Mídia educativa ou educação midiática: os tortuosos caminhos da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Manuela
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Honório, Erotilde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intexto (Porto Alegre)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3627
Resumo: O presente trabalho é norteado por duas questões: É possível as práticas midiáticas da atualidade serem mediadoras de ações educativas? Poderiam os processos educativos encontrarem espaço de atuação na mídia? Para refletir sobre essas questões, parte-se do pressuposto de que a mídia é uma fonte de ampliação da experiência humana, e ao sê-lo, medeia a compreensão que temos do mundo e de nós mesmos. No entanto, essa fonte alimentadora do caudal socio-cultural dos indivíduos pouco tem contribuído para a inserção do homem na vida social de forma responsável, crítica e cidadã. Esse comprometimento não ocorre, possivelmente, pelo desconhecimento dos indivíduos dos saberes que compõem a cultura midiática e seus mútuos desdobramentos nas culturas eruditas e populares. Para trilhar os caminhos que unem as práticas educativas às midiáticas, faz-se necessário, então, interpenetrar saberes diversos, contemplando o resultado das possíveis combinações dessas tradições historicamente em marcha, em distintos tempos e espaços. Assim, a necessidade de edificação de uma sociedade cidadã exige a construção de uma ponte que ao unir essas duas instâncias de compreensão do mundo – a midiática e a educacional –desenvolva um contexto de referência que dê sentido às diferentes práticas culturais da vida cotidiana.
id UFRGS-6_d460dbe51d4cc1d94981ebeec710e34b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/3627
network_acronym_str UFRGS-6
network_name_str Intexto (Porto Alegre)
repository_id_str
spelling Mídia educativa ou educação midiática: os tortuosos caminhos da cidadaniaMídia educativa. Educação midiática. Cidadania.O presente trabalho é norteado por duas questões: É possível as práticas midiáticas da atualidade serem mediadoras de ações educativas? Poderiam os processos educativos encontrarem espaço de atuação na mídia? Para refletir sobre essas questões, parte-se do pressuposto de que a mídia é uma fonte de ampliação da experiência humana, e ao sê-lo, medeia a compreensão que temos do mundo e de nós mesmos. No entanto, essa fonte alimentadora do caudal socio-cultural dos indivíduos pouco tem contribuído para a inserção do homem na vida social de forma responsável, crítica e cidadã. Esse comprometimento não ocorre, possivelmente, pelo desconhecimento dos indivíduos dos saberes que compõem a cultura midiática e seus mútuos desdobramentos nas culturas eruditas e populares. Para trilhar os caminhos que unem as práticas educativas às midiáticas, faz-se necessário, então, interpenetrar saberes diversos, contemplando o resultado das possíveis combinações dessas tradições historicamente em marcha, em distintos tempos e espaços. Assim, a necessidade de edificação de uma sociedade cidadã exige a construção de uma ponte que ao unir essas duas instâncias de compreensão do mundo – a midiática e a educacional –desenvolva um contexto de referência que dê sentido às diferentes práticas culturais da vida cotidiana.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3627Intexto; No. 8 (2003); 28-42Intexto; Núm. 8 (2003); 28-42Intexto; No. 8 (2003); 28-42Intexto; N. 8 (2003); 28-42Intexto; n. 8 (2003); 28-421807-8583reponame:Intexto (Porto Alegre)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3627/4337Barros, ManuelaHonório, Erotildeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-25T16:51:54Zoai:seer.ufrgs.br:article/3627Revistahttp://seer.ufrgs.br/intextoONGhttp://seer.ufrgs.br/intexto/oai||intexto@ufrgs.br1807-85831807-8583opendoar:2017-10-25T16:51:54Intexto (Porto Alegre) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídia educativa ou educação midiática: os tortuosos caminhos da cidadania
title Mídia educativa ou educação midiática: os tortuosos caminhos da cidadania
spellingShingle Mídia educativa ou educação midiática: os tortuosos caminhos da cidadania
Barros, Manuela
Mídia educativa. Educação midiática. Cidadania.
title_short Mídia educativa ou educação midiática: os tortuosos caminhos da cidadania
title_full Mídia educativa ou educação midiática: os tortuosos caminhos da cidadania
title_fullStr Mídia educativa ou educação midiática: os tortuosos caminhos da cidadania
title_full_unstemmed Mídia educativa ou educação midiática: os tortuosos caminhos da cidadania
title_sort Mídia educativa ou educação midiática: os tortuosos caminhos da cidadania
author Barros, Manuela
author_facet Barros, Manuela
Honório, Erotilde
author_role author
author2 Honório, Erotilde
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Manuela
Honório, Erotilde
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia educativa. Educação midiática. Cidadania.
topic Mídia educativa. Educação midiática. Cidadania.
description O presente trabalho é norteado por duas questões: É possível as práticas midiáticas da atualidade serem mediadoras de ações educativas? Poderiam os processos educativos encontrarem espaço de atuação na mídia? Para refletir sobre essas questões, parte-se do pressuposto de que a mídia é uma fonte de ampliação da experiência humana, e ao sê-lo, medeia a compreensão que temos do mundo e de nós mesmos. No entanto, essa fonte alimentadora do caudal socio-cultural dos indivíduos pouco tem contribuído para a inserção do homem na vida social de forma responsável, crítica e cidadã. Esse comprometimento não ocorre, possivelmente, pelo desconhecimento dos indivíduos dos saberes que compõem a cultura midiática e seus mútuos desdobramentos nas culturas eruditas e populares. Para trilhar os caminhos que unem as práticas educativas às midiáticas, faz-se necessário, então, interpenetrar saberes diversos, contemplando o resultado das possíveis combinações dessas tradições historicamente em marcha, em distintos tempos e espaços. Assim, a necessidade de edificação de uma sociedade cidadã exige a construção de uma ponte que ao unir essas duas instâncias de compreensão do mundo – a midiática e a educacional –desenvolva um contexto de referência que dê sentido às diferentes práticas culturais da vida cotidiana.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3627
url https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3627/4337
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Intexto; No. 8 (2003); 28-42
Intexto; Núm. 8 (2003); 28-42
Intexto; No. 8 (2003); 28-42
Intexto; N. 8 (2003); 28-42
Intexto; n. 8 (2003); 28-42
1807-8583
reponame:Intexto (Porto Alegre)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Intexto (Porto Alegre)
collection Intexto (Porto Alegre)
repository.name.fl_str_mv Intexto (Porto Alegre) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||intexto@ufrgs.br
_version_ 1799766107498741760