FRONTEIRAS ENTRE O JORNALISMO E A PUBLICIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10656 |
Resumo: | As múltiplas evoluções tecnológicas possibilitaram novas e diversificadas formas de interação entre seres humanos e marcas, que são realizadas por meio de interfaces digitais, como as plataformas de mídias sociais digitais. Esse ambiente transformou, entre outros fatores, a maneira como a informação é consumida e percebida na internet. Nesse complexo ambiente comunicacional, jornalismo e a publicidade também se deslocam do seu significado semântico e aproximam-se ainda mais um do outro, contribuindo para produzir na audiência a percepção de que a informação provém de uma única área do campo da comunicação, juntamente com o entretenimento e o conteúdo produzido pelo próprio público. O objetivo deste artigo é, portanto, contribuir com um estudo sobre o conteúdo informativo quando produzido por marcas e apresentar suas similaridades com o jornalismo contemporâneo, enfatizando como esta prática influencia a percepção da informação no ambiente digital. |
id |
UCB-4_9d6937b5fc1dc72ecebcf8dd2de072ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10656 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
FRONTEIRAS ENTRE O JORNALISMO E A PUBLICIDADEConteúdo de Marca. Marketing de Conteúdo. Jornalismo. Publicidade. Fake News. Conteúdo.As múltiplas evoluções tecnológicas possibilitaram novas e diversificadas formas de interação entre seres humanos e marcas, que são realizadas por meio de interfaces digitais, como as plataformas de mídias sociais digitais. Esse ambiente transformou, entre outros fatores, a maneira como a informação é consumida e percebida na internet. Nesse complexo ambiente comunicacional, jornalismo e a publicidade também se deslocam do seu significado semântico e aproximam-se ainda mais um do outro, contribuindo para produzir na audiência a percepção de que a informação provém de uma única área do campo da comunicação, juntamente com o entretenimento e o conteúdo produzido pelo próprio público. O objetivo deste artigo é, portanto, contribuir com um estudo sobre o conteúdo informativo quando produzido por marcas e apresentar suas similaridades com o jornalismo contemporâneo, enfatizando como esta prática influencia a percepção da informação no ambiente digital.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2020-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1065610.31501/comunicologia.v12i2.10656Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 12, N. 2, JUL./DEZ., 2019; 39-601981-213210.31501/comunicologia.v12i2reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10656/6813Copyright (c) 2020 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Renata Ferreira2022-03-03T18:49:29Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10656Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2022-03-03T18:49:29Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FRONTEIRAS ENTRE O JORNALISMO E A PUBLICIDADE |
title |
FRONTEIRAS ENTRE O JORNALISMO E A PUBLICIDADE |
spellingShingle |
FRONTEIRAS ENTRE O JORNALISMO E A PUBLICIDADE Nascimento, Renata Ferreira Conteúdo de Marca. Marketing de Conteúdo. Jornalismo. Publicidade. Fake News. Conteúdo. |
title_short |
FRONTEIRAS ENTRE O JORNALISMO E A PUBLICIDADE |
title_full |
FRONTEIRAS ENTRE O JORNALISMO E A PUBLICIDADE |
title_fullStr |
FRONTEIRAS ENTRE O JORNALISMO E A PUBLICIDADE |
title_full_unstemmed |
FRONTEIRAS ENTRE O JORNALISMO E A PUBLICIDADE |
title_sort |
FRONTEIRAS ENTRE O JORNALISMO E A PUBLICIDADE |
author |
Nascimento, Renata Ferreira |
author_facet |
Nascimento, Renata Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Renata Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conteúdo de Marca. Marketing de Conteúdo. Jornalismo. Publicidade. Fake News. Conteúdo. |
topic |
Conteúdo de Marca. Marketing de Conteúdo. Jornalismo. Publicidade. Fake News. Conteúdo. |
description |
As múltiplas evoluções tecnológicas possibilitaram novas e diversificadas formas de interação entre seres humanos e marcas, que são realizadas por meio de interfaces digitais, como as plataformas de mídias sociais digitais. Esse ambiente transformou, entre outros fatores, a maneira como a informação é consumida e percebida na internet. Nesse complexo ambiente comunicacional, jornalismo e a publicidade também se deslocam do seu significado semântico e aproximam-se ainda mais um do outro, contribuindo para produzir na audiência a percepção de que a informação provém de uma única área do campo da comunicação, juntamente com o entretenimento e o conteúdo produzido pelo próprio público. O objetivo deste artigo é, portanto, contribuir com um estudo sobre o conteúdo informativo quando produzido por marcas e apresentar suas similaridades com o jornalismo contemporâneo, enfatizando como esta prática influencia a percepção da informação no ambiente digital. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10656 10.31501/comunicologia.v12i2.10656 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10656 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v12i2.10656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10656/6813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 12, N. 2, JUL./DEZ., 2019; 39-60 1981-2132 10.31501/comunicologia.v12i2 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1799304106060283904 |