Entre a Experiência Religiosa e o Entretenimento: ressignificações da música gospel como atração no programa Esquenta!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Jênifer Rosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9021
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar sob quais aspectos se dá a interação entre mídia e religião, bem como as tensões ou continuidades que a aproximação do ‘sagrado’ com o ‘profano’ na sociedade midiatizada evoca. Para tal, foram realizados dois grupos de discussão, um formado por pessoas evangélicas e outro formado por pessoas não-evangélicas, para analisar como as atrações gospel exibidas pelo programa Esquenta! – transmitido dominicalmente pela Rede Globo – são ressignificadas pela audiência. Interessou-nos compreender como os conteúdos religiosos deslocados de seu contexto original são reapropriados pelo público. Para efetuar nossa análise, tomamos como referencial teórico os conceitos de cultura gospel e de midiatização, especialmente o conceito de bios midiático, e a discussão sobre secularização proposta por Habermas.
id UCB-4_a0c25acd86d15e272b99b723e636b0b9
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9021
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Entre a Experiência Religiosa e o Entretenimento: ressignificações da música gospel como atração no programa Esquenta!Evangélicos Entretenimento Cultura Gospel.Esta pesquisa tem por objetivo analisar sob quais aspectos se dá a interação entre mídia e religião, bem como as tensões ou continuidades que a aproximação do ‘sagrado’ com o ‘profano’ na sociedade midiatizada evoca. Para tal, foram realizados dois grupos de discussão, um formado por pessoas evangélicas e outro formado por pessoas não-evangélicas, para analisar como as atrações gospel exibidas pelo programa Esquenta! – transmitido dominicalmente pela Rede Globo – são ressignificadas pela audiência. Interessou-nos compreender como os conteúdos religiosos deslocados de seu contexto original são reapropriados pelo público. Para efetuar nossa análise, tomamos como referencial teórico os conceitos de cultura gospel e de midiatização, especialmente o conceito de bios midiático, e a discussão sobre secularização proposta por Habermas.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/902110.31501/comunicologia.v11i1.9021Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 11, N. 1, JAN./JUN., 2018; 99-1191981-213210.31501/comunicologia.v11i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9021/5819Copyright (c) 2018 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Jênifer Rosa2018-09-14T10:33:46Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9021Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2018-09-14T10:33:46Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a Experiência Religiosa e o Entretenimento: ressignificações da música gospel como atração no programa Esquenta!
title Entre a Experiência Religiosa e o Entretenimento: ressignificações da música gospel como atração no programa Esquenta!
spellingShingle Entre a Experiência Religiosa e o Entretenimento: ressignificações da música gospel como atração no programa Esquenta!
de Oliveira, Jênifer Rosa
Evangélicos
Entretenimento
Cultura Gospel.
title_short Entre a Experiência Religiosa e o Entretenimento: ressignificações da música gospel como atração no programa Esquenta!
title_full Entre a Experiência Religiosa e o Entretenimento: ressignificações da música gospel como atração no programa Esquenta!
title_fullStr Entre a Experiência Religiosa e o Entretenimento: ressignificações da música gospel como atração no programa Esquenta!
title_full_unstemmed Entre a Experiência Religiosa e o Entretenimento: ressignificações da música gospel como atração no programa Esquenta!
title_sort Entre a Experiência Religiosa e o Entretenimento: ressignificações da música gospel como atração no programa Esquenta!
author de Oliveira, Jênifer Rosa
author_facet de Oliveira, Jênifer Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Jênifer Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Evangélicos
Entretenimento
Cultura Gospel.
topic Evangélicos
Entretenimento
Cultura Gospel.
description Esta pesquisa tem por objetivo analisar sob quais aspectos se dá a interação entre mídia e religião, bem como as tensões ou continuidades que a aproximação do ‘sagrado’ com o ‘profano’ na sociedade midiatizada evoca. Para tal, foram realizados dois grupos de discussão, um formado por pessoas evangélicas e outro formado por pessoas não-evangélicas, para analisar como as atrações gospel exibidas pelo programa Esquenta! – transmitido dominicalmente pela Rede Globo – são ressignificadas pela audiência. Interessou-nos compreender como os conteúdos religiosos deslocados de seu contexto original são reapropriados pelo público. Para efetuar nossa análise, tomamos como referencial teórico os conceitos de cultura gospel e de midiatização, especialmente o conceito de bios midiático, e a discussão sobre secularização proposta por Habermas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9021
10.31501/comunicologia.v11i1.9021
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9021
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v11i1.9021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9021/5819
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 11, N. 1, JAN./JUN., 2018; 99-119
1981-2132
10.31501/comunicologia.v11i1
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1809280916902641664