DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Júlia Barcelos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Knoll, Graziela Frainer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/13047
Resumo: O preconceito é tema recorrente na nossa sociedade e abrange o conjunto de ideias intolerantes e generalizações sobre grupos sociais, classes, etnias, gêneros, comportamentos, entre outros. Pensando em uma forma de lidar com o preconceito de jovens, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um jogo de narrativa ramificada sobre a temática do preconceito. Como objetivos específicos, pretendemos: identificar situações que envolvam preconceito direcionadas ao público jovem; criar narrativas e arte para o jogo a partir das situações selecionadas; elaborar uma versão demonstrativa do jogo. A metodologia adotada é qualitativa e descritiva, e o desenvolvimento do protótipo de jogo segue o método de ciclos, segundo o qual há as fases de pré-produção, produção, testes e finalização. O jogo foi produzido em uma versão demo, ambientado em um contexto escolar, com a finalidade de conscientizar jogadores jovens sobre situações que envolvam preconceito.
id UCB-4_e31ec83cae2dcca68531c4672c7650af
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13047
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITOJogos. Narrativa. Preconceito. Sociedade.O preconceito é tema recorrente na nossa sociedade e abrange o conjunto de ideias intolerantes e generalizações sobre grupos sociais, classes, etnias, gêneros, comportamentos, entre outros. Pensando em uma forma de lidar com o preconceito de jovens, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um jogo de narrativa ramificada sobre a temática do preconceito. Como objetivos específicos, pretendemos: identificar situações que envolvam preconceito direcionadas ao público jovem; criar narrativas e arte para o jogo a partir das situações selecionadas; elaborar uma versão demonstrativa do jogo. A metodologia adotada é qualitativa e descritiva, e o desenvolvimento do protótipo de jogo segue o método de ciclos, segundo o qual há as fases de pré-produção, produção, testes e finalização. O jogo foi produzido em uma versão demo, ambientado em um contexto escolar, com a finalidade de conscientizar jogadores jovens sobre situações que envolvam preconceito.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2022-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa; pesquisa descritiva.application/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1304710.31501/comunicologia.v14i2.13047Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 14, N. 2, JUL./DEZ., 2021; 17 - 381981-213210.31501/comunicologia.v14i2reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/13047/7788Copyright (c) 2022 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessFlores, Júlia BarcelosKnoll, Graziela Frainer2023-01-18T12:14:34Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13047Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2023-01-18T12:14:34Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO
title DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO
Flores, Júlia Barcelos
Jogos. Narrativa. Preconceito. Sociedade.
title_short DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO
title_full DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO
title_sort DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO
author Flores, Júlia Barcelos
author_facet Flores, Júlia Barcelos
Knoll, Graziela Frainer
author_role author
author2 Knoll, Graziela Frainer
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Júlia Barcelos
Knoll, Graziela Frainer
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos. Narrativa. Preconceito. Sociedade.
topic Jogos. Narrativa. Preconceito. Sociedade.
description O preconceito é tema recorrente na nossa sociedade e abrange o conjunto de ideias intolerantes e generalizações sobre grupos sociais, classes, etnias, gêneros, comportamentos, entre outros. Pensando em uma forma de lidar com o preconceito de jovens, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um jogo de narrativa ramificada sobre a temática do preconceito. Como objetivos específicos, pretendemos: identificar situações que envolvam preconceito direcionadas ao público jovem; criar narrativas e arte para o jogo a partir das situações selecionadas; elaborar uma versão demonstrativa do jogo. A metodologia adotada é qualitativa e descritiva, e o desenvolvimento do protótipo de jogo segue o método de ciclos, segundo o qual há as fases de pré-produção, produção, testes e finalização. O jogo foi produzido em uma versão demo, ambientado em um contexto escolar, com a finalidade de conscientizar jogadores jovens sobre situações que envolvam preconceito.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa; pesquisa descritiva.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/13047
10.31501/comunicologia.v14i2.13047
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/13047
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v14i2.13047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/13047/7788
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 14, N. 2, JUL./DEZ., 2021; 17 - 38
1981-2132
10.31501/comunicologia.v14i2
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1799304106289922048