A DINÂMICA DO VOLEIBOL SOB AS LENTES DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ: UMA ANÁLISE PRAXIOLÓGICA DO LEVANTAMENTO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/134 |
Resumo: | O objetivo desse ensaio foi realizar uma análise praxiológica do levantamento, de modo a apontar seus desdobramentos na dinâmica do Voleibol, ao considerar como ponto de partida o alicerce teórico da Praxiologia Motriz. A pesquisa, teórica e explicativa, desenvolveu-se pela utilização do Sistema de Classificação e dos Universais, ferramentas de análise das práticas motrizes, as quais configuram a pesquisa como uma modelização. O Sistema de Classificação considera as relações do sujeito com os demais jogadores e com o espaço, ao passo que os Universais se constituem por sete modelos operativos que substanciam e evidenciam a lógica interna dos jogos e dos esportes. Como principais resultados, percebeu-se que o levantamento apresenta maior número de interações motrizes quando comparado aos demais momentos do jogo de Voleibol, além de não apresentar predominância de nenhum tipo de interação. Evidenciou-se que, mesmo que a conquista de pontos esteja atrelada à oposição, a eminência da cooperação para a organização ofensiva mostra-se cabal na lógica interna do Voleibol, o que remete a relevância do levantamento na construção ofensiva. Também foi possível burilar as diferentes possibilidades de ação do levantador a partir dos papeis assumidos por ele nos principais sistemas de jogo do Voleibol. Por fim, constatou-se a necessidade do levantador conhecer a linguagem do jogo, ao passo que suas tomadas de decisão serão baseadas nas constantes leituras de jogo. A partir disso, torna-se necessário a apropriação de um método de ensino que possibilite a inserção desses conceitos no processo de ensino/aprendizagem, assim como se preocupe em ensinar para a compreensão do jogo e para seu entendimento articulado em diferentes esferas sociais, caracterizando o papel da Educação Física na formação cidadã, por meio do movimento humano. |
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A DINÂMICA DO VOLEIBOL SOB AS LENTES DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ: UMA ANÁLISE PRAXIOLÓGICA DO LEVANTAMENTOPraxiologia Motriz Esporte Voleibol LevantamentoO objetivo desse ensaio foi realizar uma análise praxiológica do levantamento, de modo a apontar seus desdobramentos na dinâmica do Voleibol, ao considerar como ponto de partida o alicerce teórico da Praxiologia Motriz. A pesquisa, teórica e explicativa, desenvolveu-se pela utilização do Sistema de Classificação e dos Universais, ferramentas de análise das práticas motrizes, as quais configuram a pesquisa como uma modelização. O Sistema de Classificação considera as relações do sujeito com os demais jogadores e com o espaço, ao passo que os Universais se constituem por sete modelos operativos que substanciam e evidenciam a lógica interna dos jogos e dos esportes. Como principais resultados, percebeu-se que o levantamento apresenta maior número de interações motrizes quando comparado aos demais momentos do jogo de Voleibol, além de não apresentar predominância de nenhum tipo de interação. Evidenciou-se que, mesmo que a conquista de pontos esteja atrelada à oposição, a eminência da cooperação para a organização ofensiva mostra-se cabal na lógica interna do Voleibol, o que remete a relevância do levantamento na construção ofensiva. Também foi possível burilar as diferentes possibilidades de ação do levantador a partir dos papeis assumidos por ele nos principais sistemas de jogo do Voleibol. Por fim, constatou-se a necessidade do levantador conhecer a linguagem do jogo, ao passo que suas tomadas de decisão serão baseadas nas constantes leituras de jogo. A partir disso, torna-se necessário a apropriação de um método de ensino que possibilite a inserção desses conceitos no processo de ensino/aprendizagem, assim como se preocupe em ensinar para a compreensão do jogo e para seu entendimento articulado em diferentes esferas sociais, caracterizando o papel da Educação Física na formação cidadã, por meio do movimento humano.Universidade Católica de Brasília2017-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto nao Avaliado por ParesPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13410.31501/rbcm.v25i3.7575Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 25 n. 3 (2017); 1490103-171610.31501/rbcm.v25i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/134/5357https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/134/9660https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/134/9661Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFagundes, Felipe MenezesRibas, João Francisco Magno2021-10-22T10:54:23Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7575Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2021-10-22T10:54:23Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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