Sagrado profano: a Umbanda e o mercado religioso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Ítalo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dravet, Florence
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/7907
Resumo: A Umbanda, oriunda do sincretismo religiosobrasileiro, sofre um declínio no número oficialde praticantes, embora os terreiros estejamcheios. Algumas igrejas neopentecostaisempregam técnicas de marketing paraexpandir sua presença na sociedade eutilizam os meios de comunicação paradifamar as práticas umbandistas, acusandoasde praticarem atividades “demoníacas”.Busca-se entender aqui como a Umbandase posiciona frente ao mercado religioso ede que forma ela utiliza as ferramentas daComunicação para proteção, preservação eexpansão de suas práticas
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