Sagrado profano: a Umbanda e o mercado religioso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/7907 |
Resumo: | A Umbanda, oriunda do sincretismo religiosobrasileiro, sofre um declínio no número oficialde praticantes, embora os terreiros estejamcheios. Algumas igrejas neopentecostaisempregam técnicas de marketing paraexpandir sua presença na sociedade eutilizam os meios de comunicação paradifamar as práticas umbandistas, acusandoasde praticarem atividades “demoníacas”.Busca-se entender aqui como a Umbandase posiciona frente ao mercado religioso ede que forma ela utiliza as ferramentas daComunicação para proteção, preservação eexpansão de suas práticas |
id |
UCB-3_d9ee981f7ad7f8ead162ffcfcef4d710 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7907 |
network_acronym_str |
UCB-3 |
network_name_str |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
repository_id_str |
|
spelling |
Sagrado profano: a Umbanda e o mercado religiosoA Umbanda, oriunda do sincretismo religiosobrasileiro, sofre um declínio no número oficialde praticantes, embora os terreiros estejamcheios. Algumas igrejas neopentecostaisempregam técnicas de marketing paraexpandir sua presença na sociedade eutilizam os meios de comunicação paradifamar as práticas umbandistas, acusandoasde praticarem atividades “demoníacas”.Busca-se entender aqui como a Umbandase posiciona frente ao mercado religioso ede que forma ela utiliza as ferramentas daComunicação para proteção, preservação eexpansão de suas práticasUniversidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul2017-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/790710.19174/esf.v1i8.7907Esferas; No. 8 (2016): Comunicação e ReligiosidadesEsferas; n. 8 (2016): Comunicação e Religiosidades2446-61902316-712210.31501/esf.v1i8reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oesteinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/7907/4947Copyright (c) 2017 Esferasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLobo, ÍtaloDravet, Florence2022-07-02T15:37:39Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7907Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/oai||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com2446-61902316-7122opendoar:2022-07-02T15:37:39Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sagrado profano: a Umbanda e o mercado religioso |
title |
Sagrado profano: a Umbanda e o mercado religioso |
spellingShingle |
Sagrado profano: a Umbanda e o mercado religioso Lobo, Ítalo |
title_short |
Sagrado profano: a Umbanda e o mercado religioso |
title_full |
Sagrado profano: a Umbanda e o mercado religioso |
title_fullStr |
Sagrado profano: a Umbanda e o mercado religioso |
title_full_unstemmed |
Sagrado profano: a Umbanda e o mercado religioso |
title_sort |
Sagrado profano: a Umbanda e o mercado religioso |
author |
Lobo, Ítalo |
author_facet |
Lobo, Ítalo Dravet, Florence |
author_role |
author |
author2 |
Dravet, Florence |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobo, Ítalo Dravet, Florence |
description |
A Umbanda, oriunda do sincretismo religiosobrasileiro, sofre um declínio no número oficialde praticantes, embora os terreiros estejamcheios. Algumas igrejas neopentecostaisempregam técnicas de marketing paraexpandir sua presença na sociedade eutilizam os meios de comunicação paradifamar as práticas umbandistas, acusandoasde praticarem atividades “demoníacas”.Busca-se entender aqui como a Umbandase posiciona frente ao mercado religioso ede que forma ela utiliza as ferramentas daComunicação para proteção, preservação eexpansão de suas práticas |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/7907 10.19174/esf.v1i8.7907 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/7907 |
identifier_str_mv |
10.19174/esf.v1i8.7907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/7907/4947 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Esferas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Esferas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Esferas; No. 8 (2016): Comunicação e Religiosidades Esferas; n. 8 (2016): Comunicação e Religiosidades 2446-6190 2316-7122 10.31501/esf.v1i8 reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
collection |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
repository.name.fl_str_mv |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com |
_version_ |
1809731742624382976 |