Programas femininos na TV: cidadania e consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NORMANDO, Jullena Santos de Alencar
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFG
Texto Completo: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1391
Resumo: This research paper is conceptually based on the consumer society, attended by the mass media in building social relationships and the imagination of individuals. It is centered on the principle that the appeal to the consumption happens to all those who can obtain messages from the media, i.e., mostly all citizens. In this society, the links with political parties, unions and other social actions are not enough to respond to citizens' claims and requirements. The right to consumption is also requested by those included in this context in which consuming seems to be a matter of rights and duties of citizens. Our study carries out the construction process of consumption as part of citizenship. We present a quantitative and qualitative study of the TV show, Mais Você, during the year 2009 which aimed to identify how consumption is presented.
id UFG-2_af1ecab5330f892c048e9c6e0f824902
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tde/1391
network_acronym_str UFG-2
network_name_str Repositório Institucional da UFG
repository_id_str
spelling TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoahttp://lattes.cnpq.br/2424054335258827http://lattes.cnpq.br/5486988711528611NORMANDO, Jullena Santos de Alencar2014-07-29T15:22:29Z2010-09-022010-05-31NORMANDO, Jullena Santos de Alencar. TV Show for women: citizenship and consumption. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1391This research paper is conceptually based on the consumer society, attended by the mass media in building social relationships and the imagination of individuals. It is centered on the principle that the appeal to the consumption happens to all those who can obtain messages from the media, i.e., mostly all citizens. In this society, the links with political parties, unions and other social actions are not enough to respond to citizens' claims and requirements. The right to consumption is also requested by those included in this context in which consuming seems to be a matter of rights and duties of citizens. Our study carries out the construction process of consumption as part of citizenship. We present a quantitative and qualitative study of the TV show, Mais Você, during the year 2009 which aimed to identify how consumption is presented.Esta pesquisa se situa conceitualmente na sociedade de consumo, marcada pela presença a mídia de massa na construção das relações sociais e do imaginário dos indivíduos. Fundamenta-se no princípio de que o apelo ao consumo acontece para com todos aqueles que são sujeitos às mensagens dos meios de comunicação, ou seja, a praticamente todos os cidadãos. Nesta sociedade, os vínculos com partidos políticos, movimentos de classe, sindicatos e demais ações sociais não bastam para responder às reivindicações e representações dos cidadãos. O direito ao consumo também é conclamado por aqueles inseridos neste contexto, em que consumir parece ser uma relação de direitos e deveres do cidadão. O trabalho discute o processo de construção do consumo como elemento da cidadania. Apresentamos um estudo quantitativo e qualitativo do programa Mais Você exibido durante o ano de 2009 que buscou identificar como o consumo é apresentado.Made available in DSpace on 2014-07-29T15:22:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jullena S de A Normando.pdf: 1263130 bytes, checksum: c06313595546966b15215b863abf2ec6 (MD5) Previous issue date: 2010-05-31application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/TEDE/retrieve/4142/Jullena%20S%20de%20A%20%20Normando.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásMestrado em ComunicaçãoUFGBRCiências Sociais AplicadasCidadaniaComunicaçãoConsumoProgramas femininosMais VocêComunicação de massa - relações sociais; Comunicação de massa - mídia e consumo; Comunicação de massa - mídia e cidadania; Gênero - programas femininos na televisão; Rede Globo - programa Mais VocêCitizenshipCommunicationConsumptionMais VocêCNPQ::CIENCIAS HUMANASProgramas femininos na TV: cidadania e consumoTV Show for women: citizenship and consumptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALJullena S de A Normando.pdfapplication/pdf1263130http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/f92bddb5-f056-46c4-9d08-7d7d3368cf7d/downloadc06313595546966b15215b863abf2ec6MD51TEXTJullena S de A Normando.pdf.txtJullena S de A Normando.pdf.txtExtracted Texttext/plain253429http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/a8b76912-ca6b-4630-b57a-1d2e2b2c8737/download18e3c4ecd63152ef3c09ded2af98dfbcMD52THUMBNAILJullena S de A Normando.pdf.jpgJullena S de A Normando.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/58b3e4e0-db9a-4e89-b937-9cdd3777e7f8/downloadcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD53tde/13912014-07-30 03:11:43.069open.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tde/1391http://repositorio.bc.ufg.br/tedeRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.bc.ufg.br/oai/requesttasesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:2014-07-30T06:11:43Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.por.fl_str_mv Programas femininos na TV: cidadania e consumo
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv TV Show for women: citizenship and consumption
title Programas femininos na TV: cidadania e consumo
spellingShingle Programas femininos na TV: cidadania e consumo
NORMANDO, Jullena Santos de Alencar
Cidadania
Comunicação
Consumo
Programas femininos
Mais Você
Comunicação de massa - relações sociais; Comunicação de massa - mídia e consumo; Comunicação de massa - mídia e cidadania; Gênero - programas femininos na televisão; Rede Globo - programa Mais Você
Citizenship
Communication
Consumption
Mais Você
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short Programas femininos na TV: cidadania e consumo
title_full Programas femininos na TV: cidadania e consumo
title_fullStr Programas femininos na TV: cidadania e consumo
title_full_unstemmed Programas femininos na TV: cidadania e consumo
title_sort Programas femininos na TV: cidadania e consumo
author NORMANDO, Jullena Santos de Alencar
author_facet NORMANDO, Jullena Santos de Alencar
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2424054335258827
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5486988711528611
dc.contributor.author.fl_str_mv NORMANDO, Jullena Santos de Alencar
contributor_str_mv TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Comunicação
Consumo
Programas femininos
Mais Você
Comunicação de massa - relações sociais; Comunicação de massa - mídia e consumo; Comunicação de massa - mídia e cidadania; Gênero - programas femininos na televisão; Rede Globo - programa Mais Você
topic Cidadania
Comunicação
Consumo
Programas femininos
Mais Você
Comunicação de massa - relações sociais; Comunicação de massa - mídia e consumo; Comunicação de massa - mídia e cidadania; Gênero - programas femininos na televisão; Rede Globo - programa Mais Você
Citizenship
Communication
Consumption
Mais Você
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Citizenship
Communication
Consumption
Mais Você
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This research paper is conceptually based on the consumer society, attended by the mass media in building social relationships and the imagination of individuals. It is centered on the principle that the appeal to the consumption happens to all those who can obtain messages from the media, i.e., mostly all citizens. In this society, the links with political parties, unions and other social actions are not enough to respond to citizens' claims and requirements. The right to consumption is also requested by those included in this context in which consuming seems to be a matter of rights and duties of citizens. Our study carries out the construction process of consumption as part of citizenship. We present a quantitative and qualitative study of the TV show, Mais Você, during the year 2009 which aimed to identify how consumption is presented.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-09-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T15:22:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NORMANDO, Jullena Santos de Alencar. TV Show for women: citizenship and consumption. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1391
identifier_str_mv NORMANDO, Jullena Santos de Alencar. TV Show for women: citizenship and consumption. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Repositório Institucional da UFG
collection Repositório Institucional da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/f92bddb5-f056-46c4-9d08-7d7d3368cf7d/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/a8b76912-ca6b-4630-b57a-1d2e2b2c8737/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/58b3e4e0-db9a-4e89-b937-9cdd3777e7f8/download
bitstream.checksum.fl_str_mv c06313595546966b15215b863abf2ec6
18e3c4ecd63152ef3c09ded2af98dfbc
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tasesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1798044324006461440