-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetSILVA, Keila Pereira da. Educar para a promoção da igualdade étnico-racial: uma proposta de diagnóstico na educação infantil. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.http://bdm.ufmt.br/handle/1/1172porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-06-19T07:00:44Zoai:localhost:1/1172Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2019-06-19T07:00:44falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2019-06-19T07:00:44Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar para a promoção da igualdade étnico-racial : uma proposta de diagnóstico na educação infantil |
title |
Educar para a promoção da igualdade étnico-racial : uma proposta de diagnóstico na educação infantil |
spellingShingle |
Educar para a promoção da igualdade étnico-racial : uma proposta de diagnóstico na educação infantil Silva, Keila Pereira da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Diversidade racial Promoção da igualdade étnico racial Política Municipal de Educação Infantil |
title_short |
Educar para a promoção da igualdade étnico-racial : uma proposta de diagnóstico na educação infantil |
title_full |
Educar para a promoção da igualdade étnico-racial : uma proposta de diagnóstico na educação infantil |
title_fullStr |
Educar para a promoção da igualdade étnico-racial : uma proposta de diagnóstico na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Educar para a promoção da igualdade étnico-racial : uma proposta de diagnóstico na educação infantil |
title_sort |
Educar para a promoção da igualdade étnico-racial : uma proposta de diagnóstico na educação infantil |
author |
Silva, Keila Pereira da |
author_facet |
Silva, Keila Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mariano, Carmem Lúcia Sussel http://lattes.cnpq.br/6604877443132931 Mariano, Carmen Lúcia Sussel http://lattes.cnpq.br/6604877443132931 Pereira, Antutérpio Dias http://lattes.cnpq.br/1396065093737081 Moraes, Julianne Caju de Oliveira Souza http://lattes.cnpq.br/9598302986599381 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Keila Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Diversidade racial Promoção da igualdade étnico racial Política Municipal de Educação Infantil |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Diversidade racial Promoção da igualdade étnico racial Política Municipal de Educação Infantil |
description |
A partir da reflexão de que as propostas pedagógicas da educação infantil devem estar comprometidas com o rompimento das relações de dominação racial e entendendo que promover a igualdade racial envolve o trabalho com todas as crianças, bem como com todos os profissionais da unidade, e, considerando que a Política Municipal de Educação Infantil de Rondonópolis/MT recomenda a elaboração de projetos sobre a temática étnico-racial subsidiados previamente pela realização de um diagnóstico que identifique como o racismo e as questões da diversidade racial estão sendo tratadas na unidade, este artigo traz um relato de uma intervenção que visou, de modo geral, elaborar e aplicar referido diagnóstico em uma unidade de Educação Infantil de Rondonópolis/MT.O diagnóstico foi composto por um questionário (elaborado e aplicado) e roda de conversa realizada com os profissionais. Pode-se apreender que, apesar dos professores alegarem que o tema das questões raciais é importante, nas suas práticas o assunto é pouco abordado. Ainda, observou-se a crença da maioria dos participantes de que o preconceito racial que as crianças manifestam é “algo que trazem de casa”, evidenciando pouca percepção de que determinadas práticas nos cotidianos escolares podem estar contribuindo para sustentar o racismo interpessoal e institucional. Espera-se que este diagnóstico ora apresentado possa servir como subsídio para outras unidades e, assim, atender ao que a Política Municipal de Educação Infantil de Rondonópolis preconiza para a promoção da igualdade étnico-racial nas unidades de educação infantil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-25 2019-06-11T18:16:11Z 2019-02-04 2019-06-11T18:16:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Keila Pereira da. Educar para a promoção da igualdade étnico-racial: uma proposta de diagnóstico na educação infantil. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018. http://bdm.ufmt.br/handle/1/1172 |
identifier_str_mv |
SILVA, Keila Pereira da. Educar para a promoção da igualdade étnico-racial: uma proposta de diagnóstico na educação infantil. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociedade, Política e Cidadania: olhares transdisciplinares) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis UFMT CUR - Rondonopólis História - CUR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis UFMT CUR - Rondonopólis História - CUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1813012951468081152 |