Como a cultura influencia a escolha de uma propaganda? Um teste transcultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Rodrigo Mendonça
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pérez-Nebra, Amalia Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4160
Resumo: A presente pesquisa tem como propósito descrever a diferença entre os tipos motivacionais de valores de brasileiros e estadunidenses na avaliação de propagandas de produtos estéticos. Procura-se analisar qual peça e marca são preferidas pelo respondente e sua relação com valores humanos. As peças escolhidas foram da marca Nivea, que tem uma proposta antiga, usando modelos bonitas, e a peça da Dove, usando uma nova proposta, com mulheres comuns. O questionário foi disponibilizado em duas línguas, on-line e foram respondidos por 133 pessoas no Brasil e 30 nos Estados Unidos. A análise dos dados foi feita por meio de estatísticas descritivas e anovas. Os dados sugerem que as percepções das marcas são opostasentre o Brasil e os Estados Unidos. Por exemplo, o valor humano estimulação, no Brasil, está ligado à marca Dove e, nos EUA, à marca Nivea. Ressalta-se que os valores humanos encontrados para as amostras diferem daqueles encontrados na literatura. As hipóteses explicativas para o fenômeno das marcas giram em torno do nível informativo das marcas em cada país e de as subamostras serem atípicas aos países.
id UCB-4_ff6f3b18f4393e63bd903e4dd3945bf3
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4160
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Como a cultura influencia a escolha de uma propaganda? Um teste transculturalA presente pesquisa tem como propósito descrever a diferença entre os tipos motivacionais de valores de brasileiros e estadunidenses na avaliação de propagandas de produtos estéticos. Procura-se analisar qual peça e marca são preferidas pelo respondente e sua relação com valores humanos. As peças escolhidas foram da marca Nivea, que tem uma proposta antiga, usando modelos bonitas, e a peça da Dove, usando uma nova proposta, com mulheres comuns. O questionário foi disponibilizado em duas línguas, on-line e foram respondidos por 133 pessoas no Brasil e 30 nos Estados Unidos. A análise dos dados foi feita por meio de estatísticas descritivas e anovas. Os dados sugerem que as percepções das marcas são opostasentre o Brasil e os Estados Unidos. Por exemplo, o valor humano estimulação, no Brasil, está ligado à marca Dove e, nos EUA, à marca Nivea. Ressalta-se que os valores humanos encontrados para as amostras diferem daqueles encontrados na literatura. As hipóteses explicativas para o fenômeno das marcas giram em torno do nível informativo das marcas em cada país e de as subamostras serem atípicas aos países.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2013-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4160Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 5, N. 2, JUL./DEZ., 2012; 204-2361981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4160/2536Martins, Rodrigo MendonçaPérez-Nebra, Amalia Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:51:04Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4160Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:51:04Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Como a cultura influencia a escolha de uma propaganda? Um teste transcultural
title Como a cultura influencia a escolha de uma propaganda? Um teste transcultural
spellingShingle Como a cultura influencia a escolha de uma propaganda? Um teste transcultural
Martins, Rodrigo Mendonça
title_short Como a cultura influencia a escolha de uma propaganda? Um teste transcultural
title_full Como a cultura influencia a escolha de uma propaganda? Um teste transcultural
title_fullStr Como a cultura influencia a escolha de uma propaganda? Um teste transcultural
title_full_unstemmed Como a cultura influencia a escolha de uma propaganda? Um teste transcultural
title_sort Como a cultura influencia a escolha de uma propaganda? Um teste transcultural
author Martins, Rodrigo Mendonça
author_facet Martins, Rodrigo Mendonça
Pérez-Nebra, Amalia Raquel
author_role author
author2 Pérez-Nebra, Amalia Raquel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Rodrigo Mendonça
Pérez-Nebra, Amalia Raquel
description A presente pesquisa tem como propósito descrever a diferença entre os tipos motivacionais de valores de brasileiros e estadunidenses na avaliação de propagandas de produtos estéticos. Procura-se analisar qual peça e marca são preferidas pelo respondente e sua relação com valores humanos. As peças escolhidas foram da marca Nivea, que tem uma proposta antiga, usando modelos bonitas, e a peça da Dove, usando uma nova proposta, com mulheres comuns. O questionário foi disponibilizado em duas línguas, on-line e foram respondidos por 133 pessoas no Brasil e 30 nos Estados Unidos. A análise dos dados foi feita por meio de estatísticas descritivas e anovas. Os dados sugerem que as percepções das marcas são opostasentre o Brasil e os Estados Unidos. Por exemplo, o valor humano estimulação, no Brasil, está ligado à marca Dove e, nos EUA, à marca Nivea. Ressalta-se que os valores humanos encontrados para as amostras diferem daqueles encontrados na literatura. As hipóteses explicativas para o fenômeno das marcas giram em torno do nível informativo das marcas em cada país e de as subamostras serem atípicas aos países.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4160
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4160/2536
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 5, N. 2, JUL./DEZ., 2012; 204-236
1981-2132
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1799304105535995904