Programas femininos na TV: cidadania e consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFG |
Texto Completo: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1391 |
Resumo: | This research paper is conceptually based on the consumer society, attended by the mass media in building social relationships and the imagination of individuals. It is centered on the principle that the appeal to the consumption happens to all those who can obtain messages from the media, i.e., mostly all citizens. In this society, the links with political parties, unions and other social actions are not enough to respond to citizens' claims and requirements. The right to consumption is also requested by those included in this context in which consuming seems to be a matter of rights and duties of citizens. Our study carries out the construction process of consumption as part of citizenship. We present a quantitative and qualitative study of the TV show, Mais Você, during the year 2009 which aimed to identify how consumption is presented. |
id |
UFG-2_af1ecab5330f892c048e9c6e0f824902 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.bc.ufg.br:tde/1391 |
network_acronym_str |
UFG-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFG |
repository_id_str |
|
spelling |
TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoahttp://lattes.cnpq.br/2424054335258827http://lattes.cnpq.br/5486988711528611NORMANDO, Jullena Santos de Alencar2014-07-29T15:22:29Z2010-09-022010-05-31NORMANDO, Jullena Santos de Alencar. TV Show for women: citizenship and consumption. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1391This research paper is conceptually based on the consumer society, attended by the mass media in building social relationships and the imagination of individuals. It is centered on the principle that the appeal to the consumption happens to all those who can obtain messages from the media, i.e., mostly all citizens. In this society, the links with political parties, unions and other social actions are not enough to respond to citizens' claims and requirements. The right to consumption is also requested by those included in this context in which consuming seems to be a matter of rights and duties of citizens. Our study carries out the construction process of consumption as part of citizenship. We present a quantitative and qualitative study of the TV show, Mais Você, during the year 2009 which aimed to identify how consumption is presented.Esta pesquisa se situa conceitualmente na sociedade de consumo, marcada pela presença a mídia de massa na construção das relações sociais e do imaginário dos indivíduos. Fundamenta-se no princípio de que o apelo ao consumo acontece para com todos aqueles que são sujeitos às mensagens dos meios de comunicação, ou seja, a praticamente todos os cidadãos. Nesta sociedade, os vínculos com partidos políticos, movimentos de classe, sindicatos e demais ações sociais não bastam para responder às reivindicações e representações dos cidadãos. O direito ao consumo também é conclamado por aqueles inseridos neste contexto, em que consumir parece ser uma relação de direitos e deveres do cidadão. O trabalho discute o processo de construção do consumo como elemento da cidadania. Apresentamos um estudo quantitativo e qualitativo do programa Mais Você exibido durante o ano de 2009 que buscou identificar como o consumo é apresentado.Made available in DSpace on 2014-07-29T15:22:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jullena S de A Normando.pdf: 1263130 bytes, checksum: c06313595546966b15215b863abf2ec6 (MD5) Previous issue date: 2010-05-31application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/TEDE/retrieve/4142/Jullena%20S%20de%20A%20%20Normando.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásMestrado em ComunicaçãoUFGBRCiências Sociais AplicadasCidadaniaComunicaçãoConsumoProgramas femininosMais VocêComunicação de massa - relações sociais; Comunicação de massa - mídia e consumo; Comunicação de massa - mídia e cidadania; Gênero - programas femininos na televisão; Rede Globo - programa Mais VocêCitizenshipCommunicationConsumptionMais VocêCNPQ::CIENCIAS HUMANASProgramas femininos na TV: cidadania e consumoTV Show for women: citizenship and consumptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALJullena S de A Normando.pdfapplication/pdf1263130http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/f92bddb5-f056-46c4-9d08-7d7d3368cf7d/downloadc06313595546966b15215b863abf2ec6MD51TEXTJullena S de A Normando.pdf.txtJullena S de A Normando.pdf.txtExtracted Texttext/plain253429http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/a8b76912-ca6b-4630-b57a-1d2e2b2c8737/download18e3c4ecd63152ef3c09ded2af98dfbcMD52THUMBNAILJullena S de A Normando.pdf.jpgJullena S de A Normando.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/58b3e4e0-db9a-4e89-b937-9cdd3777e7f8/downloadcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD53tde/13912014-07-30 03:11:43.069open.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tde/1391http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-07-30T06:11:43Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Programas femininos na TV: cidadania e consumo |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
TV Show for women: citizenship and consumption |
title |
Programas femininos na TV: cidadania e consumo |
spellingShingle |
Programas femininos na TV: cidadania e consumo NORMANDO, Jullena Santos de Alencar Cidadania Comunicação Consumo Programas femininos Mais Você Comunicação de massa - relações sociais; Comunicação de massa - mídia e consumo; Comunicação de massa - mídia e cidadania; Gênero - programas femininos na televisão; Rede Globo - programa Mais Você Citizenship Communication Consumption Mais Você CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
Programas femininos na TV: cidadania e consumo |
title_full |
Programas femininos na TV: cidadania e consumo |
title_fullStr |
Programas femininos na TV: cidadania e consumo |
title_full_unstemmed |
Programas femininos na TV: cidadania e consumo |
title_sort |
Programas femininos na TV: cidadania e consumo |
author |
NORMANDO, Jullena Santos de Alencar |
author_facet |
NORMANDO, Jullena Santos de Alencar |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2424054335258827 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5486988711528611 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NORMANDO, Jullena Santos de Alencar |
contributor_str_mv |
TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Comunicação Consumo Programas femininos Mais Você Comunicação de massa - relações sociais; Comunicação de massa - mídia e consumo; Comunicação de massa - mídia e cidadania; Gênero - programas femininos na televisão; Rede Globo - programa Mais Você |
topic |
Cidadania Comunicação Consumo Programas femininos Mais Você Comunicação de massa - relações sociais; Comunicação de massa - mídia e consumo; Comunicação de massa - mídia e cidadania; Gênero - programas femininos na televisão; Rede Globo - programa Mais Você Citizenship Communication Consumption Mais Você CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Citizenship Communication Consumption Mais Você |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
This research paper is conceptually based on the consumer society, attended by the mass media in building social relationships and the imagination of individuals. It is centered on the principle that the appeal to the consumption happens to all those who can obtain messages from the media, i.e., mostly all citizens. In this society, the links with political parties, unions and other social actions are not enough to respond to citizens' claims and requirements. The right to consumption is also requested by those included in this context in which consuming seems to be a matter of rights and duties of citizens. Our study carries out the construction process of consumption as part of citizenship. We present a quantitative and qualitative study of the TV show, Mais Você, during the year 2009 which aimed to identify how consumption is presented. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-09-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-05-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-29T15:22:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NORMANDO, Jullena Santos de Alencar. TV Show for women: citizenship and consumption. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1391 |
identifier_str_mv |
NORMANDO, Jullena Santos de Alencar. TV Show for women: citizenship and consumption. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010. |
url |
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFG instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFG |
collection |
Repositório Institucional da UFG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/f92bddb5-f056-46c4-9d08-7d7d3368cf7d/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/a8b76912-ca6b-4630-b57a-1d2e2b2c8737/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/58b3e4e0-db9a-4e89-b937-9cdd3777e7f8/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c06313595546966b15215b863abf2ec6 18e3c4ecd63152ef3c09ded2af98dfbc cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
tasesdissertacoes.bc@ufg.br |
_version_ |
1798044324006461440 |