DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/13047 |
Resumo: | O preconceito é tema recorrente na nossa sociedade e abrange o conjunto de ideias intolerantes e generalizações sobre grupos sociais, classes, etnias, gêneros, comportamentos, entre outros. Pensando em uma forma de lidar com o preconceito de jovens, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um jogo de narrativa ramificada sobre a temática do preconceito. Como objetivos específicos, pretendemos: identificar situações que envolvam preconceito direcionadas ao público jovem; criar narrativas e arte para o jogo a partir das situações selecionadas; elaborar uma versão demonstrativa do jogo. A metodologia adotada é qualitativa e descritiva, e o desenvolvimento do protótipo de jogo segue o método de ciclos, segundo o qual há as fases de pré-produção, produção, testes e finalização. O jogo foi produzido em uma versão demo, ambientado em um contexto escolar, com a finalidade de conscientizar jogadores jovens sobre situações que envolvam preconceito. |
id |
UCB-4_e31ec83cae2dcca68531c4672c7650af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13047 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITOJogos. Narrativa. Preconceito. Sociedade.O preconceito é tema recorrente na nossa sociedade e abrange o conjunto de ideias intolerantes e generalizações sobre grupos sociais, classes, etnias, gêneros, comportamentos, entre outros. Pensando em uma forma de lidar com o preconceito de jovens, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um jogo de narrativa ramificada sobre a temática do preconceito. Como objetivos específicos, pretendemos: identificar situações que envolvam preconceito direcionadas ao público jovem; criar narrativas e arte para o jogo a partir das situações selecionadas; elaborar uma versão demonstrativa do jogo. A metodologia adotada é qualitativa e descritiva, e o desenvolvimento do protótipo de jogo segue o método de ciclos, segundo o qual há as fases de pré-produção, produção, testes e finalização. O jogo foi produzido em uma versão demo, ambientado em um contexto escolar, com a finalidade de conscientizar jogadores jovens sobre situações que envolvam preconceito.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2022-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa; pesquisa descritiva.application/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1304710.31501/comunicologia.v14i2.13047Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 14, N. 2, JUL./DEZ., 2021; 17 - 381981-213210.31501/comunicologia.v14i2reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/13047/7788Copyright (c) 2022 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessFlores, Júlia BarcelosKnoll, Graziela Frainer2023-01-18T12:14:34Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13047Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2023-01-18T12:14:34Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO |
title |
DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO Flores, Júlia Barcelos Jogos. Narrativa. Preconceito. Sociedade. |
title_short |
DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO |
title_full |
DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO |
author |
Flores, Júlia Barcelos |
author_facet |
Flores, Júlia Barcelos Knoll, Graziela Frainer |
author_role |
author |
author2 |
Knoll, Graziela Frainer |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Júlia Barcelos Knoll, Graziela Frainer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos. Narrativa. Preconceito. Sociedade. |
topic |
Jogos. Narrativa. Preconceito. Sociedade. |
description |
O preconceito é tema recorrente na nossa sociedade e abrange o conjunto de ideias intolerantes e generalizações sobre grupos sociais, classes, etnias, gêneros, comportamentos, entre outros. Pensando em uma forma de lidar com o preconceito de jovens, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um jogo de narrativa ramificada sobre a temática do preconceito. Como objetivos específicos, pretendemos: identificar situações que envolvam preconceito direcionadas ao público jovem; criar narrativas e arte para o jogo a partir das situações selecionadas; elaborar uma versão demonstrativa do jogo. A metodologia adotada é qualitativa e descritiva, e o desenvolvimento do protótipo de jogo segue o método de ciclos, segundo o qual há as fases de pré-produção, produção, testes e finalização. O jogo foi produzido em uma versão demo, ambientado em um contexto escolar, com a finalidade de conscientizar jogadores jovens sobre situações que envolvam preconceito. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa; pesquisa descritiva. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/13047 10.31501/comunicologia.v14i2.13047 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/13047 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v14i2.13047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/13047/7788 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 14, N. 2, JUL./DEZ., 2021; 17 - 38 1981-2132 10.31501/comunicologia.v14i2 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280917312634880 |