Direitos Humanos, Cidadania e as Relações de Consumo no Discurso Midiático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Eurípedes Ferreira de Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/7610
Resumo: O Estudo procura entender e conceituar Direitos Humanos e Cidadania. Verificar como são difundidos estes conceitos a partir de uma visão midiática, percebendo nas relações de consumo novas estruturas em que os indivíduos se identificam, exercem e cobram seus direitos. Ao associar cidadania e consumo objetiva-se verificar se os cidadãos ao consumirem estão favorecendo ou não o processo de bem-estar e justiça social. O recorte é a sociedade brasileira nos dias atuais e sua relação com a comunicação, a cidadania e o consumo, analisados a partir de uma pesquisa teórica sobre os temas e uma análise de discurso crítica ao programa televisivo “Fantástico” e seu discurso “cidadão”.
id UCB-4_7d00eb65d2891c70ddcad8ad1cde9904
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7610
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Direitos Humanos, Cidadania e as Relações de Consumo no Discurso MidiáticoDireitos Humanos Cidadania Consumo Comunicação Mídia.O Estudo procura entender e conceituar Direitos Humanos e Cidadania. Verificar como são difundidos estes conceitos a partir de uma visão midiática, percebendo nas relações de consumo novas estruturas em que os indivíduos se identificam, exercem e cobram seus direitos. Ao associar cidadania e consumo objetiva-se verificar se os cidadãos ao consumirem estão favorecendo ou não o processo de bem-estar e justiça social. O recorte é a sociedade brasileira nos dias atuais e sua relação com a comunicação, a cidadania e o consumo, analisados a partir de uma pesquisa teórica sobre os temas e uma análise de discurso crítica ao programa televisivo “Fantástico” e seu discurso “cidadão”.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2016-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/761010.24860/comunicologia.v9i2.7610Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 9, N. 2, JUL./DEZ., 2016; 193-2081981-213210.24860/comunicologia.v9i2reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/7610/5012Copyright (c) 2016 Comunicologia - Revista de Comunicação e Epistemologia da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, Eurípedes Ferreira de Carvalho2022-03-03T20:47:36Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7610Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2022-03-03T20:47:36Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Direitos Humanos, Cidadania e as Relações de Consumo no Discurso Midiático
title Direitos Humanos, Cidadania e as Relações de Consumo no Discurso Midiático
spellingShingle Direitos Humanos, Cidadania e as Relações de Consumo no Discurso Midiático
Júnior, Eurípedes Ferreira de Carvalho
Direitos Humanos
Cidadania
Consumo
Comunicação
Mídia.
title_short Direitos Humanos, Cidadania e as Relações de Consumo no Discurso Midiático
title_full Direitos Humanos, Cidadania e as Relações de Consumo no Discurso Midiático
title_fullStr Direitos Humanos, Cidadania e as Relações de Consumo no Discurso Midiático
title_full_unstemmed Direitos Humanos, Cidadania e as Relações de Consumo no Discurso Midiático
title_sort Direitos Humanos, Cidadania e as Relações de Consumo no Discurso Midiático
author Júnior, Eurípedes Ferreira de Carvalho
author_facet Júnior, Eurípedes Ferreira de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Eurípedes Ferreira de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos Humanos
Cidadania
Consumo
Comunicação
Mídia.
topic Direitos Humanos
Cidadania
Consumo
Comunicação
Mídia.
description O Estudo procura entender e conceituar Direitos Humanos e Cidadania. Verificar como são difundidos estes conceitos a partir de uma visão midiática, percebendo nas relações de consumo novas estruturas em que os indivíduos se identificam, exercem e cobram seus direitos. Ao associar cidadania e consumo objetiva-se verificar se os cidadãos ao consumirem estão favorecendo ou não o processo de bem-estar e justiça social. O recorte é a sociedade brasileira nos dias atuais e sua relação com a comunicação, a cidadania e o consumo, analisados a partir de uma pesquisa teórica sobre os temas e uma análise de discurso crítica ao programa televisivo “Fantástico” e seu discurso “cidadão”.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/7610
10.24860/comunicologia.v9i2.7610
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/7610
identifier_str_mv 10.24860/comunicologia.v9i2.7610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/7610/5012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 9, N. 2, JUL./DEZ., 2016; 193-208
1981-2132
10.24860/comunicologia.v9i2
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1799304105951232001