Entre a Experiência Religiosa e o Entretenimento: ressignificações da música gospel como atração no programa Esquenta!
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9021 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar sob quais aspectos se dá a interação entre mídia e religião, bem como as tensões ou continuidades que a aproximação do ‘sagrado’ com o ‘profano’ na sociedade midiatizada evoca. Para tal, foram realizados dois grupos de discussão, um formado por pessoas evangélicas e outro formado por pessoas não-evangélicas, para analisar como as atrações gospel exibidas pelo programa Esquenta! – transmitido dominicalmente pela Rede Globo – são ressignificadas pela audiência. Interessou-nos compreender como os conteúdos religiosos deslocados de seu contexto original são reapropriados pelo público. Para efetuar nossa análise, tomamos como referencial teórico os conceitos de cultura gospel e de midiatização, especialmente o conceito de bios midiático, e a discussão sobre secularização proposta por Habermas. |
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Entre a Experiência Religiosa e o Entretenimento: ressignificações da música gospel como atração no programa Esquenta!Evangélicos Entretenimento Cultura Gospel.Esta pesquisa tem por objetivo analisar sob quais aspectos se dá a interação entre mídia e religião, bem como as tensões ou continuidades que a aproximação do ‘sagrado’ com o ‘profano’ na sociedade midiatizada evoca. Para tal, foram realizados dois grupos de discussão, um formado por pessoas evangélicas e outro formado por pessoas não-evangélicas, para analisar como as atrações gospel exibidas pelo programa Esquenta! – transmitido dominicalmente pela Rede Globo – são ressignificadas pela audiência. Interessou-nos compreender como os conteúdos religiosos deslocados de seu contexto original são reapropriados pelo público. Para efetuar nossa análise, tomamos como referencial teórico os conceitos de cultura gospel e de midiatização, especialmente o conceito de bios midiático, e a discussão sobre secularização proposta por Habermas.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/902110.31501/comunicologia.v11i1.9021Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 11, N. 1, JAN./JUN., 2018; 99-1191981-213210.31501/comunicologia.v11i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/9021/5819Copyright (c) 2018 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Jênifer Rosa2018-09-14T10:33:46Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9021Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2018-09-14T10:33:46Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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