STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10290 |
Resumo: | O artigo tem como tema as relações entre leitor e jornal no âmbito do jornalismo em redes sociais digitais. Buscou-se estudar como os principais jornais brasileiros (Estadão, Folha de São Paulo, O Globo e Zero Hora) têm se apropriado da ferramenta Stories do Instagram para capturar e fidelizar o leitor. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foram identificadas as estratégias enunciativas utilizadas pelos jornais e as novas apropriações no contexto da midiatização. Compreendeu-se como os jornais utilizam esse recurso para atrair seguidores durante o período de 06 a 13 de abril de 2018. A partir dos dados analisados concluiu-se que os jornais, hoje, necessitam desenvolver suas operações discursivas articulando possibilidades de enunciação para leitores que circulam e se movimentam facilmente nas redes sociais digitais. |
id |
UCB-4_3f1bb57b943b7f41a0f34de7b70b69e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10290 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORESJornalismo Estratégias enunciativas Fidelização Stories InstagramO artigo tem como tema as relações entre leitor e jornal no âmbito do jornalismo em redes sociais digitais. Buscou-se estudar como os principais jornais brasileiros (Estadão, Folha de São Paulo, O Globo e Zero Hora) têm se apropriado da ferramenta Stories do Instagram para capturar e fidelizar o leitor. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foram identificadas as estratégias enunciativas utilizadas pelos jornais e as novas apropriações no contexto da midiatização. Compreendeu-se como os jornais utilizam esse recurso para atrair seguidores durante o período de 06 a 13 de abril de 2018. A partir dos dados analisados concluiu-se que os jornais, hoje, necessitam desenvolver suas operações discursivas articulando possibilidades de enunciação para leitores que circulam e se movimentam facilmente nas redes sociais digitais.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2020-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1029010.31501/comunicologia.v13i1.10290Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 13, N. 1, JAN./JUN., 2020; 101 - 1181981-213210.31501/comunicologia.v13i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10290/7091Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessSanchotene, CarlosSevero Porciuncula, Camila2021-07-09T10:24:07Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10290Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2021-07-09T10:24:07Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORES |
title |
STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORES |
spellingShingle |
STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORES Sanchotene, Carlos Jornalismo Estratégias enunciativas Fidelização Stories |
title_short |
STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORES |
title_full |
STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORES |
title_fullStr |
STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORES |
title_full_unstemmed |
STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORES |
title_sort |
STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORES |
author |
Sanchotene, Carlos |
author_facet |
Sanchotene, Carlos Severo Porciuncula, Camila |
author_role |
author |
author2 |
Severo Porciuncula, Camila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanchotene, Carlos Severo Porciuncula, Camila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Estratégias enunciativas Fidelização Stories |
topic |
Jornalismo Estratégias enunciativas Fidelização Stories |
description |
O artigo tem como tema as relações entre leitor e jornal no âmbito do jornalismo em redes sociais digitais. Buscou-se estudar como os principais jornais brasileiros (Estadão, Folha de São Paulo, O Globo e Zero Hora) têm se apropriado da ferramenta Stories do Instagram para capturar e fidelizar o leitor. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foram identificadas as estratégias enunciativas utilizadas pelos jornais e as novas apropriações no contexto da midiatização. Compreendeu-se como os jornais utilizam esse recurso para atrair seguidores durante o período de 06 a 13 de abril de 2018. A partir dos dados analisados concluiu-se que os jornais, hoje, necessitam desenvolver suas operações discursivas articulando possibilidades de enunciação para leitores que circulam e se movimentam facilmente nas redes sociais digitais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10290 10.31501/comunicologia.v13i1.10290 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10290 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v13i1.10290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10290/7091 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 13, N. 1, JAN./JUN., 2020; 101 - 118 1981-2132 10.31501/comunicologia.v13i1 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280916935147520 |