STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanchotene, Carlos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Severo Porciuncula, Camila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10290
Resumo: O artigo tem como tema as relações entre leitor e jornal no âmbito do jornalismo em redes sociais digitais. Buscou-se estudar como os principais jornais brasileiros (Estadão, Folha de São Paulo, O Globo e Zero Hora) têm se apropriado da ferramenta Stories do Instagram para capturar e fidelizar o leitor. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foram identificadas as estratégias enunciativas utilizadas pelos jornais e as novas apropriações no contexto da midiatização. Compreendeu-se como os jornais utilizam esse recurso para atrair seguidores durante o período de 06 a 13 de abril de 2018. A partir dos dados analisados concluiu-se que os jornais, hoje, necessitam desenvolver suas operações discursivas articulando possibilidades de enunciação para leitores que circulam e se movimentam facilmente nas redes sociais digitais.
id UCB-4_3f1bb57b943b7f41a0f34de7b70b69e1
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10290
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORESJornalismo Estratégias enunciativas Fidelização Stories InstagramO artigo tem como tema as relações entre leitor e jornal no âmbito do jornalismo em redes sociais digitais. Buscou-se estudar como os principais jornais brasileiros (Estadão, Folha de São Paulo, O Globo e Zero Hora) têm se apropriado da ferramenta Stories do Instagram para capturar e fidelizar o leitor. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foram identificadas as estratégias enunciativas utilizadas pelos jornais e as novas apropriações no contexto da midiatização. Compreendeu-se como os jornais utilizam esse recurso para atrair seguidores durante o período de 06 a 13 de abril de 2018. A partir dos dados analisados concluiu-se que os jornais, hoje, necessitam desenvolver suas operações discursivas articulando possibilidades de enunciação para leitores que circulam e se movimentam facilmente nas redes sociais digitais.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2020-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1029010.31501/comunicologia.v13i1.10290Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 13, N. 1, JAN./JUN., 2020; 101 - 1181981-213210.31501/comunicologia.v13i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10290/7091Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessSanchotene, CarlosSevero Porciuncula, Camila2021-07-09T10:24:07Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10290Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2021-07-09T10:24:07Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORES
title STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORES
spellingShingle STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORES
Sanchotene, Carlos
Jornalismo
Estratégias enunciativas
Fidelização
Stories
Instagram
title_short STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORES
title_full STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORES
title_fullStr STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORES
title_full_unstemmed STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORES
title_sort STORIES DO INSTAGRAM: AS ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS UTILIZADAS PELOS JORNAIS ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, O GLOBO E ZERO HORA PARA FIDELIZAR LEITORES
author Sanchotene, Carlos
author_facet Sanchotene, Carlos
Severo Porciuncula, Camila
author_role author
author2 Severo Porciuncula, Camila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanchotene, Carlos
Severo Porciuncula, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Estratégias enunciativas
Fidelização
Stories
Instagram
topic Jornalismo
Estratégias enunciativas
Fidelização
Stories
Instagram
description O artigo tem como tema as relações entre leitor e jornal no âmbito do jornalismo em redes sociais digitais. Buscou-se estudar como os principais jornais brasileiros (Estadão, Folha de São Paulo, O Globo e Zero Hora) têm se apropriado da ferramenta Stories do Instagram para capturar e fidelizar o leitor. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foram identificadas as estratégias enunciativas utilizadas pelos jornais e as novas apropriações no contexto da midiatização. Compreendeu-se como os jornais utilizam esse recurso para atrair seguidores durante o período de 06 a 13 de abril de 2018. A partir dos dados analisados concluiu-se que os jornais, hoje, necessitam desenvolver suas operações discursivas articulando possibilidades de enunciação para leitores que circulam e se movimentam facilmente nas redes sociais digitais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10290
10.31501/comunicologia.v13i1.10290
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10290
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v13i1.10290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10290/7091
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 13, N. 1, JAN./JUN., 2020; 101 - 118
1981-2132
10.31501/comunicologia.v13i1
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1809280916935147520